Conecte-se conosco
Zenfone-2-layout-traseiro

Android

Review: Zenfone 2 impressiona mesmo!

Review Zenfone 2: Confira o que achamos do aparelho top de linha da ASUS que tem um preço super agressivo, 4 GB de RAM, 32 GB de armazenamento e processador intel Atom.

Zenfone 2 Fenômeno Z

Antes do mercado de smartphones intermediários no Brasil ser revolucionado pela Motorola, com o Moto G, essa categoria tinha aparelhos caros e com configurações pobres e baixo desempenho. Depois dele, a categoria subiu de patamar, com custo médio, alto desempenho e sistema operacional atualizado.

Então a ASUS fez a segunda revolução no mercado brasileiro, com seu Zenfone 5, que se tornou uma ótima opção de smartphone intermediário, com um preço muito acessível. Feito o devido sucesso, ela agora apresenta a segunda geração do aparelho, e dessa vez, a briga é no mercado dos smartphones top de linha, onde figuram Galaxy S6 e iPhone 6, como principais concorrentes.

Zenfone-2-foto

O Zenfone 2 é inegavelmente a melhor opção custo x benefício entre os modelos top, com características inéditas para um aparelho com sua faixa de preço que vai de R$1.299,00 a R$1.499,00. Ele promete um desempenho impressionante, graças a seu processador Intel Atom 64-Bit de 2,3 GHz e absurdos 4GB de RAM. Mas o que falar da bateria e câmera desse aparelho? Veremos agora nesse review se ele realmente se sai bem nessa nova empreitada de ser o novo “flagship killer” no Brasil.

Layout e Acabamento

Zenfone-2-layout-traseiro

A primeira coisa que se nota ao empunhar o Zenfone 2 é que o smartphone possui um design lindo. Ele mantém a mesma linha da geração anterior e exageros à parte, a ASUS fez um aparelho que se destaca de todas as formas. As bordas em torno da tela estão menores, e o aproveitamento de tela agora é de 72%. Mas ainda assim, ele é um aparelho bem grande.

Zenfone-2-detalhe-tela

Robustez é a palavra que o define. Apesar de seu corpo ser todo de plastico, com acabamento em aço escovado, isso não tira seu mérito, ele é um aparelho elegante e passa uma boa impressão.

Sua traseira curvada de 3.9mm de borda facilita a empunhadura, enquanto o acabamento escovado garante que ele não aterrisse no chão mais próximo.

Zenfone-2-detalhe-traseiro

Os botões de volume estão localizados na parte de trás, abaixo da câmera (como nos aparelhos da LG), que possui um flash LED com duas cores, uma quente e uma fria e o alto falante se localiza embaixo. 

Um ponto negativo aqui ficou para o vidro da câmera, que não tem nenhuma proteção e acaba arranhando fácil, então uma capa ou cuidados extras são necessários.

O botão de ligar e desligar o aparelho se encontra em cima junto com a saída para fones de ouvido e um microfone, um lugar inusitado e de difícil acesso, tendo em vista o tamanho do aparelho. O ponto positivo é que ele não é necessário, a não ser para ligar o telefone. Com dois toques na tela o telefone é acionado, assim como nos aparelhos LG, Nokia, etc… então é fácil esquecer que existe um botão ali.

Zenfone-2-detalhe-botao

Não há nenhum botão na lateral, o que é bom, e embaixo está mais um microfone e a entrada USB, que é invertida, tornando a tarefa de plugar o cabo ainda mais chata e o cabo USB do aparelho não tem nenhuma indicação tátil que ajude a “acertar o buraco”.

Zenfone-2-detalhe-usb

Esse USB tinha que ser invertido?

Display

O Zenfone 2 tem uma tela IPS Full HD com resolução de 1920 x 1080 pixels, emoldurada por uma borda mais fina que a do Zenfone 5, mas que ainda não impressiona tanto como a do LG G3 ou Galaxy S6.

Zenfone-2-tela

No sol ele peca em brilho e nitidez, sendo necessário procurar um ângulo ideal para enxergar a tela, porém, em ambientes fechados a tela se sai bem.

O filtro de luz, que deixa a tela com uma tonalidade amarelada, ajuda bem em ambientes pouco iluminados, onde o brilho da tela pode incomodar e auxilia na leitura de textos sem cansar a vista.

Velocidade e desempenho

Essa é a melhor parte do review, onde falar de um aparelho com 4 GB de RAM não vai soar como “apenas um número para ficar à frente da concorrência”. Com um processador Intel Atom 64-Bit de 2,3 GHz e absurdos 4GB de RAM  ele tem um desempenho monstro.

Em quase 30 dias de uso não precisei fechar um único app ou jogo ou vi algum tipo de lag, travamento ou app recarregando. A resposta é praticamente instantânea e é até possível alternar entre jogos como Modern Combat 5 e Dead Trigger 2 (com gráficos no máximo) com fluidez. Entre todos os aparelhos Android que testei, esse foi o que apresentou a melhor multitarefa.

ZenUI, a interface que adiciona muitos recursos e mais apps

A função para usar o smartphone somente com uma mão e gravação de chamadas nativa são muito úteis

A função para usar o smartphone somente com uma mão e gravação de chamadas nativa são muito úteis

A ZenUI, interface personalizada do Android customizada pela ASUS é interessante. Apesar de mudar bastante o que conhecemos como “Android puro”, ela adiciona alguns recursos úteis e ao mesmo tempo simples, mas que fazem a diferença no dia-a-dia. E mesmo com muitas modificações, não deixa a interface lenta e pesada.

Entre os destaques estão a possibilidade de gravar uma ligação apenas selecionando a opção no próprio discador, o filtro de luz, que auxilia na leitura, um atalho de lanterna no menu de ações rápidas, a possibilidade de organizar a lista de apps por ordem alfabética (padrão), pastas inteligentes, que agrupam apps da mesma categoria, mais usados e somente os apps baixados, sendo os mais recentes primeiro.

zenfone-2-barra-de-acoes

Por falar em aplicativos, a ASUS exagerou bastante nos aplicativos pré-instalados, e os bloatwares surgem à todo momento querendo chamar a atenção. Para anotações existe o Do It Later, um papel de parede animado, (que pode ser útil em momentos de solidão sem internet), o antivírus Trend Micro (que podia limpar essa sujeira toda), o Clean Master, que não tem a menor utilidade em um aparelho com 4 GB de RAM, que ainda conta com um limpador de RAM nativo.

zenfone-2-bloatwares-2

Também existem atalhos para alguns joguinhos demo, Omlet Chat e ZenCircle, um Instagram para quem possui um Zenfone e até um app de espelho! Tudo isso passa a impressão de que a interface é bagunçada, mas com alguns minutos dando uma arrumada na casa, o aparelho fica mais agradável.

Para não dizer que estou sendo injusto, preciso citar que a facilidade com que a interface da ZenUI pode ser mudada é louvável. É possível mudar pacote de ícones, fonte do lançador, mudar os efeitos de rolagem ou mudar o tema completamente, através de uma  loja de temas.

zenfone-2-tema-aplicado

Outro truque da ZenUI é o ZenMotion, uma coleção de gestos bem intuitivos que acionam recursos usados com frequência de maneira rápida, para ativar a câmera com a tela desligada, basta desenhar um “C” na tela desligada que a câmera é ativada instantaneamente.

Mais um positivo da interface é que ela é atualizada constantemente, enquanto eu testava o aparelho ele recebeu 3 atualizações do sistema e incontáveis atualizações de aplicativos do sistema como launcher, discador e etc. uma boa estratégia para manter o aparelho sempre atualizado sem precisar de grandes pacotes de atualização.

Câmera (Fotos e vídeos)

Zenfone 2

A câmera principal do Zenfone 2 tem 13 megapixel e 19 modos, que buscam agradar os usuários intermediários, mas podem espantar os mais exigentes. As cores são vibrantes e a resposta aos comandos é rápida. Porém usa-la no modo automático nem sempre pode ser uma boa opção.

Zenfone 2 câmera

Foto feita com o modo Super Resolução

Foto feita com o modo Super Resolução

Sim, essa batata foi de graça

Sim, essa batata foi de graça

Zenfone-2-detalhe-foto-automatico

Essa foi no automático

Em ambientes com bastante iluminação o branco tende a estourar e a melhor opção é escolher o modo HDR para salvar as fotos.

Zenfone-2-comparacao-HDR-2

Zenfone-2-comparacao-HDR

A noite a câmera já não tem um desempenho exemplar, como nessa imagem em um ambiente sem luz:

Zenfone-2-foto-sem-luz

Zenfone-2-detalhe-HDR

Com um pouco de tratamento, as imagens podem ficar muito boas

Com um pouco de tratamento, as imagens podem ficar muito boas

Zenfone-2-detalhe-HDR-2

A câmera frontal do aparelho é excelente, reforçando a ideia de que ele foi projetado para um publico mais popular, que ama uma selfie.

#deontem 😆 #foradilma #forapt na praça Portugal w/ 50 mil pessoas e a @fabrinamarques 😁 😘 😋

A photo posted by Julian Leno (@julianleno) on

Por possui 19 modos de fotografia, a câmera do aparelho merece um post separado. Mas o veredito é que a câmera dele foi feita para fotógrafos casuais e quem é mais exigente pode se decepcionar.

Duração da Bateria e conectividade

waze

O aparelho possui uma bateria de 3.000 mAh, selada, não permitindo o uso de uma bateria reserva. O desempenho do aparelho não é absurdo, nem ruim, é bom. Eu consegui sair de casa com o aparelho com 100% de carga, usei Waze por 2 hora, atualizei as redes sociais, troquei mensagens por WhatsApp e ainda consegui chegar em casa com pelo menos 10% da bateria. Então para um usuário de perfil médio, o aparelho pode render de 8 a 12 horas de uso ou mais.

Em contrapartida, graças a tecnologia batizada pela ASUS de BoostMaster, que garante ao aparelho elevar a carga da bateria de 0 a 60% em aproximadamente 40 minutos (e realmente não é conversa de vendedor), é mais difícil passar sufoco com o Zenfone 2. Os modos de bateria e a automação que permite ativar a ultra-economia em um horário marcado também ajudam bastante a poupar a carga.

zenfone-2-bateria

Na parte de conectividade o aparelho possui slot para dois chips, sendo que apenas um pode usar o 4G/3G/2G, o segundo chip fica limitado ao 2G, diferente do Redmi 2, da Xiaomi, que é Dual chip 4G. Ele também possui NFC, Bluetooth 4.0, mas não possui infravermelho. O WiFi tem suporte à categoria mais moderna,  o WiFi ac e LTE CAT 4.

Preço e disponibilidade

O Zenfone 2 será totalmente fabricado no Brasil, em versões com 2 ou 4 GB de RAM e 16 ou 32 GB de armazenamento. A versão com 4 GB e 16 GB custa R$1.299,00 e a versão com 4 GB e 32 GB pode ser comprada por R$1.499,00 e já estão à venda nas Americanas e Kabum com desconto no boleto.

Conclusão

Apesar dos pontos negativos, é difícil não recomendar um smartphone com desempenho exemplar, que custa apenas R$1.499,00 em um mercado com aparelhos que passam fácil dos R$3.000,00. Vai ser difícil para a concorrência continuar competitiva sem baixar os preços. A ASUS, diferente da Motorola, continua ousada e agressiva em seus preços e assim espera conseguir um lugar de destaque no mercado brasileiro.

Galeria de Imagens

Especificações Técnicas

ASUS Zenfone 2 (ZE551ML)
CPU Intel Atom Z3580, Quad Core e 64-bit
GPU  PowerVR Series 6 G6430 com suporte a OpenGL 3.0
Tela  5.5” LED backlit IPS, com resolução de 1920x 1080 pixels. Protegida por Gorilla Glass 3 e com revestimento que reduz as marcas de dedos
Memória  2GB / 4GB LPDDR3
Câmera  Traseira com 13MP, frontal com 5MP, lente f/2.0
Armazenamento  16/32GB
SIM Cards  Micro-SIM Dual Active
Micro-SD  Suporta cartões de até 64 GB
USB  Micro USB
Wireless  WiFi 802.11a/b/g/n/ac com WiFi Direct e NFC
Bluetooth  4.0 Low Energy
Frequências suportadas  FDD LTE 1/2/3/4/5/7/8/9/177/18/19/20/28/29, TDD LTE 38/39/40/41, WCDMA 850/900/1900, TD-SCDMA 1900/2100, EDGE/GPRS/GSM 850/900/1800/1900.
Velocidades de Transferência  UMTS HSPA+, UMTS DC-HSPA+, LTE CAT 4
Localização  GPS, A-GPS, e GLONASS
Bateria  Lítio-Polímero de 3000mAh com carregamento rápido graças à tecnologia BoostMaster.
Cores  Prata / Preto / Vermelho / Dourado
Dimensões  152,5 x 77,2 x 10,9 ~ 3,9mm
Peso  170 gramas
Preço a partir de R$1.299,00 até R$1.499,00

Zenfone 2

De a 1.299,001.499,00
Zenfone 2
8

TELA

8/10

    HARDWARE

    10/10

      DESIGN

      7/10

        CÂMERA

        8/10

          BATERIA

          8/10

            Pros

            • Bateria carrega ultrarrápido
            • Desempenho excede as espectativas
            • Design muito bonito e chamativo
            • Vários modos de câmera
            • Excelentes recursos de software

            Cons

            • Tela com pouco brilho e contraste
            • Aparelho gigante e com péssima ergonomia
            • O botão liga/desliga em péssimo lugar
            • Bateria poderia ter mais capacidade

            Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

            Comentários

            Mais de Android

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top