Aprenda 3 métodos para criar disco de instalação do Windows 10

2018 11 25 image 6 scaled
Neste artigo você vai descobrir alguns métodos para criar um disco de instalação do Windows 10
Anúncio
Aprenda 3 métodos para criar disco de instalação do Windows 10

Criar um disco de instalação do Windows 10 é muito importante para quando você tiver problemas com a sua máquina sem iniciar por algum erro em programas do computador. Ou se, por qualquer outro motivo, quiser que o sistema operacional volte ao mesmo estado que tinha antes do primeiro uso.

Neste artigo reunimos 3 formas que você pode utilizar para fazer esse disco. Todos os procedimentos são muito simples e até usuários leigos não deverão ter dificuldades.

Informação importante

Antes de conhecer os aplicativos que vão te ajudar a criar o disco de instalação, saiba que para todos esses métodos listados será necessário ter uma chave serial do Windows 10 para validar sua versão do sistema operacional (caso você tenha uma chave do Windows 7, 8 ou 8.1, ela também servirá).

Caso a sua máquina já tenha vindo com alguma versão do Windows pré-instalada, ao fazer a instalação do Windows 10 você pode escolher a opção “Eu não tenho uma chave de licença”. Nesse caso, a chave do SO se encontra na BIOS do seu sistema e, ao finalizar a instalação, o Windows 10 deve obter essa informação automaticamente para a validação.

Se tiver arquivos importantes na máquina, lembre de fazer o backup de seus arquivos antes de realizar a instalação do novo sistema!

Windows Media Creation Tool

Definitivamente esse é o método mais fácil e confiável para criar um disco de instalação do Windows 10, principalmente para usuários do Windows 7 ou 8.

É que a ferramenta faz um download automático do Windows 10 e copia esses arquivos de instalação para um pen-drive USB, criando um disco de instalação.

Para utilizar o Windows Media Creation Tool, siga os seguintes passos:

1 – Faça o download do programa pelo link

2 – Selecione a opção “criar mídia de instalação para outro computador”.

Janela de computador com seleção de atualização ou criação de mídia
Selecione a segunda opção para criar uma mídia de instalação e clique em “Avançar”

3 – Selecione Idioma, Edição e Arquitetura (32 ou 64 bits) que você deseja para o Windows 10. Em geral, as máquinas mais recentes trabalham com arquitetura de 64 bits (x64).

Janela com seleção das configurações do Windows 10
Escolha as configurações do Windows 10 para a instalação e clique em “Avançar”

4 – Selecione a opção “Unidade flash USB”. O utilitário também permite que o usuário escolha gravar a aplicação em unidade de DVD. Como a maioria dos computadores atualmente não possui unidade de disco, vamos fazer esse tutorial com unidades USB.

Janela com seleção de mídia para instalação
Após selecionar a sua unidade flash USB, clique em “Avançar” para iniciar o processo de gravação dos arquivos no pen-drive

5 – O processo para gravar a imagem ISO e os arquivos de instalação no seu pen-drive pode demorar alguns minutos. Depois de concluído, reinicie seu computador com o pen-drive conectado e, nas opções de boot de sua máquina, selecione para iniciar pelo pen-drive. Então, siga as instruções para prosseguir na instalação do Windows 10.

Windows USB/DVD Download Tool

Este é um método um pouco antigo, mas que ainda se mostra confiável e eficiente para criar um disco de instalação do Windows 10.

Importante lembrar que, para utilizar essa ferramenta, é necessário ter a imagem ISO do Windows 10 em seu PC antes de prosseguir.

Quando estiver com o arquivo na sua máquina, siga os passos abaixo:

1 – Você vai precisar de um pen-drive com no mínimo 8 GB de espaço de armazenamento. Lembre-se que você precisa realizar uma formatação rápida antes na unidade USB para poder utilizar ela com a ferramenta. Isso pode ser feito de forma simples clicando com o botão direito do mouse na unidade e selecionando a opção “Formatar”.

2 – Baixe o Windows USB/DVD Download Tool nesse link e instale em sua máquina. Após, execute o programa.

Página de download do Windows USB/DVD Download Tool
Selecione a linguagem da ferramenta e depois clique em “Download” para baixar o programa

3 – O programa irá pedir que você sinalize o local em que está a imagem ISO do Windows 10. Selecione o arquivo e depois escolha a sua unidade USB para que o processo de gravação dos dados seja iniciado. O processo deve demorar alguns minutos, então seja paciente.

Janela de seleção da imagem ISO do Windows 10
Selecione o local em que se encontra a imagem ISO do Windows 10 e clique em “Next” para selecionar a unidade do pen-drive

A partir daqui as instruções são as mesmas que aquelas mencionadas no método anterior. Utilize seu pen-drive USB com a instalação do Windows quando reiniciar a máquina para prosseguir com a instalação do Windows 10.

Rufus

O último método que o usuário pode recorrer para criar um disco de instalação do Windows 10 é utilizar programas de terceiros para fazer esse procedimento. Uma das melhores opções – e que se mostra tão rápido e eficiente quanto os programas da própria Microsoft – é o Rufus. Para utilizar o Rufus sem muitas complicações, basta seguir as instruções abaixo:

1 – Baixe o Rufus através desse link. Você não precisa instalar nada em seu computador. O Rufus é um arquivo executável que abre assim que você clica nele.

2 – Ao iniciar o Rufus, conecte seu pen-drive USB. Ele deve aparecer na primeira caixa de seleção em “Dispositivo”.

3 – Marque a opção “Disco ou imagem ISO”. Depois, clique em “Selecionar”. Você precisa escolher o arquivo de imagem ISO do Windows 10 que está no seu computador.

Tela inicial do Rufus com as opções padrões selecionadas
O Rufus é um programa simples para criar discos de instalação do Windows 10

5 – Após isso, clique em “Iniciar” para que o Rufus comece a criação da unidade bootável e a gravação de dados no seu pen-drive USB. O processo pode demorar alguns minutos.

Assim como nos métodos anteriores, quando o procedimento estiver concluído você pode utilizar esse pen-drive para instalar o Windows 10 de forma bootável na sua máquina ou em qualquer outro computador.

Somente fique atento para sempre fazer o backup de seus dados antes de prosseguir na instalação e verifique as instruções de seu computador para verificar como utilizar um pen-drive no boot do sistema, pois isso varia de acordo com a BIOS da máquina.

Bônus: Prompt de comando

Fique atento pois esse método é apenas recomendável para usuários avançados!

Se esse for o seu caso e você possuir uma imagem ISO do Windows 10, siga as instruções abaixo para criar um disco de instalação:

1 – Conecte seu pen-drive USB no computador e na barra de pesquisa do Windows pesquise por “Prompt de Comando”. Ao localizar o programa, clique com o botão direito do mouse nele e selecione a opção “Executar como administrador”

Tela de busca do Windows 10 com o Prompt de Comando selecionado
Lembre-se de executar o Prompt de Comando como administrador

2 – Com o prompt de comando aberto, digite “diskpart” e tecle Enter. Agora digite “list disk” e Enter. Esse comando irá exibir a lista de discos conectados a sua máquina

Comandos na tela do prompt de comando
Digite os comandos descritos aqui para selecionar o seu pen-drive dentre as unidades da sua máquina

5 – Nessa lista localize sua unidade USB. Para isso, digite “select disc #” e pressione Enter (substitua o # pelo número do seu pen-drive na lista). O próximo passo é limpar sua unidade USB. Apenas digite “clean” e Enter. O processo de formatação deve levar apenas alguns minutos.

Comandos para limpar o pen-drive
Depois de selecionar o pen-drive, limpe os arquivos dele

7 – Agora precisamos criar uma partição de boot na unidade USB. Apenas digite “create partition primary” e pressione Enter. Selecione a partição que você acabou de criar digitando “select partition 1”, Enter, depois “active” e tecle Enter.

Comandos para criar partição básica
Crie uma partição básica dentro do pen-drive

9 – É necessário formatar a unidade USB no formato de arquivos correto para criar o disco de instalação. Digite “format fs=fat32” e depois pressione Enter. Digite “assign”, aperte a tecla Enter e depois escolha uma letra para nomear a sua unidade USB. Depois, Enter novamente.

Comandos de formatação para o pen-drive
Por fim, formate o pen-drive no formato FAT32 e atribua uma letra para a unidade

11 – Após realizar esses procedimentos, você precisa copiar manualmente todos os arquivos do Windows 10 para a sua unidade USB

Caso você encontre algum erro na execução de algum comando verifique se você digitou o comando corretamente e repita o passo se estiver em dúvida. Tome cuidado para não manipular as outras unidades de disco de seu computador, caso contrário pode ter problemas ao criar partições em locais não recomendados.

Ficou com alguma dúvida? Conta para a gente aqui nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter