10 anos de buscas no Google. Veja o que mudou de lá para cá

O blog do Google comparou os tópicos mais buscados em 2010 com os de agora, perto de 2020. O que será que mudou em uma década? Confira!

2020 já está na porta e com isso uma década se passou desde 2010. É possível perceber o quanto algumas coisas mudaram – outras não – em dez anos, e um dos melhores termômetros para medir essa mudança é a Pesquisa do Google. O que as pessoas mais pesquisavam no Google Search naquela época e o que mudou de lá para agora?

O blog do Google resolveu fazer uma comparação e entender o que cativava mais seu público antes e se os gostos continuam parecidos depois de dez anos de evolução. Para isso, eles pegaram alguns dados de pesquisas do que estava em alta em 2010 e compararam com os resultados atuais. Veja os resultados:

Famosos no Google

Na categoria de famosos, a comparação é o motivo por eles estarem em alta no Google. O melhor exemplo é o cantor Justin Bieber. Em 2010 seu nome era um dos mais pesquisados graças ao lançamento do seu álbum “My Wolrd 2.0”, que aconteceu no dia 19 de março daquele ano. Isso fez com que ele se tornasse o cantor mais buscado na plataforma.

Agora perto de 2020, seu nome continua em alta nas buscas, mas pelo seu casamento com a modelo Hailey Baldwin. Seu nome agora é um dos 10 mais buscados no tópico “Casamentos” e não “Artistas”, como anteriormente.

Justin Bieber deixou de estar no tópico de mais buscados em Artistas e se tornou um dos mais buscados no tópico de casamentos
Justin Bieber deixou de estar no tópico de mais buscados em Artistas e se tornou um dos mais buscados no tópico de casamentos

Outro exemplo é a atriz Betty White. Em 2010, ela se tornou a pessoa mais velha a apresentar o programa Saturday Night Live e por isso seu nome foi bastante procurado. Já em 2020 a atriz voltou para o topo das buscas, mas pela sua participação no filme Toy Story 4 como Bitey White, um brinquedo em formato de tigre muito amigável e engraçado.

Porém, além de terem sido bastante procurados, eles não ficaram entre os 10 astros mais buscados do Google. Confira o top 10 abaixo:

  1. Antonio Brown;
  2. Jussie Smollett;
  3. James Charles;
  4. Kevin Hart;
  5. R. Kelly;
  6. 21 Savage;
  7. Lori Loughlin;
  8. Jordyn Woods;
  9. Bryce Harper;
  10. Robert Kraft.

Músicas e músicos

Para ter uma ideia de como alguns cantores e cantoras estiveram no topo durante todos os meses desde 2010, o pessoal do blog do Google fez um gráfico interativo que demonstra exatamente essas mudanças. Nele são mostrados os 5 artistas mais buscados e em alta durante cada mês de cada ano, e é possível ver como alguns se mantiveram no páreo por um bom tempo como Justin Bieber, Beyoncé, Nick Minaj, Ariana Grande, Adele, entre outros.

Os artistas em alta desde 2010
Os artistas em alta desde 2010

Você pode ver em tamanho maior e de forma interativa clicando neste link.

Além da jornada desses artistas durante esse tempo, ainda há uma forma mais clara para trazer a nostalgia do começo dos anos 2010. Eles também resolveram tomar uma rota no caminho das lembranças e listaram quais foram as 10 músicas que mais fizeram sucesso e foram as mais buscadas no começo da década:

  1. “Pants on the Ground”, de Larry Platt;
  2. “Love the Way You Lie”, de Rihanna;
  3. “Like a G6”, de Far East Movement;
  4. “We Are The World”, de Artists for Haiti;
  5. “Bedrock”, de Young Money;
  6. “Bottoms Up”, de Brantley Gilbert;
  7. “Teenage Dream”, de Katy Perry;
  8. “Rude Boy”, de Rihanna;
  9. “Hey Soul”, de Sister by Train;
  10. “Right Above It”, de Lil’ Wayne ft. Drake.

Em comparação, temos as músicas mais procuradas no Google em 2019:

  1. “Old Town Road”, de Nil Las X ft. Billy Ray Cyrus;
  2. “7 Rings”, de Ariana Grande;
  3. “Shallow”, de Lady Gaga;
  4. “Sunflower”, de Post Malone;
  5. “Truth Hurts”, de Lizzo;
  6. “Lose You To Love Me”, de Selena Gomez;
  7. “Sicko Mode”, de Travis Scott;
  8. “thank u, next”, de Ariana Grande;
  9.  “Act up”, de City Girls;
  10.  “Bury a Friend”, de Billie Eilish.

Filmes no Google Search

Assim como os artistas, alguns filmes também estiveram em alta tanto em 2010 quanto atualmente. Um exemplo é Toy Story. Há uma década, o Toy Story 3 havia sido lançado como uma última grande despedida aos icônicos brinquedos do Andy. Entretanto, este ano foi lançado a esperada sequência Toy Story 4, o que fez com que a franquia voltasse para o topo de buscas.

Outro exemplo foi a franquia da Marvel. Em 2010 era o segundo filme do Homem de Ferro que estava em alta nas pesquisas, aliás todo mundo estava curioso para saber do que se tratava a “Iniciativa Vingadores”. Esse ano, quem bateu o recorde de pesquisas foi Vingadores: Ultimato, filme que encerrou esse grande arco do Universo Cinematográfico.

Vingadores: Ultimato foi o filme mais buscado no Google em 2019
Vingadores: Ultimato foi o filme mais buscado no Google em 2019

Para 2019, os 10 filmes e séries mais procurados foram:

  1. Vingadores: Ultimato;
  2. Capitão Marvel;
  3. Coringa;
  4. Toy Story 4;
  5. O Rei Leão; 
  6. It: Capítulo 2;
  7. Frozen 2;
  8. Era Uma Vez… em Hollywood;
  9. Midsommar;
  10. Histórias Assustadoras para Contar no Escuro.

  1. Game of Thrones;
  2. Stranger Things;
  3. When They See Us;
  4. Chernobyl;
  5. The Mandalorian;
  6. The Umbrella Academy;
  7. Euphoria;
  8. Dead to Me;
  9. Surviving R. Kelly;
  10. The Boys.

E você, o que mais pesquisou em 2010 e o que mais está pesquisando em 2019? Deixe nos comentários os seus favoritos!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa Newsletter