Conecte-se conosco
csm_win10__win8__and_win7_in_parallels_desktop_12_e0b5003ec0

MacBooks & iMacs

Tenha o Windows sempre à mão no macOS com o Parallels Desktop

Uma ótima maneira de utilizar o Windows em computadores Apple é através de programas que virtualizam sistemas operacionais, entre eles o Parallels Desktop, que lançou sua 12ª edição recentemente.

02-parallels_12_instalacao

Grande parte dos usuários de computadores Apple já se depararam com essa situação: a necessidade de utilizar Windows. Qualquer que seja o motivo (questões de trabalho, software proprietário, sistemas governamentais, entre outros), o fato é que quando o usuário se depara com essa necessidade, na maioria das vezes não sabe como proceder.

Existem diversas opções no mercado para remediar essa situação. O Bootcamp, solução nativa da Apple para instalação do Windows como segundo sistema operacional, é uma das opções mais conhecidas e até a pouco tempo atrás, com certeza uma das mais adotadas. Porém atualmente existe um grande impeditivo nesta opção: espaço disponível em disco. Como a maioria dos computadores Apple vem agora com SSD – sendo o tamanho de 128gb o mais básico e utilizado – essa opção deixa de ser viável, já que o Bootcamp necessita alocar fixamente um espaço em disco que muitas vezes o usuário não pode abrir mão. Nessa hora, a opção de virtualização aparece, já que este espaço pode ser customizado, inclusive dinamicamente, de acordo com o espaço utilizado dentro do sistema virtualizado.

Entre as várias ferramentas disponíveis no mercado, o Parallels Desktop, da Parallels, é um dos mais conhecidos, por conta da sua facilidade de uso, otimização de recursos e muitos outros fatores. Suas 3 opções de licença (Desktop, Pro Edition e Business Edition) são customizadas para abranger o máximo de usuários possível, mantendo diferentes faixas de custo para enquadrar as necessidades à versão escolhida.

A versão 12, lançada recentemente e já totalmente em português, já vem atualizada para funcionar na última versão do macOS (macOS Sierra, que foi disponibilizado oficialmente no último dia 20 de setembro) e permite, entre outras coisas, rodar o app do Xbox no Windows emulado (virtualizado), permitindo o streaming de jogos do Xbox One em computadores Apple. Além disso, para este lançamento, um trabalho conjunto entre a Parallels e a Blizzard – renomada desenvolvedora de games – fez com que esta versão do Parallels Desktop venha pronta para suportar o popular jogo multiplayer Overwatch em uma VM (Virtual Machine ou Máquina Virtual) com Windows no Mac.

Usar o produto não poderia ser mais simples. Após o download, basta executar o instalador do programa e seguir os passos de instalação:

01-parallels_12_instalacao

02-parallels_12_instalacao

03-parallels_12_instalacao

Finalizada a instalação, rode o programa pela primeira vez para inserir a licença de uso e ele está pronto para trabalhar!

04-parallels_12_ativacao

Uma das vantagens do programa é a possibilidade, no caso do usuário já possuir uma partição Bootcamp com Windows instalado e configurado, de usar o aplicativo para utilizar a partição sem a necessidade de sair do ambiente macOS. Além disso, ele já vem totalmente otimizado para trabalhar com o Windows 10, assim como diversos sistemas operacionais, tanto Microsoft quanto Linux.

05-parallels_12_nova_vm

A instalação de um sistema operacional no Parallels Desktop pode ser feita através de um disco, pendrive ou uma imagem da instalação do sistema:

06-parallels_12_nova_vm_formato

A instalação do novo sistema pode ser controlada totalmente pela plataforma, eliminando as telas de configuração do sistema após a sua instalação (muito comuns em todas as versões do Windows, por exemplo):

07-parallels_12_nova_vm_fast_install

A máquina virtual em si pode ser totalmente otimizada pelo programa, de acordo com os objetivos principais de uso:

08-parallels_12_nova_vm_performance

A máquina virtual também pode ser totalmente customizada, com escolhas de hardware e formas de integração, como por exemplo: área de trabalho compartilhada, aplicativos compartilhados entre outros.

09-parallels_12_nova_vm_nome

10-parallels_12_nova_vm_customizacao

11-parallels_12_nova_vm_customizacao_features

12-parallels_12_nova_vm_customizacao_hardware

O Parallels Desktop também traz consigo o Parallels Toolbox, uma ferramenta que combina várias funções individuais em um único aplicativo, que pode ser usado tanto no macOS quanto nos ambientes virtuais.

13-parallels_12_tools

A compra da licença Desktop Edition, bem como a assinatura das licenças Pro e Business Edition pode ser feita diretamente pelo site da Parallels, onde mais informações sobre as suas funções podem ser encontradas. Claro, caso você queira apenas testar e ver se o programa atende às suas expectativas, a versão trial também está disponível.

Contador por formação, auditor contábil por profissão e geek/podcaster por amor! Acompanho tecnologia desde que me entendo por gente e sempre que posso dou meus pitacos por aqui.

Comentários

Mais de MacBooks & iMacs

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top