Conecte-se conosco
tumblr_inline_mn3ly2LoLc1qz4rgp[1]

Geral

Yahoo anuncia a compra do Tumblr por 1,1 bilhão de dólares

Yahoo confirma sua maior aquisição em anos e pretende cativar a gigantesca base de jovens usuários do Tumblr com sua envelhecida marca.

tumblr_inline_mn3ly2LoLc1qz4rgp[1]

Para alegria de uns e desespero de outros, a CEO do Yahoo Marissa Mayer confirmou hoje (com direito a um GIF oficial!) a compra da rede de blogs Tumblr por 1,1 bilhão de dólares – a mais cara aquisição do Yahoo desde que Mayer assumiu o controle da empresa em Julho do ano passado.

Alegria por parte do Yahoo, que adiciona à sua base de visitantes os 300 milhões de usuários que acessam mensalmente o Tumblr, a maioria deles adolescentes e jovens na faixa dos 18-35 anos e do CEO David Karp que embolsa 250 milhões de dólares com a venda. Alegria – e certo alívio – também para os investidores do Tumblr (que incluem a prestigiada Sequoia Capital e a Greylock Partners) que temiam que a startup não conseguiria monetizar seu conteúdo, apesar dos 108 milhões de blogs que hospeda e dos $125 milhões investidos.  O Tumblr gerou 13 milhões de dólares em receita nos quatro primeiros meses de 2013 e pretende chegar aos 100 milhões até o fim do ano.

O desespero vem dos usuários do serviço, claro. Além do longo histórico de startups “arruinadas” pelo Yahoo (por exemplo, Flickr e Delicious), há o temor de que uma enxurrada de anúncios passem a ser exibidos no Tumblr visando capitalizar o serviço. Nos últimos meses, o Tumblr já havia aumentado significativamente a exibição de publicidade, incluindo em seus apps móveis para iOS, Android e Windows Phone. A compra pelo Yahoo deve turbinar a venda de anúncios e os blogs hospedados no serviço serão profundamente integrados à ferramenta de busca do Yahoo. Marissa Mayer porém, afirmou em seu post no blog oficial do Yahoo (que foi movido para o domínio yahoo.tumblr.com) que a empresa “não irá ferrar com o Tumblr” e que o serviço permanecerá independente. Mesmo assim, o concorrente WordPress registrou um aumento de 9000% nas migrações de blogs do Tumblr para seu serviço, desde domingo

David Karp fundou o Tumblr  junto ao engenheiro de software Marco Arment, que viria a criar o popular aplicativo Instapaper, quando tinha apenas 21 anos em Fevereiro de 2007. Ao contrário de grande parte das empresas ponto-com, o Tumblr é sediado em Nova York, cidade-natal de Karp, e não na Califórnia e é um símbolo do nascente ecossistema de startups da Big Apple que também inclui Foursquare, Fab, Kickstarter e Etsy.

As ações do Yahoo fecharam hoje em leve alta de 0,23%, valendo $26,58. O atual valor de mercado do Yahoo é de 29,64 bilhões de dólares, tendo se valorizado 25% desde que Marissa Mayer tornou-se CEO. Em 2008, o Yahoo negou uma proposta de aquisição feita pela Microsoft no valor de $44,6 bilhões.

Fonte: Yahoo Blog, Yahoo FinanceGoogle Finance

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top