8 maneiras criativas para usar o seu celular antigo

celulares antigos agrupados
Aquele celular antigo que você tem parado em casa pode ser a solução para alguns problemas da sua vida

O mercado de smartphones não para nunca: parece que todo mês há um aparelho novo sendo lançado, e sempre trazendo alguma nova tecnologia. Celulares com tela dobrável, internet 5G, baterias que recarregam em poucos minutos…a disponibilidade de aparelhos é tão grande que, muitas vezes, as pessoas se sentem compelidas a trocar de celular mesmo que o aparelho que utilizam ainda esteja funcionando. E aí cria-se um impasse: o que fazer com o celular antigo na hora que se compra um novo?

Mesmo que ele esteja meio velhinho, é uma pena simplesmente jogar um smartphone que ainda funciona no lixo – principalmente porque eles ainda podem ser utilizados para outras funções. Assim, trazemos aqui algumas opções do que fazer com o seu aparelho antigo.

Transforme ele em um controle universal

celular antigo como controle remoto
Você pode usar seu celular antigo em uma espécie de controle universal para toda a casa

A cada ano que passa, a tecnologia fica cada vez mais “smart”, com TVs, geladeiras, lâmpadas, sistemas de som e praticamente qualquer parte da casa se conectando à internet e interagindo entre si para facilitar o dia-a-dia dos usuários. Mas uma coisa que não é muito “smart” é a forma como controlamos essa tecnologia: caso esses aparelhos não possuam um reconhecimento de voz bem configurado (e, no caso da língua portuguesa, muitas marcas ainda não trabalham com o reconhecimento de comandos em nossa língua nativa), pode ser um pouco complicado ter acesso rápido a todas as tecnologias existentes dentro de casa.

Isso pode ser facilmente contornado transformando um celular antigo em uma espécie de “controle universal”, deixando instalado nele todos os apps necessários para se conectar aos aparelhos da casa – e somente esses apps e mais nenhum outro, pois isso permitirá que você ache rapidamente o programa correto para cada situação. Assim, tudo o que você precisa controlar na sua casa através de um app (você pode usar um app como o iRule para controlar diversos aparelhos, desde a potência das luzes, seu sistema de som ou mesmo escolher o que assistir na TV) pode ser feito por um único aparelho e sem precisar se preocupar em ocupar a memória do seu smartphone principal com esses apps.

Faça bom proveito da câmera

8 maneiras criativas para usar o seu celular antigo
Um celular antigo pode se tornar uma câmera de segurança ou monitor de bebê

Mesmo que você não utilize mais seu celular antigo para fazer ligações ou navegar na internet, há uma boa chance dele ter uma câmera funcionando, e ela pode ser muito útil em diversas situações.

Uma delas é transformar o aparelho em um câmera de segurança. Tudo o que você precisa fazer é instalar nele um aplicativo de monitoramento (o Alfred é um bom exemplo gratuito, que pode ser encontrado tanto para Android quanto para iOS), e então deixar seu antigo aparelho com o app rodando para gravar tudo o que está acontecendo. 

Você pode deixar o celular tanto em ambientes internos (por exemplo, para vigiar se seu cachorro está destruindo a casa enquanto você trabalha) ou externos (para filmar a movimentação que acontece na entrada da sua casa, por exemplo), e o aplicativo ainda permite que você não apenas grave as imagens e as envie para servidores na nuvem, como também que acesse a qualquer momento a imagem das câmeras ao vivo.

Outra possibilidade também é transformar seu aparelho sem uso em um monitor de bebês, já que além da transmissão ao vivo de imagens o app também conta com a opção de áudio bidirecional, permitindo não apenas escutar quando o seu bebê começa a chorar como também conversar com ele através do celular para tentar acalmá-lo. 

Transforme o celular em um videogame portátil

8 maneiras criativas para usar o seu celular antigo
É possível transformar seu celular velho em um videogame portátil (Imagem: Reprodução)

Mesmo que seu celular antigo não seja exatamente dos mais potentes, ele pode ser um aparelho bem útil para aqueles que gostam de um videogame antigo. Uma opção interessante para isso é o uso do Smartboy Mobile Device da Hyperkin, um adaptador que transforma o seu celular em um verdadeiro Game Boy – inclusive rodando os cartuchos originais do aparelho da Nintendo. O acessório pode ser encontrado à venda na internet por cerca de R$ 300, sendo uma opção principalmente para colecionadores (até porque é necessário que você possua os cartuchos do portátil da Nintendo para conseguir jogar).

Mas, se você não quer gastar tanto (ou até não queira gastar nada) existe uma infinidade de emuladores gratuitos de consoles antigos que você pode achar em lojas como a Play Store e a App Store, e permitem jogar no celular os games que marcaram sua infância. Além disso, a Sega possui toda uma linha de clássicos do Mega Drive e do Master System disponibilizados gratuitamente para smartphones, e que conta com títulos como Sonic 2, Golden Axe e Phantasy Star que rodam sem lags até mesmo nos smartphones mais antigos.

