15 curiosidades sobre os 15 anos do google docs

15 curiosidades sobre os 15 anos do Google Docs

Avatar of lucas gomes
Essa semana o Google Docs completou 15 anos de existência, e com eles, nós trouxemos 15 curiosidades para você conferir!

Durante muitos anos, e até hoje, o Word (pertencente ao Microsoft Office) faz parte da vida de muitas pessoas. Alguns anos depois, surgiu o Google Docs, uma alternativa gratuita e online para quem quisesse utilizar um serviço para documentos e/ou textos. Também houve outros semelhantes, tais como o OpenOffice e o LibreOffice, como soluções em open source. Mas hoje falaremos sobre 15 curiosidades que vocês provavelmente não sabiam nestes 15 anos do Google Docs, vem com a gente!

Afinal, o que seria “Google Docs”?

Se você caiu aqui de paraquedas, não sabe o que é o Google Docs e muito menos por que ele merece essa breve comemoração, te digo rapidinho. O Google Docs (traduzido no Brasil como “Documentos“) é um serviço do Google incluso no pacote Google Workspace. O Google Workspace é como o Microsoft Office, bem como o Google Docs serve como o Word, ou seja, um serviço onde você pode redigir textos, fazer documentos ou coisas semelhantes.

O Google Docs é gratuito, basta você ter uma conta Google — aquela que você usa pra acessar o Gmail — e acessar o serviço online. Com ele, inclusive, você pode compartilhar documentos com outras pessoas e essas pessoas podem editá-lo, tornando-o público, facilitando a comunicação de uma equipe corporativa, por exemplo. Dada a introdução, vamos dar uma olhada nas curiosidades sobre os 15 anos de Google Docs!

  1. Há uma função no Google Docs para que, quem estiver com aquele documento aberto, possa ver as pessoas que também estão com ele aberto. Apesar da concepção do Google Docs ter sido em 2006, essa função foi inclusa apenas em 2010, após uma grande atualização no serviço.
15 anos do google docs - compartilhamento
15 anos do Google Docs: além do avatar, ao passar o cursor em cima, você consegue conferir qual é aquele usuário
  1. Alguns sinais, botões ou outras informações que aparecem no Google Docs enquanto você está editando algum documento, possuem cores e formatos específicos por um motivo: elas são relacionadas a elementos de café da manhã. O botão amarelo é chamado de “manteiga“, a mensagem que sobre no canto da tela é chamada de “torrada” — porque ela pula, como se tivesse saindo de uma torradeira — e a mensagem de erro em vermelha se chama “ketchup“.
  2. Assim que a pandemia de COVID-19 assolou o planeta, foram compartilhadas maneiras de utilizar o Google Docs a favor dos estudantes e professores, que precisaram — também — ficar reclusos em casa. Recursos como usar o Google Docs offline e os comentários em tempo real, oferecendo mais oportunidades e alternativas de ensino e aprendizado, mesmo à distância.
Google docs offline
15 anos do Google Docs: a ferramenta para utilizar o Google Docs offline pode auxiliar muitas pessoas diariamente
  1. As cantoras Lizzo e Sad13 fizeram uma música juntas usando o Google Docs de forma compartilhada. O Google ainda brinca que, assim como tivemos Michael Jackson e Paul McCartney, David Bowie e Freddie Mercury, Mariah Carey e Boyz II Men, agora é a vez das “Rainhas do Porão” (“Basement Queens“, nome da música feita pelas artistas). Confira todo o processo criativo:
  1. Reading Rainbow, um programa de televisão muito famoso nos Estados Unidos — inclusive com direito a premiação — já foi tema para um template (modelo de documento) no Google Docs. Ele era colorido e tinha como objetivo ajudar na relação entre crianças e professores, na realização de tarefas e aprendizado em geral.
Reading rainbow
15 anos do Google Docs: logo do programa infantil Reading Rainbow
  1. A Conselheira Chefe de Produtividade do Google, Laura Mae Martin, costuma compartilhar várias dicas e truques sobre tirar o melhor proveito do Google Docs em seu canal do YouTube. Por ser completamente em inglês, você pode ativar a função CC (Closed Caption) para ter acesso à legenda e aproveitar todas as dicas!
  2. Em 2018, havia um easter egg (semelhante a “algo escondido”) no Google Docs: se você digitasse #blackhistorymonth, apareceria um pop up nomeado Explore e, nele, você podia conferir várias curiosidades sobre a cultura e história das pessoas negras;
#blackhistorymonth
15 anos do Google Docs: na coluna à esquerda é possível conferir as sugestões que a ferramenta Explore deu sobre a história da Consciência Negra
  1. Na barra lateral direita há alguns ícones, no último, um sinal de positivo (+), pode ser utilizado para acrescentar Complementos, que podem ser utilizados de diversas maneiras para ajudar a redigir ou desenvolver algum documento. Na mesma tela após clicar no +, você ainda pode clicar no canto superior esquerdo, onde há três linhas na horizontal e conferir quais são as dicas dos desenvolvedores para Complementos que podem te ajudar;
Dicas no google docs
15 anos do Google Docs: primeiro clique no símbolo de positivo (+), à direita, e depois nas três linhas horizontais, na nova janela que aparecer, no canto superior esquerdo. Dessa maneira você consegue visualizar as dicas de complementos
  1. Com o passar do tempo, o Google Docs sempre surpreende com novas aplicações. Como no caso da escritora Viviana Rivero, que usa o serviço para fazer histórias e, quem quiser, pode inclusive acompanhá-la em tempo real enquanto a desenvolve.
Viviana rivero
15 anos do Google Docs: a escritora Viviana Rivero utiliza o Google Docs de forma inédita, como forma de interação com os fãs
  1. O conjunto de serviços Google Workspace sempre tentou fazer com que seus aplicativos fossem híbridos, oferecendo facilidades tanto no trabalho quanto em casa. Agora com muitas das pessoas trabalhando em home office, o time do Google Workspace compartilhou cinco dicas para aumentar sua produtividade e bem-estar durante este período.
  2. Em maio deste ano, o Google Workspace recebeu a ferramenta “Smart Canvas” (algo como “painel inteligente”) que oferece funções como marcar o usuário através de sua respectiva arroba (@), adicionar checklists e a utilização de templates. Em breve o Google Docs ainda contará com sugestão linguagem mais inclusivas enquanto você redige ou edita um documento.
Linguagem inclusiva no google docs
15 anos do Google Docs: a caixa sugere que seja utilizado um termo sem gênero, para que caiba melhor ao texto
  1. Mais de três bilhões de usuários que utilizam o Google Docs foram responsáveis pela criação das ferramentas Smart Compose e Smart Reply (respectivamente “Composição Inteligente” e “Resposta Inteligente”), uma vez que seu feedback e com ajuda da inteligência artificial da ferramenta, foram possíveis essas concepções.
Smart compose google docs
15 anos do Google Docs: o Smart Compose funciona como uma ferramenta que sugere palavras e até frases em alguns serviços Google, como no Gmail, enquanto você redige um e-mail
  1. Se você estiver mexendo em algum documento e de repente aparecer o ícone de algum animal “anônimo” no canto superior direito, saiba que alguém acessou aquele documento de forma anônima. Com isso em mente, em 2019 o Google participou do World Wildlife Fund, um fundo de caridade para a proteção de animais em extinção — ou seja, eles esperam que estes animais reais não se tornem, de fato, anônimos.
Google docs e os animais anônimos
15 anos do Google Docs: usuários utilizando animais anônimos: lêmure, macaco, píton, dinossauro, ouriço, hipopótamo e rinoceronte
  1. Durante a pandemia de COVID-19 todo o mundo precisou se reinventar e o Google percebeu que o Google Docs foi uma das ferramentas que mais teve impacto na vida das pessoas, incluindo jornalistas que precisavam deste serviço para compartilhar notícias e informações, pessoas que se organizavam virtualmente e inclusive aqueles que se juntavam para minimizar os efeitos do vírus, compartilhando ideias e estudos sobre a pandemia.
  2. Até mesmo essa matéria foi feita no Google Docs e importada para o nosso WordPress. Parabéns pelos 15 anos do Google Docs! Nós — literalmente — não conseguiríamos chegar até aqui sem você <3.

Veja também:

Conheça um pouco mais sobre o Smart Canvas, a nova ferramenta do Google Docs.

Ícone "verificada pela comunidade"

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados