Conecte-se conosco
Xperia-Z5-Premium (1)

Android

Review: Sony Xperia Z5 Premium, o smartphone da tela 4K

Testamos o Sony Xperia Z5 Premium, primeiro smartphone com tela 4K. Veja fotos, os pontos positivos e negativos do aparelho.

Xperia-Z5-Premium (1)
O Xperia Z5 foi o aperfeiçoamento do carro-chefe da Sony. A maior crítica para o modelo, no entanto, foi a falta de inovações. O que a fabricante tinha na manga ficou guardado para o irmão maior da linha: o Xperia Z5 Premium, apresentado na IFA 2015 como o primeiro smartphone com tela 4K do mercado. Passei as últimas semanas usando o aparelho e essas são as minhas impressões.

Layout e Acabamento

O Xperia Z5 Premium não é uma versão aumentada do Xperia Z5. As linhas de design são parecidas, seguindo o padrão adotado pela Sony desde a primeira geração da linha Z; no entanto, o aparelho não carrega as mesmas características no acabamento.

As laterais são de alumínio, mas possuem uma textura muito parecida com plástico. Ao invés da traseira de vidro fosco, a Sony optou por utilizar o vidro espelhado que acumula facilmente marcas de dedos. Na parte frontal, estão a câmera, a marca Sony e o sensor de proximidade, além dos dois alto falantes.
Xperia-Z5-Premium (4)
Na parte superior há apenas o plug para o fone de ouvido, enquanto embaixo há a entrada micro USB. O alto falante e o microfone estão escondidos nas pequenas saídas da parte frontal.

Na parte direita está o botão liga/desliga que abriga o sensor de impressão digital; logo abaixo estão os botões de controle de volume e acesso rápido à câmera. Na parte esquerda, está a bandeja para colocar o chip nanoSIM e o cartão microSD.

O aparelho tem 7,8 mm de espessura e pesa 180 gramas. É um celular mais pesado do que eu estou acostumado e usá-lo com apenas uma mão cansa rapidamente. Além disso, ele é grandalhão, desconfortável de segurar, principalmente no início. As linhas de design quadradas e o excesso de tamanho não ajudam numa pegada ergonômica e firme.

Tela

Xperia-Z5-Premium (3)
A tela é o ponto alto do Xperia Z5 Premium, são 5.5 polegadas e resolução 4K (2160 x 3840 pixels). Porém, na maior parte do tempo você utiliza um display em Full HD (1080 x 1920 pixels). Isso acontece porque a resolução maior só é ativada quando um conteúdo em 4K é exibido. Do contrário, o aparelho se ajusta a resolução menor para melhorar a performance, economizar energia e garantir mais autonomia de bateria.

É uma otimização inteligente da Sony, mas coloca em xeque todo o alarde e a publicidade feita em torno da característica. Não pela otimização em si, mas pela falta de conteúdo 4K, principalmente no Brasil. São poucos os serviços de streaming que oferecem mídia nesse formato, e para piorar, não temos conexão boa o suficiente para consumi-la.

Assisti a alguns vídeos em 4K no aparelho e é inegável que a experiência é incrível. Mas no geral, ainda é limitada. Faz o aparelho esquentar demais e drena a bateria rapidamente. Além disso, as diferenças entre o display do Xperia Z5 Premium e de outros modelos topo de linha, como o Galaxy S6 e o próprio Z5 não é abissal a ponto de justificar o investimento.

Para além da resolução, a tela segue o padrão de qualidade da Sony: cores equilibradas, nitidez e ótima gama de brilho. Reparei, no entanto, que deixar o brilho em níveis abaixo de 50% tornam as cores mais lavadas.

Hardware, velocidade e desempenho

Xperia-Z5-Premium (6)
O aparelho conta com o mesmo hardware do Xperia Z5 e repete a experiência quando se trata de performance. O processador Snapdragon 810, a GPU Adreno 430 combinados com 3 GB de RAM são suficientes para garantir ótimo desempenho, mesmo em tarefas mais pesadas. Tudo no celular funciona bem, mas há um aquecimento expressivo em alguns momentos, principalmente durante o consumo de conteúdos em 4K e jogos.

São 32 GB de armazenamento interno (9 GB ocupados pelo sistema), que podem ser expandidos com cartão microSD de até 200 GB. Inclusive, é bom investir em armazenamento externo se a ideia for gravar e armazenar vídeos em 4K.

O sensor de impressão digital também marca presença, integrado ao botão liga/desliga. É possível cadastrar cinco digitais diferentes que só servirão para desbloquear o aparelho (as funções de autenticação de pagamentos virão apenas com a atualização para o Android 6.0 Marshmallow). O sensor é veloz e sensível e às vezes sensível até demais: diversas vezes não consegui desbloqueá-lo por estar com os dedos um pouco suados.

Sistema

O Xperia Z5 Premium roda o Android 5.1.1 Lollipop (com promessa de atualização para o 6.0 Marshmallow) e carrega a camada de personalização da Sony. A interface é mais limpa e organizada se compararmos com aquelas utilizadas por outras fabricantes. A barra de notificações, por exemplo, se mantém com o visual padrão do Android, assim como outros elementos básicos.

Ao contrário do que vinha sendo feito nos dispositivos da Sony, o aparelho veio cheio de aplicativos pré-instalados. O modelo que testei é vendido em parceria com a Vivo, que também incluiu alguns aplicativos desnecessários. São cerca de 40 apps que já saem da caixa. Felizmente, são fáceis de desinstalar.


Novamente, a fabricante fez um bom trabalho com o áudio. O smartphone conta com uma série de recursos para oferecer uma experiência completa para quem gosta de ouvir música. Há uma otimização automática para fones de ouvido, equalizador, ClearAudio+ e outros detalhes.

O aparelho vem com um pacote interessante para os donos do Playstation 4: dá para jogar direto do celular desde que haja uma boa conexão. Infelizmente não pude testar o recurso, mas não deixa de ser interessante.

Câmera

Xperia-Z5-Premium (9)
O Xperia Z5 Premium possui a mesma câmera de toda a linha Z5. O sensor Exmor RS tem 23 megapixels, autofoco híbrido “super rápido” e lente grande angular de 24 mm.

As fotos em boas condições de iluminação são ótimas, mas de vez em quando apresenta cores mais lavadas do que o esperado. Apesar disso, as partes mais claras não costumam estourar. Em ambientes mais escuros, o aparelho também se mostra competente, com o ruído esperado para cenas noturnas. É, sem dúvidas, uma das melhores câmeras do mercado. Porém, eu não diria que é a melhor, como a Sony defende.

O “pulo do gato” está nas opções manuais oferecidas pelo software. É possível ajustar o ISO, balanço de branco e todos os outros parâmetros. Para os entusiastas de fotografia, é um prato cheio e costuma render fotos bem melhores do que aquelas tiradas no modo automático.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por padrão, as imagens são capturadas com resolução de 8 megapixels, mas há a opção para alterar para os 20MP nos ajustes. Repito o comentário que diz na análise do Xperia Z5: não entendi o porquê dessa sugestão de fábrica.

A gravação em 4K no aparelho é muito mais interessante do que em outros dispositivos que possuem essa capacidade, já que é possível aproveitar melhor o conteúdo. Detalhe: a bateria vai embora muito rápido durante a captura de vídeos em 4K.

A câmera frontal possui 5.1 megapixels com abertura f/2.4. A qualidade fica na média, não surpreende, nem decepciona.

Duração da Bateria

Xperia-Z5-Premium (7)
O Xperia Z5 Premium possui bateria de 3430 mAh. A grande capacidade se traduz em ótima autonomia. Com uso moderado, ele conseguiu aguentar dois dias longe da tomada. Exigindo um pouco mais do aparelho, foi necessário recarregá-lo ao final do dia, mas ainda restava carga para algumas horas. No entanto, consumir e gravar vídeos em 4K fazem com que a bateria vá embora rapidamente.

Preço e disponibilidade

A Sony anunciou o Xperia Z5 Premium no Brasil com o preço sugerido de R$ 4.699. Ele é vendido apenas pela loja oficial da fabricante. Nas Americanas e Submarino, únicas lojas do varejo onde o aparelho está disponível, o preço é o mesmo.

Conclusão

Xperia-Z5-Premium (5)
O Xperia Z5 Premium é um smartphone que está além do seu tempo. E é justamente por isso que ainda não vale a pena comprá-lo, principalmente se a ideia é ter um celular com tela 4K. Não temos conteúdos o bastante nesse formato e a bateria dos aparelhos ainda não estão prontas para tantos pixels.

Outros aspectos que não tornam o Z5 Premium tão atraente quanto seus irmãos menores, são design batido e o descuido com o acabamento; a traseira com vidro fosco e a lateral metálica são muito mais atraentes.

Apesar de oferecer uma boa experiência no software, consistência no desempenho e câmera de alta qualidade, compensa mais investir no Xperia Z5 ou Z5 Compact, que possuem praticamente as mesmas especificações.

Galeria de Imagens

Este slideshow necessita de JavaScript.

Especificações Técnicas

  • Processador: Qualcomm MSM8994 Snapdragon 810 – quad-core de 1.5 GHz Cortex-A53 + quad-core de 2 GHz Cortex-A57;
  • Memória RAM: 3 GB;
  • Tela: IPS LCD de 5.5 polegadas com resolução 4K de 2160 x 3840 pixels (806 ppp) somente durante a reprodução de vídeos 2080p;
  • Câmera: 23 megapixels, f/2.0, autofoco, flash LED;
  • Câmera frontal: 5.1 megapixels, f/2.4;
  • Bateria: 3430 mAh;
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, A-GPS, GLONASS, Bluetooth 4.1, microUSB 2.0, NFC;
  • GPU: Adreno 430;
  • Memória externa: suporte para cartão microSD de até 200 GB;
  • Memória interna: 32 GB;
  • Dimensões: 154.4 x 75.8 x 7.8 mm;
  • Peso: 180 gramas;
  • Sensores: acelerômetro, bússola, giroscópio, infravermelho, proximidade, sensor biométrico para desbloqueio por digitais;
  • Plataforma: Android 5.1.1 Lollipop (com promessa de update para Android 6.0 Marshmallow).

Sony Xperia Z5 Premium

Sony Xperia Z5 Premium
7.8

TELA

9/10

    HARDWARE

    8/10

      DESIGN

      7/10

        SOFTWARE

        8/10

          BATERIA

          8/10

            Pros

            • Ótima câmera
            • Bom desempenho
            • Bateria

            Cons

            • 4K não justifica a compra
            • Preço alto
            • Design sem capricho

            19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

            Comentários

            Mais de Android

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top