Transforme o celular em um Google Home

8 maneiras criativas para usar o seu celular antigo
Ao invés de comprar um equipamento novo, é possível transformar seu celular velho em um assistente

Se se smartphone antigo for um Android, é muito simples transformar ele em um aparelho Google Home “caseiro”. Tudo o que você precisa é garantir que o aparelho que você quer utilizar esteja com a última atualização do Android (de modo que ele reconheça o comando de voz “OK Google) e então arranjar uma caixinha Bluetooth – pode ser daquelas mais simples, do tipo que o camelô vende na beira da praia mesmo. 

Com ambos em mãos, e só manter seu celular antigo pareado via Bluetooth com a caixinha e – voilá! – você terá um dispositivo Google Home em casa que tem todas as mesmas funções do aparelho do Google, mas com um extremamente baixo (e que pode até ter saído de graça caso você também já tenha uma caixa de som Bluetooth sem uso em casa).

Use como MP3 Player

8 maneiras criativas para usar o seu celular antigo
Celulares sem uso podem ser ótimos tocadores de música

Quem está sempre andando no transporte público sabe de duas coisas: que você não pode depender da internet para acessar suas músicas (principalmente se precisa pegar o metrô) e que deixar suas playlists salvas no telefone consome muita memória. Então, porque não deixar o seu aparelho antigo apenas para isso?

Ao invés de ficar pesando a memória do seu smartphone principal, você pode transformar seu celular antigo em uma espécie de mp3 player, deixando instalado nele apenas os aplicativos que usa para acessar suas músicas e podcasts, como o Spotify ou o Deezer. Além de liberar espaço no seu aparelho principal, é possível que você consiga salvar até mais músicas do que antes, já que toda a memória será dedicada para armazenar músicas e podcasts, não precisando dividir espaço com apps de redes sociais, jogos, fotos e vídeos. E o melhor de tudo: você nunca mais vai ter sua música preferida sendo interrompida na melhor parte porque um robô de telemarketing está te ligando para oferecer um novo plano de dados.

Transforme seu celular antigo em um mouse sem fio

8 maneiras criativas para usar o seu celular antigo
Dependendo da situação, transformar seu celular velho em um mouse pode ajudar muito

Essa é uma boa dica para jornalistas, designers e qualquer profissional que vira e mexe precisa trabalhar com um notebook fora de casa: é só baixar no seu aparelho antigo um app de mouse sem fio (o Remote Mouse é uma boa opção gratuita, e está disponível tanto para Android quanto para iOS), garantir que o aparelho e o computador estão conectados na mesma rede, e pronto! Você já tem um mouse sem fio prontinho para usar em qualquer lugar.

Uma das vantagens desta técnica é que você pode deixar o celular jogado na sua bolsa ou mochila e sempre recorrer a ele quando esquecer de pegar um mouse real antes de sair de casa. Além disso, não é necessário recorrer a pilhas, e mesmo que a bateria acabe no meio do uso é só conectar ele a uma fonte e continuar com os trabalhos. 

Jogue um futebol com os amigos

8 maneiras criativas para usar o seu celular antigo
Dar uma bela bicuda naquele celular velho que só te fez passar raiva é uma ótima terapia

Uma possibilidade que não levantamos aqui ainda é a de que você tenha passado tanta raiva com o seu aparelho antigo que não quer usar ele pra mais nada. Talvez ele já esteja em um estado deplorável, demorando cinco minutos pra ligar e entrar na tela inicial, travando sempre que tenta abrir qualquer app, e com a tela já toda trincada, e você só não trocou de aparelho há mais tempo porque faltou meios ($$$). 

Nesse caso, uma boa forma de descontar toda a raiva que você tem de seu aparelho antigo é chamar uns amigos mais próximos pra jogar um futebolzinho – e usar o celular como bola. A regra não importa: gol a gol, três toques, vão-de-perna-pé-na-bunda, tanto faz. O que vale mesmo é que há algo de terapêutico em encher de chutes um aparelho que por tanto tempo te deixou na mão.

Faça o descarte correto

8 maneiras criativas para usar o seu celular antigo
Jogue seu celular antigo no lixo correto para evitar que ele polua o meio-ambiente

Mas se mesmo com todas as opções apresentadas você achar que seu celular antigo está tão nas últimas que realmente não serve pra mais nada além de ir pro lixo, é importante que esse descarte seja feito da maneira correta, e que de maneira nenhuma você jogue o aparelho no lixo comum.

Isso porque esses aparelhos possuem em seus componentes uma série de elementos (como, por exemplo, chumbo) que são extremamente tóxicos para o meio-ambiente, e jogar esses equipamentos no lixo comum pode poluir o solo e os lençóis freáticos de maneira praticamente irreversível.

Assim, se você for mesmo jogar um celular no lixo, entre primeiro em contato com o SAC da fabricante para descobrir qual é o lugar de descarte correto de eletrônicos mais próximo da sua casa. Normalmente as revendas autorizadas e assistências técnicas costumam receber celulares mais antigos para fazer o descarte de maneira apropriada, mas em algumas cidades é possível encontrar lixeiras especiais para eletrônicos em locais de grande concentração de público, como supermercados, bancos e universidades. Na dúvida, é sempre legal entrar em contato com a fabricante e perguntar qual é o local de descarte mais próximo de sua residência, que assim você não corre o risco de perder viagem.

Fonte: CNet, eCycle

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter