Connect with us
monitor-de-batimentos-cardiacos

Android

10 recursos incríveis da nova geração de smartphones Android

Listamos os recursos mais legais presentes na nova geração de Androids. Veja.

10 recursos incríveis da nova geração de smartphones Android

Uma das maiores vantagens do sistema Android é pluralidade de empresas e cabeças que pensam em como smartphones e tablets podem aproveitar todo o potencial dele. Tanto o Google, criador do sistema, quanto as empresas fabricantes, propõem modificações e novidades que testam os limites do esses gadgets podem fazer. Pensando nisso, listamos os recursos mais legais presentes na nova geração de Androids. Veja abaixo:

Carregamento ultra-rápido (Samsung Galaxy S6, Motorola Moto Maxx, Nexus 6):

quick-charger
Umas das tecnologias mais úteis que surgiram no ano passado é o Quick Charge (carregamento ultra-rápido). Na maioria dos smartphones que utilizam desse recurso (modelos com os novos chips da Qualcomm), 30 minutos de carga conseguem recuperar 50% da capacidade da bateria. É extremamente útil naquelas situações de aperto, quando você tem pouco tempo para recarregar o celular mas precisará dele pelas próximas horas.

Sensor de batimentos cardíacos (Samsung Galaxy Note 4, Galaxy S6/S6 Edge):

monitor-de-batimentos-cardiacos
Os sensores envolvidos com monitoramento de saúde são tendências inegáveis. A Samsung é uma das empresas que está apostando no segmento fitness e incluiu no Galaxy S6 e no Note 4 o sensor de batimentos cardíacos. Com o aplicativo S Health, ficam registrados vários dados como frequência cardíaca e atividades físicas. Pulseiras e relógios inteligentes são outros dispositivos que estão aproveitando desses sensores, para fornecer dados sobre a saúde dos usuários.

Controles Remotos (Samsung, HTC, Sony e LG):

controle-remoto-smartphone
Pouca gente sabe, mas vários dispositivos da Samsung, HTC, Sony e LG podem ser utilizados como controles remotos em TVs, set-top boxes e mini systens compatíveis. Os smartphones que possuem sensores infravermelho, normalmente são capazes de identificar esses dispositivos, permitindo inclusive que você tenha configurações diferentes para cada espaço da sua casa (TV & home theater da sala, TV do quarto, etc), tornando seu celular num controle remoto universal.

Botão da morte, ou “Device Protection” (Android Lollipop 5.1):

kill-switch
O Google tem se preocupado em tornar o Android protegido em relação aos roubos e furtos. A Apple já provou que o bloqueio através do iCloud funciona: de acordo com estatísticas liberadas pela polícia de São Francisco, nos EUA, o número de roubos de iPhones caiu 38% desde o lançamento da função.

Com a chegada do Android Lollipop 5.1, o Android Device Manager terá um recurso semelhante. Quando o usuário for roubado ele poderá ativar remotamente o “Device Protection” e então o smartphone será restaurado para os padrões de fábrica, além de requisitar o login a senha da conta Google cadastrada no celular para que seja possível utilizá-lo novamente.

Tela curvada nas bordas (Samsung Galaxy S6 Edge):

galaxy-s6-edge-s6-samsung-720x540
Em 2014 a Samsung lançou o Galaxy Note Edge, com apenas uma das bordas com tela curvada. A companhia viu potencial na ideia e nesse ano lançou o Galaxy S6 Edge, que possui a tela curvada dos dois lados. Para alguns usuários, é uma futilidade, mas é verdade que há alguns usos interessantes para a novidade. A parte curvada pode ser utilizada para ter acesso aos seus contatos favoritos, identificar chamadas pelas cores pré-definidas desses contatos, além de stream de informações como notícias, previsão do tempo, relógio e alarmes.

Outro ponto positivo nesse aspecto é o início da produção e popularização de telas flexíveis, que podem abrir muitas possibilidades para os próximos anos.

 

Knock Code (LG):

knockcode
Tecnologia exclusiva da LG (mas portada para alguns modelos Android através de sistemas customizados), o Knock Code permite desbloquear a tela de forma rápida e segura, utilizando mais de 86 mil de combinações. Basta tocar em diferentes locais da tela com as sequências pré definidas para que a tela já ligue desbloqueada. A função utiliza uma grade invisível, ao contrário de outros tipos de códigos que temos no Android. A tela pode ser desligada dando dois toques em qualquer parte.

A HTC também possui controles por gestos no One (M8) e One (M9). Deslizando o dedo sobre a tela desligada é possível iniciar algum aplicativo específico. Com um toque duplo, a tela é ativada.

 

Ativação rápida da câmera (HTC One M9, Huawei P8, Moto X e outros):

quick-capture
O HTC One M9 permite que você ative a câmera apenas colocando o celular em modo paisagem e depois apertando o botão de abaixar o volume. No Huawei P8 basta apertar o botão de volume duas vezes para que a câmera seja ativada e a imagem capturada no mesmo instante. A Motorola também investiu nesse tipo de recurso, bastando agitar o celular para que a câmera esteja pronta para as fotos. E a Samsung, recentemente, facilitou o acesso à câmera, permitindo que o usuário incie-a com 2 toques no botão “Home” (com o aparelho bloqueado ou desbloqueado).

 

Notificações melhoradas (Android 5.0 Lollipop):

lollipop-lock-screen
Desde a chegada do Android 5.0 Lollipop as notificações ficaram mais inteligentes e interativas. Você pode verificar as novidades direto da tela de bloqueio, escolhendo abri-las ou ignorá-las ali mesmo.

Essa novidade nem sempre é considerada uma boa mudança. Embora o sistema Android esteja mais e mais aderindo aos cards (cartões com informações e notificações), as notificações que antes eram visualisadas na barra de notificações (em uma linha simples, exigindo que o usuário acesse a barra para ver mais informações), agora se sobrepõem às telas de aplicativos, muitas vezes, atrapalhando o uso do app. Esperamos que isso melhore na próxima versão do Android.

Smart Lock – (Android 5.0 Lollipop):

smart-lock
Uma das novidades mais convenientes do Android 5.0 Lollipop foi o recurso Smart Lock, que permite pular o bloqueio de tela por PIN, padrão ou senha, ao reconhecer algum parâmetro que indique que o dispositivo está com seu dono.

Entre as funções disponíveis estão: os dispositivos confiáveis, que verifica se há um gadget conectado via Bluetooth ou NFC do mesmo dono, para funcionar como validação do desbloqueio; o reconhecimento facial, que libera o acesso ao smartphone após analisar o rosto do usuário; o reconhecimento de um lugar confiável, para seu smartphone permanecer desbloqueado em casa ou no trabalho; a “detecção de corpo”, que mantém seu celular desbloqueado enquanto ele está em suas mãos e bloqueado quando está em cima de uma mesa; e a “voz de confiança”, onde é preciso ligar a tela do celular e falar “Ok, Google” para obter acesso ao sistema. Para ativar o recurso basta acessar Configurações > Segurança > Smart Lock e selecionar as opções.

 

Google Now

google-now
O Google Now tem se tornado uma parte vital do ecossistema Android. O serviço é especialmente útil em smartphones como o Nexus 5, Nexus 6, Moto X e Maxx, onde é possível utilizar diversos recursos por comandos de voz.

O objetivo do serviço é oferecer as informações na hora que o usuário precisa e além de mostrar tempos estimados de viagem para lugares que você costuma ir frequentemente, ele mostra os resultados dos últimos jogos do seu time de coração, recomenda leituras dos sites que você visita, mostra a previsão do tempo, entre outros cartões. Recentemente, ele passou a exibir informações relacionados a aplicativos de terceiros. São mais de 40 aplicativos integrados, entre eles Airbnb, Waze, Pandora, The Guardian, Lyft, Ebay, Waze e Duolingo.

Fonte: AndroidPit.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top