Conecte-se conosco
Smartwatches facilitam a vida

GADGETS

Smartwatches facilitam a vida no escritório e até no ônibus

Como os relógios inteligentes podem ajudar a rotina das pessoas. Em algumas cidades, os smartwatches servirão até para o pagamento da tarifa de ônibus.

Smartwatches facilitam a vida

Discretos, chamativos, clássicos, modernos… os relógios de pulso são um acessório indispensável pra muita gente. Os modelos tradicionais ganharam o reforço de uma nova categoria – os smartwatches, ou relógios inteligentes, que agregam uma série de funcionalidades que vão muito além de data e hora. Com eles é possível ler emails, navegar na internet, ouvir música, tirar fotos e até fazer e receber chamadas.

Nos últimos meses, nós do Showmetech falamos de diversos modelos como o Samsung Galaxy Gear, o Sony Smartwatch 2, o Peeble e mais recentemente do Locke, um relógio inteligente produzido por uma empresa brasileira que tem como grande vantagem o fato de não precisar de um smartphone ou tablet para sincronização dos dados. O aparelho que será lançado no ano que vem foi projetado para receber um chip comum de qualquer operadora de telefonia.

Blogueiro Kadu Dantas com o Smartwatch 2 da Sony

Blogueiro Kadu Dantas com o Smartwatch 2 da Sony / reprodução

O blogueiro de moda Kadu Dantas começou a testar um smartwatch há algumas semanas e conta que o aparelho é muito útil em reuniões. “Fica chato você ficar toda hora mexendo no celular. Com o relógio, posso checar as mensagens e ver quem está ligando. Como fico sempre ligado nas redes sociais, facilita muito”, afirma o blogueiro.

Os relógios inteligentes também podem facilitar a vida de quem anda de ônibus. Em São Paulo, Recife e Ribeirão preto já começaram os testes com um modelo que serve para pagar a tarifa.

Nós testamos o relógio em um ônibus na capital paulista. O segurança Abraão Monteiro que estava sentado logo depois da catraca gostou da novidade: “Parece muito prático e simples”.

Relógio com sistema para pagamento da tarifa de ônibus da Rede Ponto Certo

Relógio com sistema para pagamento da tarifa de ônibus / reprodução

As primeiras 5000 unidades do relógio começam a ser vendidas em janeiro por um preço sugerido de R$ 230. O watch2pay pode ser utilizado da mesma maneira que o Bilhete Único e recarregado em qualquer ponto da Rede Ponto Certo na capital paulista, além de outras redes credenciadas.

“Este dispositivo pode no futuro comportar outras carteiras do interesse da Prefeitura, voltados para os usuários do sistema, pois conta, por exemplo, com aprovação mundial para uso também como cartão de débito. É usado ainda para entrada em estádios de futebol, grandes eventos etc”, diz Nelson Martins, presidente da empresa.

Turquia, Inglaterra, Rússia e Polônia já adotaram o relógio inteligente como meio de pagamento. Nestes países, o relógio utiliza chips Mastercard PayPass integrado com a função transporte.

Comparação do smartwatch Locke com um relógio tradicional

Comparação do smartwatch Locke com um relógio tradicional

Ainda em 2014, a primeira indústria brasileira de relógios, fundada em 1969, vai disponibilizar o Locke, um relógio inteligente que funciona independente do celular ou tablet.

“Tenho certeza que este tipo de relógio vai ser responsável por um aumento das vendas. Hoje o comércio de relógios movimenta 12 milhões de unidades por ano no Brasil”, diz Abir Magid, gerente de marketing da fabricante.

Confira a reportagem sobre os smartwatches exibida pelo Jornal da Band!

 

Será que a moda vai pegar? O que você dos smartwatches? Deixe sua mensagem!

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top