5 aplicativos de finanças para ajudar no seu planejamento

Os aplicativos de finanças são ótimas ferramentas de apoio a gestão do seu dinheiro
Fizemos uma busca dos melhores aplicativos de finanças e separamos os que cumprem com o prometido: te ajudam na economia e no gerenciamento do seu dinheiro

De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), feita em fevereiro deste ano, 4 em cada 10 brasileiros estavam negativados. Segundo o levantamento, esse número equivale a mais de 60 milhões de pessoas adultas. Há vários motivos que explicam este endividamento: o principal deles, segundo especialistas, é a ausência de educação financeira, o que consequentemente leva à falta de planejamento financeiro.

Apesar disso, nos últimos anos, diversas iniciativas tecnológicas estão surgindo como forma de ajudar as pessoas a retomar o controle de seu dinheiro. Um exemplo disso são os aplicativos de finanças, que já são usados por milhões de pessoas no mundo.

Por isso, sabendo da dificuldade que muitas pessoas ainda têm em decidir qual programa melhor atende às suas necessidades, o Showmetech apurou e separou uma lista com os 5 melhores aplicativos de finanças que podem servir de apoio para que você tire a sua conta bancária do vermelho.

Wisecash: para quem quer simplicidade

Print do aplicativo de finanças Wisecash, mostrando a organização interna do app.
Descubra para onde vão seus gastos por meio dessa tabela e se planeje melhor.

Um dos mais simples da lista, o Wisecash é o aplicativo de finanças para quem não precisa de muitas funcionalidades ou para quem tem receio ou dificuldade de registrar suas informações no celular.

Com ele, que é totalmente gratuito, os usuários podem inserir, manualmente, cada gasto e ter acesso a um gráfico com o resumo da vida financeira, chamado de “para onde vai meu dinheiro?”.

Algumas funções também podem ser automatizadas e, nesse caso, o próprio app se encarrega de fazer os lançamentos a cada mês, como é o caso das contas fixas.

O diferencial do Wisecash é que ele mapeia os ganhos e gastos permitindo que os usuários revejam e definam as suas prioridades.

Acesso: Android | PC

GuiaBolso: integração com bancos e cartões

Duas imagens do aplicativo de finanças GuiaBolso, uma mostrando o logo do aplicativo e a outra o design intuitivo.
A interface simples é um dos maiores atrativos do app, que ajuda a controlar os gastos do usuário e os apresenta em gráfico.

O GuiaBolso é um dos aplicativos de finanças melhor avaliados nas lojas da Apple e do Google. Ele se destaca por poder ser integrado aos bancos e por ter uma interface simples, porém completa.

O app suporta dezenas de bancos e cartões de crédito e, ao fazer a integração, pelo próprio smartphone, o aplicativo exporta todas as transações realizadas e gera um gráfico exibindo as categorias em que você mais tem gastado dinheiro.

É possível, também, inserir mais de uma conta e o app oferece total segurança dos dados, garantindo que todas as informações são criptografadas. Outro destaque vai para a ferramenta de dicas, que envia notificações personalizadas de acordo com o perfil e estilo de vida do usuário.

O GuiaBolso oferece, ainda, contratação de serviços financeiros, como empréstimos, investimentos e seguros, tudo compatível com as necessidades do usuário e em conformidade aos serviços de proteção de crédito.

Para quem não tem controle sobre os pagamentos de contas, o app apresenta integração com a agenda do celular, onde o usuário cadastra um boleto e, antes do vencimento, o aplicativo notifica sobre a data, na tentativa de reduzir os gastos com juros por atraso.

Acesso: iOS | Android | PC

Mobills: controle de orçamento e investimento

5 aplicativos de finanças para ajudar no seu planejamento
Para quem tem muitos cartões de crédito, esse aplicativo de finanças é útil ao ajudar a organizá-los.

O app Mobills ficou famoso pelas redes sociais e hoje já figura entre os mais baixados das lojas. Ele promete devolver aos usuários o controle dos seus gastos e garantir a organização da sua vida financeira.

Este aplicativo possui dezenas de funcionalidades, todas com foco em um tipo de necessidade. Com ele, é possível armazenar cupons fiscais, controlar os investimentos dos mais diversos fundos, além de monitorar o consumo do cartão de crédito.

Amparado na LGPD, a nova lei de proteção de dados, o Mobilis também garante a segurança de todas as informações pessoais, bancárias e financeiras. Ele tem, ainda, um layout intuitivo com o modo noturno incluso.

O diferencial dele é o seu programa de fidelidade, em que os usuários ganham pontos a cada uso e, depois, podem transferir para programas de milhagem, como o Multiplus. Outra vantagem no programa é a possibilidade de trocas por livros de educação financeira, gift cards e até ao upgrade de categoria, tudo dentro do próprio aplicativo.

Ele está disponível nas versões gratuita e paga, que se diferem pela quantidade de importações de dados permitidas. No plano premium, os usuários pagam R$ 99 por ano (ou R$ 19 por mês) e têm acesso a todas as funcionalidades de forma ilimitada.

Acesso: iOS | Android | PC

Organizze Gastos: gerenciamento de assinatura e alcance de metas

Print do Organizze Gastos, um aplicativo para ajudar o usuário a, literalmente, organizar gastos.
Gerenciamento de gastos é o ponto forte desse aplicativo de finanças.

Pagar vários serviços de assinatura já é normal para grande parte das pessoas, que podem perder o controle dessas mensalidades. Para ajudar você a gerenciar esses pagamentos, o app mais indicado é o Organizze Gastos. Isso porque ele tem uma aba exclusiva para essa gestão, onde é possível ver o quanto você gasta com esses serviços.

Por também figurar na lista dos melhores aplicativos de finanças, ele já é usado por mais de 2 milhões de brasileiros, segundo a desenvolvedora. O motivo para isso, talvez, seja a funcionalidade “sonhos”, que permite que os usuários definam um valor a ser atingido para uma determinada meta.

Ele também tem uma função que limita o consumo por categoria e notifica o usuário sempre que um valor definido é atingido. E, assim como o app anterior, o Organizze Gastos trabalha com os planos gratuito e pago, que se diferenciam pela quantidade de cartões que podem ser registrados na plataforma.

Acesso: iOS | Android | PC

Spendee: uma opção intuitiva

Apesar de ser em inglês, o Spendee figura a lista dos aplicativos de finanças mais baixados no Brasil
O Spendee é um dos aplicativos de finanças mais baixados pelos brasileiros.

Um dos aplicativos de finanças mais charmosos visualmente, o Spendee promete te dar um olhar real da sua vida financeira. Ele funciona como os anteriores, mas tem um apelo visual mais forte, o que o torna atrativo e efetivo no gerenciamento das informações.

Apesar de ser em inglês, isso não interfere em nada, pois este app tem muitas imagens, que conseguem guiar o usuário durante a navegação. Ele também possui interface com outros softwares, permitindo a exportação de dados para planilhas do Google e do Excel.

A única diferença entre as versões gratuita e paga é a presença de propagandas durante o uso. Caso o usuário prefira, basta fazer um pagamento mensal para que os anúncios não apareçam no app.

Acesso: iOS | Android | PC

O que achou das nossas indicações? Se você conhece outros aplicativos que auxiliam nesta tarefa, deixe seu comentário aqui embaixo.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter