As 25 melhores faculdades de Engenharia da Computação do Brasil, segundo o MEC

engenharia da computação
Ranking das melhores faculdades de Engenharia da Computação foi feito utilizando as notas do Conceito Preliminar de Curso, o CPC
Anúncio
As 25 melhores faculdades de Engenharia da Computação do Brasil, segundo o MEC

Engenharia de Computação é uma das melhores opções para quem quer trabalhar com computação e tecnologia. Construir negócios disruptivos, que transformam a sociedade, e também ter uma carreira sólida, com alta chance de crescimento salarial e profissional, são motivos que acabam atraindo cada vez mais profissionais para trabalhar com programação e desenvolvimento.

O curso de Engenharia de Computação tem uma maior duração e vai te preparar para liderar projetos e olhar de maneira sistêmica para todo o ambiente empresarial e corporativo. Mas qual faculdade escolher?

Pensando nisso, em parceria com o Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior, selecionamos as 25 melhores faculdades de Engenharia da Computação no Brasil. O ranking foi montado a partir do Conceito Preliminar de Curso, o CPC, popularmente conhecido como nota MEC. 

Assim, você consegue facilmente se decidir em qual vai prestar o vestibular e tentar o tão sonhado diploma de ensino superior. Vamos lá?

Engenharia da Computação
Profissionais da área são os que mais têm vagas ofertadas no mercado atualmente.

Como funciona o CPC?

O CPC é um indicador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Ribeiro (Inep), órgão do MEC, que tem o intuito de avaliar todos os cursos de ensino superior do Brasil. 

A nota é divulgada no ano seguinte da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com base no desempenho dos alunos, no valor que o processo de formação agrega naquele curso e na qualidade do corpo docente, infraestrutura e nos recursos didáticos pedagógicos. 

São calculadas, assim, duas notas através de uma metodologia do Inep, o CPC Contínuo e o CPC Faixa. 

O primeiro é a nota final das instituições com uma média de todos os componentes avaliados (com notas de 1 a 5 em cada um deles).

O segundo, nota que as instituições divulgam, funciona como um arredondamento do CPC Contínuo. Quando a nota é maior do que 3,945, ela arredonda para 4 e o curso entra na faixa entre 4 e 5. A sua nota, nesse caso, será 5 (a máxima). Se for abaixo de 3,945, ele entra na faixa entre 3 e 4, e a nota será 4.

As 25 melhores faculdades de Engenharia da Computação do Brasil

Abaixo, a gente lista as 25 melhores faculdades de Engenharia da Computação do Brasil. O ranking é baseado no CPC. Lembrando que faculdades que não realizam o Enade, como a USP, não entram na lista. Vamos lá?

Nome da IESMunicípioUFCPC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPESão CristóvãoSE4,05
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIARio de JaneiroRJ3,5
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOSSão LeopoldoRS3,49
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁCuritibaPR3,47
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCORecifePE3,46
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampinasSP3,43
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAISBelo HorizonteMG3,42
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMINIO OMETTOArarasSP3,41
UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARILajeadoRS3,41
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULPorto AlegreRS3,38
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOSSão CarlosSP3,33
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIABrasíliaDF3,31
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOVitóriaES3,29
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACENSSorocabaSP3,28
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEUSão PauloSP3,25
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPABagéRS3,24
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁPato BrancoPR3,19
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISBelo HorizonteMG3,19
UNIVERSIDADE SALVADORSalvadorBA3,18
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIASanta MariaRS3,17
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTASPelotasRS3,17
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTECCaxias do SulRS3,15
UNIVERSIDADE PAULISTASão José dos CamposSP3,14
FIAP – Centro UniversitárioSão PauloSP3,09
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIASalvadorBA3,07

Como conseguir uma vaga em Engenharia da Computação?

A principal porta de entrada para qualquer curso de ensino superior é, sem sombra de dúvidas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota obtida nele, você pode participar de processos seletivos tanto para faculdades públicas quanto para faculdades privadas. 

Por exemplo, você consegue se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) (que desde o segundo semestre de 2020 permite matrículas em cursos na modalidade EaD), Programa Universidade para todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies). 

Além disso, também é possível participar de financiamento privado, que tem disponíveis bolsas de estudo, sem comprovação de renda, de até 75% que valem para toda a graduação. É uma boa oportunidade de ter descontos no ensino superior. E se você quiser fazer cursos gratuitos na área, a gente fez uma lista com 1422 cursos de 55 instituições com certificado gratuito.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter