Conecte-se conosco
edge 2

Microsoft

7 motivos para tornar o Edge seu navegador padrão e 2 para não fazer isso

Veja 7 Razões para tornar o Microsoft Edge, novo navegador da Microsoft para o Windows 10 seu navegador padrão e 2 motivos para talvez não.

edge

O novo navegador padrão do Windows 10, já conquistou muita gente. Ele é bonito, moderno e cheio de funções que levam a navegação na internet à outro nível, mas será que ele merece o posto de navegador padrão do sistema? Chrome, Firefox, Safari, Opera e até o Internet Explorer, são concorrentes do novato Edge, mas o navegador espartano é cheio de truques na manga. Veja alguns:

Mais rápido que Chome, Firefox (e Internet Explorer)

Microsoft Edge

O Edge já mostrou em testes de benchmark ser mais rápido Google Chome, Firefox e Internet Explorer, o que, convenhamos, não é muito difícil. Para navegar na internet, ele é definitivamente a melhor opção, para quem está no Windows 10.

Modo de leitura

Modo de leitura Windows 10 (Reprodução/Julian Leno)

Modo de leitura Windows 10 (Reprodução/Julian Leno)

O modo de leitura é uma função trazida do Windows Phone, e é muito bem vinda nos desktops. Com ela é possível ler sem as distrações que os sites oferecem. A experiência é ótima e estimula a leitura, além de estar diretamente ligada com o próximo assunto. E sim, nos outros navegadores é possível fazer isso com uma extensão, mas a presença nativa da função do Edge facilita e incentiva seu uso.

Lista de leitura

Lista de leitura (Reprodução/Julian Leno)

Lista de leitura (Reprodução/Julian Leno)

 

A lista de leitura é uma espécie de barra de favoritos vitaminada. Nela você pode salvar links, artigos e anotações para ler depois. Está sem tempo para ler aquele artigo, mas não quer perdê-lo?! salve-o na lista de leitura.

Apesar de também ser possível com uso de aplicativos, como o pocket, por exemplo, a interface minimalista e fácil manuseio fazem o Edge ganhar pontos.

É um navegador realmente seguro

Seu antecessor, o Internet Explorer era alvo fácil de piadas “bandidos virtuais” e isso deve ter feito a Microsoft ser bem cautelosa com seu novo navegador. O Edge é realmente um ambiente seguro para navegação, e isso se deve a ele ser um app universal do Windows. Ele é um aplicativo que roda em sandbox (caixa de areia, em tradução livre), isto é, ele não tem acesso ao sistema e o sistema não pode acessá-lo, além dessa segregação, uma das principais características de aplicativos em sandbox é não guardar registros ou danos causados a eles, tudo é apagado ao reiniciar o sistema. Funcionando dessa forma, em paralelo com o Windows ele pode garantir total segurança de dados.

É simples de configurar

(Reprodução/Julian Leno)

(Reprodução/Julian Leno)

Esqueça menus de configurações complexos, o Edge foi desenvolvido para que qualquer um consiga configurá-lo sem maiores problemas. Seu menu de configurações é bem simples e intuitivo e pode ser encontrado ao clicar nos três pontinhos () no lado superior direito.

Tem a Cortana integrada

smt-cortana-capa2

O navegador traz em suas entranhas a assistente pessoal mais amada do mundo tech, a Cortana. Infelizmente ela só está disponível em inglês. Mas até o fim do ano a teremos falando em bom Português.

É possível fazer anotações em sites e compartilhar facilmente

(Reprodução/Julian Leno)

(Reprodução/Julian Leno)

O sistema de anotações é talvez a melhor, e mais viciante, funcionalidade do Edge. Sua integração com o OneNote a torna ainda melhor, pois a integração entre plataformas facilita bastante o acesso às anotações, além de poder compartilhar suas anotações com amigos ou salvá-las na lista de leitura.

E por fim, não podiam faltar o pontos negativos…

O Edge ainda não suporta extensões

(Reprodução/Julian Leno)

(Reprodução/Julian Leno)

Se você é um maníaco por extensões, infelizmente, o Edge ainda não é o seu lugar. A Microsoft já confirmou que o navegador suportará extensões, mas ainda não implementou a funcionalidade.

Ele ainda não suporta Whatsapp Web

WhatsApp Web no Edge (Reprodução/Julian Leno)

WhatsApp Web no Edge (Reprodução/Julian Leno)

O WhatsApp Web já se tornou uma ferramenta indispensável para muitos então nem tente usa-lo no Edge com seu iPhone que não vai funcionar.

Leia também nosso Especial sobre Windows 10 e todas as matérias relacionadas.

E ai, vai dar uma chance ao novato? O que está achando dele?

Fonte: TNW

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Microsoft

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top