Esqueça o Windows 10, o Windows 20 é o sistema operacional da Microsoft que precisamos!

Windows 20 concept
Inspirado em dispositivos móveis, conceito criado para uma nova versão do Windows traz design minimalista
Anúncio
Esqueça o Windows 10, o Windows 20 é o sistema operacional da Microsoft que precisamos!

Cinco anos após seu lançamento oficial, o Windows 10 é o sistema operacional mais usado do mundo pelos donos de computadores e notebooks – posição que ocupa desde fevereiro de 2018. Mas, mesmo com atualizações regulares, o software ainda é muitas vezes mais lembrado pelos usuários por seus problemas do que pelas possibilidade de uso que proporciona, e um sonho de muitos usuários é que o programa da Microsoft fosse bem diferente do que realmente é.

Mas enquanto a atualização de maio esperada para o sistema operacional não é disponibilizada pela Microsoft, o YouTuber Kamer Kaan Avdan publicou no último domingo (19) um vídeo onde ele mostra o conceito de um “Windows 20” – um novo design de sistema operacional criado por ele com base no Windows 10.

Avdan é conhecido pela criação deste tipo de conceito, e já criou vídeos no mesmo estilo baseados no Windows 95, Windows XP e Windows 7, além de um conceito bem interessante do que seria um Windows desenvolvido pela Apple.

Bem vindo ao Windows 20

windows 20 conceito
Tela inicial do Windows 20 criado por Avdan (Captura: Rafael Rodrigues/Showmetech)

Os projetos de Avdan são todos conceitos de design, então no trabalho dele não há nenhuma menção de quais funções ou ferramentas diferentes o sugerido Windows 20 teria, com o criador focado apenas em definir um estilo visual que combinaria com a ideia deste novo software. Assim, é preciso deixar claro que esse projeto se trata apenas de um exercício de design, e não toca em alguns pontos que são os mais criticados do Windows 10, como segurança e privacidade.

E, como podemos ver no vídeo ao final deste post, Avdan parece ter acertado em cheio em um design bem interessante para este novo Windows, e o resultado final não apenas traz um conceito visual bem diferente do que nos acostumamos a ver nos programas da Microsoft, mas também bem diferente de todos os outros projetos do YouTuber.

A mudança visual já fica muito clara desde a tela inicial, muito mais minimalista e itens mais atrativos do que nos acostumamos a ver no visual dos programas da Microsoft, e que remete ao visual usado em dispositivos móveis.

Uma mudança interessante também é a existência de uma barra de tarefas customizada, onde o usuário pode escolher retirar até mesmo botões que atualmente são obrigatórios no Windows 10, como a barra de pesquisa e o menu Iniciar. Além disso, também é possível escolher se os menus da barra serão centralizados ou alinhado à esquerda, permitindo assim que os usuários tenham maior controle sobre o tipo de organização que preferem.

windows 20 conceito
Barra de tarefas totalmente customizável é uma das mudanças sugeridas por Avdan em seu conceito do que seria o Windows 20 (Captura: Rafael Rodrigues/Showmetech)

Outra mudança bem interessante é a introdução de interatividade nas tiles (sem tradução oficial da Microsoft, mas que usada sem contexto pode ser traduzido como “telhas” ou “azulejos”) do Menu Iniciar do Windows. O projeto de Avdan para acaba com as Live Tiles (algo que a próxima atualização do Windows 10 já deverá fazer) mas não torna o recurso apenas em botões simples, permitindo que o usuário tenha acesso a algumas opções mais usadas do aplicativo (como, por exemplo, escrever um novo e-mail caso seja uma tile do Outlook) ao parar com o cursor do mouse sobre esta tile, permitindo que o programa já abra executando esta função.

O conceito também traz um novo Explorador de Arquivos com a opção de abas de navegação igual às presentes em navegadores como o Chrome e o Edge, tornando assim muito mais fácil procurar diferentes arquivos e acessar diferentes pastas ao mesmo tempo.

windows 20 conceito
O Explorador de Arquivos com tabs é uma ideia que a Microsoft deveria pensar com carinho em implementar nos Windows do futuro (Captura: Rafael Rodrigues/Showmetech)

Também vemos um novo design para o menu de configurações, que se torna muita mais simples de navegar. Ao invés de esconder as opções de configuração em submenus que em muitas vezes dificultam encontrar a opção desejada, todas as configurações ficam listadas em uma única tela, deixando muito mais fácil encontrar a opção correta naqueles momentos que você sabe que uma configuração específica existe no Windows mas você não faz ideia de qual é o nome que a Microsoft deu pra ela ou para qual submenu ela foi designada.

O conceito também apresenta outras mudanças interessantes, como dois diferentes tipos de modo escuro (com diferentes tonalidades), um redesenho da Central de Ações do Windows e a adição de um Modo Tablet, o que facilitaria muito a vida daquelas pessoas que possuem notebooks que podem ser transformados em tablets.

windows 20 conceito
Windows 20 atenderia às necessidades dos usuários oferecendo duas diferentes opções de modo escuro (Captura: Rafael Rodrigues/Showmetech)

Claro, todo o projeto de Avdan é apenas um conceito criado por usuário que não tem nenhuma relação com a Microsoft, então não podemos esperar que essas mudanças deverão aparecer no próximo sistema operacional da empresa. Mas, se ela estiver procurando por ideias de como melhorar o próximo Windows, o vídeo do YouTuber mostra algumas que são muito boas. Se você ficou curioso para saber mais sobre esse conceito, o vídeo completo pode ser visto no canal de Avdan no YouTube.

Fonte: Canal Avdan, no YouTube

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

7 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter