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Google ajuda Pequenas e Médias empresas a prosperar na Web

Empresa oferece suporte completo para quem quer anunciar a partir de qualquer orçamento, o que tem ajudado pequenos negócios a alavancar suas vendas

Embora conhecessem a área naqual o pai sempre trabalhou, Celso Frederico Jr. e o irmão passaram por dificuldades na gerência de uma empresa especializada em sistemas de drenagem e caixas de correio. Os dois já pensavam em desistir quando descobriram o AdWords, a plataforma de anúncios do Google. “Comecei a investir pequenas quantias e o AdWords salvou meu negócio, atualmente praticamente todos os meus clientes chegam pelo Google“.

Com isso, a empresa, que estava à beira de fechar as portas, hoje cresce vendendo para todo o pais. A Sacheto é apenas uma entre as milhares de micro, pequenas e médias empresas (PMEs) que estão prosperando graças ao uso das ferramentas do Google para divulgar seus produtos e serviços.

A flexibilidade das ferramentas de marketing do Google possibilita que sejam usadas por qualquer um – empresas, pessoas ou instituiçõese a partir de qualquer orçamento, inclusive com alternativas gratuitas.

No Brasil, as PMEs representam 99% do total de empresas, respondem por 60% dos empregos, um terço do PIB, mais da metade do PIB comercial e mais de um terço do PIB dos serviços, mas 43% delas ainda está “fora do mundo online”. Só no ano“ passado surgiram 1,3 milhões de PMEs (3,5 mil por dia!), mas as estatísticas mostram que um terço delas não chegará a completar dois anos. O Google está convencido que uma boa assessoria para entrar no mundo virtual pode melhorar muito o desempenho dessas empresas, reduzindo a alta mortalidade desses, negócios. 

De um lado, o Google atrai internautas com os mais variados interesses e objetivos (aprender, descobrir, encontrar, comprar), o possibilita a plataforma aproveitar um amplo leque de conexões para produzir resultados concretos para as empresas. Por outro lado, oferece uma infraestrutura completa para ajudar esses pequenos negócios a tirar o melhor partido da internet, mesmo no caso dos que têm muito pouca intimidade com o mundo virtual.

Serviços para qualquer empresa

Dentre os mais importantes serviços da empresa, destacam-se o Google AdWords, o Google Meu Negócio e o Google Analytics. Entenda como funciona cada um deles:

 

Google AdWords

O AdWords é uma plataforma completa para anunciantes de qualquer porte. Para usá-la, basta que o empreendedor crie seu anúncio (podendo ter assessoria gratuita do Google para isso); escolha as palavras-chave que exibirão seu anúncio nos resultados das pesquisas no Google; e defina seu orçamento diário.

O anunciante paga apenas quandoto cliente em potencial acessa seu site ou telefona; e pode, a qualquer momento, ajustar o orçamento, alterar o anúncio ou interromper e reiniciar sua exibição. No caso do Google Adwords Express, a lógica é a mesma, mas o anúncio apareçe nas pesquisas por localização.


Google Meu Negócio

Já o Google Meu Negócio (Google My Business, no nome em inglês) , permite que qualquer empresa ou profissional coloque, gratuitamente, algumas informações básicas sobre o seu negócio na pesquisa do Google, no Google Maps e no Google+ para que os clientes a encontrem em qualquer dispositivo. A ferramenta fornece até rotas para os clientes chegarem ao negóciofalém de endereço, horário de funcionamento, telefone e a possibilidade de ligar num click se pesquisa foi feita no smartphone.

No Google Meu Negócio, os clientes também podem expressar satisfação com avaliações e comentários, usar o botão +1 para endossar conteúdos e compartilhar suas postagens com toda a rede por meio do Google+, o que possibilita construir uma base de clientes fiéis.

Google Analytics


Mais sofisticado, embora também accessível a qualquer negócio, o Google Analytics oferece um amplo leque de ferramentas para avaliar vendas, número de acessos à sua publicidade, forma como os internautas estão usando cada página do website da empresa e até a performance do negócio nas redes sociais, entre outras coisas.


Por que entrar na Web?

Dados de pesquisas feitas pelo Google comprovam o potencial da internet para alavancar os pequenos negócios. Entre eles, a empresa lembra que a internet já atinge 120 milhões de brasileiros, sendo que 65% deles já pesquisou ou comprou um produto online e 83% dos usuários de smartphones lança mão de ferramentas de busca para procurar uma loja local.

A Tress Cabelos, loja de Uberlândia especializada em perucas para mulheres negras, aproveitou esse potencial para gastar menos, substituindo a publicidade tradicional por divulgação da empresa através de vídeos no YouTube e anúncios no Google AdWords. Gastando inicialmente em torno de R$ 10 reais por dia em publicidade, em apenas 18 meses, o retorno em clientes representou um crescimento de faturamento mensal de 9 mil reais para 90 mil.

Outros dados relevante do Google indicam que 94% dos consumidores descobriram novos produtos online através de buscas, anúncios ou vídeos; 56% dos consumidores usa as ferramentas de busca para tomar decisões de compra; e 90% dos internautas navegam todos os dias.

Ao todo, essa movimentação representa um mercado de E-commerce nacional que compreende 40 milhões de consumidores, número que não pode ser desconsiderado, especialmente em tempos de crise.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

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