YouTube inaugura seção “Aprender”, voltada para conteúdos educacionais

YouTube inaugura seção "Aprender", voltada para conteúdos educacionais
Disponível no site e no app, a seção Aprender agrega conteúdos educacionais diversos para usuários que buscam conhecimento

Nesta quarta-feira (15) o YouTube está lançando oficialmente a seção “Aprender”, um hub que agrega conteúdos educacionais dos mais diferentes assuntos para que os usuários possam aprofundar seus estudos.

Nesta seção será possível encontrar playlists sobre biologia, educação financeira, conteúdo DIY (sigla em inglês para Do It Yourself, ou “faça você mesmo” na tradução em português) e diversos outros temas curados a fim de despertar a curiosidade e ajudar as pessoas a aprenderem algo novo.

Com conteúdos renovados periodicamente para garantir que estão sempre atuais, os itens da seção Aprender do YouTube serão escolhidos com o uso de filtros desenvolvidos por algoritmos e seleção humana. A seção também apresentará algumas playlists com conteúdo escolhido por parceiros do YouTube, como a Fundação Lemann (que já é responsável pela curadoria dos conteúdos no canal YouTube EDU).

youtube aprender
Nova seção “Aprender” pode ser encontrado no menu esquerdo do YouTube

A seção Aprender do YouTube já existe há algum tempo nas versões em inglês, italiano, francês, coreano, espanhol e japonês, e chega agora no Brasil com a primeira versão em português da iniciativa.

De acordo com Clarissa Orberg, gerente de parcerias estratégicas do YouTube para a educação, o principal objetivo da seção Aprender do YouTube é apresentar os usuários a criadores de conteúdo que compartilham conhecimentos em suas áreas de especialidade, desde conteúdos mais acadêmicos (como matemática, física e gramática) até assuntos ligados à carreira e ao desenvolvimento pessoal, para que estes possam descobrir mais fácil seus interesses e aprofundá-los com maior facilidade.

YouTube e educação

A relação do YouTube com conteúdos educacionais não é algo novo, e desde 2013 o site oferece o YouTube EDU, uma network desenvolvida em parceria com a Fundação Lemann que oferece conteúdos guiados pela Base Nacional Curricular e curados pela fundação. Nestes sete anos de existência, o YouTube EDU avaliou e fechou parceria com mais de 450 canais brasileiros de conteúdo educacional, que juntos superam os 70 milhões de inscritos.

youtube aprender
No aplicativo, a seção Aprender pode ser encontrada dentro da guia “Explorar”

Este tipo de material educacional sempre teve bastante procura na plataforma: em uma pesquisa efetuado em 2018, 9 em cada 10 brasileiros afirmaram que acessam o YouTube à procura de conhecimento, como aprender pequenos consertos para a casa (93%), desenvolver habilidades profissionais (87%) ou à procura de dicas para a prática de esportes (73%). E, em 2019, mais de 20 milhões de usuários acessaram vídeos disponíveis no YouTube EDU para se prepararem para a prova do ENEM.

E esta procura por conteúdos educacionais só aumentou com a pandemia de COVID-19: desde março deste ano, a média de visualizações de vídeos que possuem “ensino em casa” no título aumentou em 120%. Além disso, houve um aumento de 65% nas buscas por “receitas fáceis”, principalmente em formas de se fazer pudins ou assar pão. Também houve um enorme aumento na procura por vídeos que ensinam a preparar máscaras caseiras para se proteger do novo coronavírus, e conteúdos deste tipo já passaram das 130 milhões de visualizações neste período. 

youtube aprender
Na seção “Aprender” é possível encontrar conteúdos que dialogam com o mundo real, como vídeos explicando o que é um vírus, como economizar num período de pandemia ou que dialogam com a questão racial

O que também aumentou foi a procura por vídeos do tipo “estude comigo” (um formato em que pessoas deixam a câmera ligada enquanto resolvem exercícios acadêmicos e vão explicando o passo a passo do que estão fazendo). Desde 15 de março deste ano, a visualização de vídeos deste tipo cresceu 85% em relação ao restante do ano, deixando claro que o YouTube tem sido uma boa opção para aqueles que estão com dúvidas acadêmicas neste período.

A sessão Aprender do YouTube pode ser encontrada acessando o endereço direto do hub em youtube.com/learning; através do menu lateral esquerdo do site do YouTube, na seção “Mais do YouTube” (na versão do site para navegadores); ou tocando no botão “Aprender” disponível na guia “Explorar” do app do YouTube para dispositivos móveis.

Fonte: YouTube

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter