10 ferramentas de monitoramento de TI que toda empresa deve conhecer

Ferramentas de monitoramento de ti
Dentre as ferramentas de monitoramento de TI existem as que se destacam por serem fáceis de instalar ou pelos recursos que oferecem. Conheça algumas delas.

A segurança das informações em uma empresa é algo extremamente preocupante. O vazamento pode expor dados sigilosos e prejudicar os negócios.

As ferramentas de monitoramento de TI são essenciais para garantir que a rede funcione corretamente, esteja protegida e que tenha acompanhamento. Ao menor indício de irregularidade, os profissionais podem entrar em ação.

Os ataques e invasões de sistemas são mais comuns do que se imagina e nem mesmo as grandes empresas escapam deles. Segundo notícias do site network-king.net, cada vez mais há violações de rede.

Para que a prevenção aconteça é necessário ter o acompanhamento em tempo real e ferramentas que sejam eficazes. Conheça algumas delas.

Zabbix

Esse é um software que permite fazer medições do desempenho dos componentes e disponibilidade da rede. O monitoramento e coleta de dados ocorre em tempo real, permitindo que sejam tomadas decisões e realizadas intervenções rapidamente.

Os dados coletados podem ser extraídos e se tornam indicadores estratégicos para a tomada de decisões nos negócios.

Munin

10 ferramentas de monitoramento de ti que toda empresa deve conhecer. Dentre as ferramentas de monitoramento de ti existem as que se destacam por serem fáceis de instalar ou pelos recursos que oferecem. Conheça algumas delas.
10 ferramentas de monitoramento de TI que toda empresa deve conhecer

Essa é uma das ferramentas de monitoramento de TI que pode ser considerada fácil de usar, com uma interface simples e intuitiva. Sua interface web permite utilização com diversos plugins.

Com o Munin é possível monitorar dispositivos, aplicativos e redes. Além disso, o sistema de alertas é bastante completo e detalhado. Os resultados podem ser acompanhados por gráficos simples do próprio aplicativo.

Lansweeper

Apesar de não ter um sistema de alerta em tempo real, o Lansweeper permite acompanhar muito bem o que está rodando na rede.

Ele consegue identificar quais são os dispositivos conectados, quais softwares estão funcionando em cada um deles e as licenças existentes. Todas essas informações ficam em um banco de dados centralizado que permite gerar relatórios personalizados.

Snort

Esse é um software que exige a configuração da rede, porém, consegue identificar se o perímetro foi violado. 

Ele pode ser instalado fora do firewall, nesse caso terá bem mais ruídos ou atrás dele. Outra possibilidade é criar uma porta de espelhamento em um switch e copiar todos os dados que passam por ele. Isso é feito sem que haja influência no tráfego da rede.

Paessler PRTG

Esse é outro software que permite o monitoramento da rede e que exige uma configuração detalhada. 

O seu diferencial está no fato de possuir aplicativos móveis, que podem ser usados principalmente nas empresas que necessitam de mobilidade. Outros de seus diferenciais são as notificações push, que dispensam o uso de e-mails.

Cisco Identity Services

Para que ele funcione corretamente requer um Active Directory e um servidor CA, o que não costuma ser um problema para as empresas que possuem rede.

Um de seus recursos é identificar os dispositivos antes que esses possam acessar a rede. Se ele não for autorizado ou apresentar potencial ameaça poderá ser bloqueado ou ter o acesso restrito. Convidados podem ser configurados sem requerer serviços ou softwares adicionais.

SolarWinds Network Performance Monitor

Essa é uma das ferramentas de monitoramento de TI que podem ser consideradas fáceis de instalar. Em cerca de uma hora consegue detectar os dispositivos da rede.

As interfaces são fáceis, intuitivas e permitem personalizar gráficos e painéis sem grande dificuldade. Ela é comercializada por módulo, por isso, é possível adquirir apenas os que serão usados.

Dentre os recursos oferecidos estão os de verificação de rede e dispositivos automaticamente, previsão e planejamento da capacidade, monitoramento de netflow, alertas e monitoramento das redes de firewall. 

ManageEngine OpManager

Esse é um software que monitora a rede e gerencia a infraestrutura e deve ser instalado no local.

Ele já vem com modelos de monitoramento pré-configurados e intervalos predefinidos de acordo com o dispositivo. 

Icinga

Essa é uma ferramenta indicada para pequenas e médias empresas e possui código aberto. Ela foca no monitoramento da infraestrutura e serviços sendo bastante flexível. 

Vale dizer que 63% das pequenas e médias empresas sofreram vazamento de dados em 2019, conforme levantamento feito pela corretora de seguros americana Lockton.

Sendo assim, essa ferramenta consegue fazer boas análises de limites e funcionalidades e gerar relatórios, além de permitir alterações nas apresentações dos dados. Os alertas podem ser enviados de diferentes formas como mensagens de texto, aplicativos ou móveis ou e-mail.

Datadog

10 ferramentas de monitoramento de ti que toda empresa deve conhecer. Dentre as ferramentas de monitoramento de ti existem as que se destacam por serem fáceis de instalar ou pelos recursos que oferecem. Conheça algumas delas.
10 ferramentas de monitoramento de TI que toda empresa deve conhecer

Ele consegue monitorar o desempenho de serviços, ferramentas, redes e aplicativos, apesar de seu foco ser os ambientes de nuvem híbrida.

A simplicidade de instalação e funcionamento são alguns dos pontos de destaque. Além disso, é compatível com diferentes plataformas e permite personalizar alertas, gráficos e métricas.

Conhecendo essas ferramentas de monitoramento de TI é mais fácil encontrar a adequada para sua empresa. Dessa forma poderá acompanhar a rede e também prevenir problemas com ataques e invasões.

E se você quiser, conheça as 25 melhores faculdades de Engenharia da Computação do Brasil, segundo o MEC.

Por último, a área de TI te atrai e você quer se aperfeiçoar? Temos indicação de cursos gratuitos para você:

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário