Xiaomi lança a 1ª TV transparente do mundo, a Mi TV LUX OLED Transparent Edition

Mi TV LUX OLED Transparent Edition capa
Em comemoração aos 10 anos da marca, Xiaomi apresenta a primeira smart TV transparente com ,produção em massa do mercado, que será vendida exclusivamente na China
Anúncio
Xiaomi lança a 1ª TV transparente do mundo, a Mi TV LUX OLED Transparent Edition

Como parte das comemorações de 10 anos de fundação da Xiaomi, a marca chinesa está preparando alguns lançamentos especiais, e um desses produtos foi revelado pela companhia no início desta semana: uma smart TV transparente.

O grande diferencial da Mi TV LUX OLED Transparent Edition para qualquer outro televisor do mercado é o fato da nova smart TV da Xiaomi ter uma tela totalmente transparente, o que permite que seja possível enxergar tudo o que está atrás dela como se você estivesse não em frente a uma TV, mas a uma janela.

Como funciona a TV transparente da Xiaomi

Isto é possível por conta de dois fatores: o primeiro deles é a forma como o aparelho é montado. Ao invés de colocar todos os circuitos eletrônicos atrás da tela — como é comum em qualquer televisor — o Mi TV LUX OLED Transparent Edition transferiu todos esses circuitos para a base do aparelho, o que permitiu desenvolver um produto sem nenhuma “placa” ou qualquer outro componente apoiado na tela.

Mas somente isso não era o suficiente para criar o efeito desejado — afinal, qualquer tela padrão fica “preta” quando está desligada, e não transparente. Isto foi resolvido com a utilização da tecnologia de tela TOLED (sigla para Transparent OLED, ou OLED transparente em português).

Ao contrário das telas de OLED tradicionais, que utilizam uma camada reflexiva de cátodos na parte externa (que é basicamente o que te impede de ver os leds que existem dentro da tela), a TOLED usa materiais transparentes em todas as suas camadas. Isto é possível porque, como os leds que formam os pixel da tela possuem iluminação própria (ou seja, não necessitam de uma fonte externa de luz como nas telas LCD), é possível criar este efeito de tela transparente sem impactar muito a qualidade das imagens.

Como é assistir TV em uma tela transparente?

Mi TV LUX OLED Transparent Edition
Na Mi TV LUX OLED Transparent Edition será possível assistir TV ao mesmo tempo que se enxerga o que está atrás da tela (Imagem: Xiaomi)

Apesar de revelar seu mais novo produto como algo bem diferente de tudo o que já vimos no mercado, a Xiaomi não mostrou ainda como é a TV transparente funcionando, e todas as imagens divulgadas são fotos promocionais que podem não condizer exatamente com o funcionamento real do aparelho.

Neste momento, a forma mais segura é de ver como a nova smart TV da Xiaomi irá funcionar é recorrendo a aparelhos semelhantes de outras empresa, e podemos encontrar algo bem parecido na LG, que em 2019 apresentou no evento Integrated System Europe (ISE) o uso de uma tela transparente para propósitos de sinalização.

O equipamento da LG aproveitava a transparência da tela para criar uma espécie de “vitrine inteligente”, que mostrava informações de um produto ao mesmo tempo que não atrapalhava a visualização do mesmo. É possível ver que, neste tipo de tela, as imagens parecem estar “em suspensão”, criando um efeito quase 3D para quem está assistindo.

Ao mesmo tempo, é possível que as partes da tela que não estão sendo usadas para mostrar uma imagem não sejam tão transparentes quanto o marketing sugere, já que é possível notar no equipamento da LG um leve escurecimento do objeto atrás da tela, quase como se estivéssemos vendo ele pela janela de um automóvel com película solar. Claro, é possível que a Xiaomi tenha melhorado essa tecnologia e conseguido deixar ela totalmente transparente, mas ainda não dá para cravar isso sem imagens da TV transparente em operação.

Além de transparente, a tela da Mi TV LUX OLED Transparent Edition tem 55 polegadas, uma taxa de atualização de 120 Hz, tempo de resposta de 1 ms, taxa de contraste de 150,000:1 e um perfil de cores DCI-P3 de 93%. As vendas do aparelho se iniciam no dia 16 de agosto e apenas na China, onde ele poderá ser adquirido por RMB 49.999 (cerca de US$ 7200).

Fonte: Xiaomi

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter