9 programas para criar suas próprias animações 3D

É possível ser criador de suas próprias aventuras! Programas de animações 3D permitem o melhor de estúdios de Hollywood no conforto de sua casa

Animações 3D ocupam um pedaço de nossos corações. Mas verdade seja dita: o quão incrível seria não poder criar as nossas próprias histórias? Para grandes vontades, não há empecilhos. Tudo o que é preciso é ter uma ideia na cabeça e as ferramentas. E elas existem, de iniciantes para profissionais, o mundo da animação está apenas a um passo.

Algumas empresas passaram a disponibilizar programas de edição para animações 3D recentemente. E, antes algo que era considerado elitista e digno de grandes estúdios de Hollywood como Pixar, Disney e Dreamworks passaram a dividir espaço com os primeiros esforços independentes de criadores com acesso a essas mesmas ferramentas. Se a animação 3D é o futuro, todos podemos fazer parte dele.

Animações 3D: uma breve história

A animação 3D não é um fenômeno recente. Sua primeira tentativa bem-sucedida foi com Toy Story em 1996. Mas as coisas demoraram a esquentar. Afinal, se os anos 90 é considerado a Era de Ouro da animação com o segundo “boom” da Disney, o nascimento do Studio Ghibli e os esforços da Fox neste segmento, podemos considerar que os anos 2010 abriram as portas para a animação 3D.

Com o quarto capítulo chegando, a franquia Toy Story foi pioneiro no segmento 3D, abocanhando aí uma indicação ao Oscar de Melhor Filme

Com o surgimento de princesas da Disney totalmente repaginas em tecnologia 3D ao revival de antigos favoritos com Incríveis 2 (2018), há muito para ser explorado e estimulado neste novo capítulo que se inicia. Não é para menos, com o quarto capítulo da franquia Toy Story já marcado para dia 21 de junho, não é de se admirar o quanto animações da Pixar mexem com o nosso imaginário.

Um bom exemplo disso é o Spider-Man: Into the Spiderverse (2018), sucesso absoluto de público e de crítica, sendo o grande vencedor incontestável da última temporada de premiações na categoria Melhor Animação.

Os resultados do cabeça de teia nas telonas foram tão satisfatórios, que a Sony comprometeu-se a investir na indústria do entretenimento e seus criadores

Tamanha foi a animação da Sony com os resultados obtidos com a franquia que o painel da empresa japonesa na CES 2019 foi dedicada aos valores reconhecidos em torno da necessidade de suprir criadores, sejam eles quem for, com o melhor instrumento de trabalho. Dito isso, vamos conhecê-las:

Maya

Este é o software mais completo para animações 3D
Maya é o programa favorito dos estúdios de animação

Por que não começar com aquele programa que é referência? Esse é o caso do Maya, propriedade da Autodesk e que é atualmente o padrão da indústria para animações, jogos e efeitos 3D gerados por computador usados em entretenimento ao vivo e em programas de TV.

O Maya está sempre sendo atualizado e possui tantos recursos que é o programa perfeito para aqueles que estão se esforçando para se tornarem animadores profissionais. É, sem sombra de dúvidas, o software preferido por muitos cineastas, pois permite uma ampla gama de efeitos de sombreamento e iluminação.

O custo do Maya pode ser uma desvantagem
A riqueza do detalhamento e a gama de recursos do Maya é ideal para profissionais da área e para os estudantes desejosos por dominar ainda mais recursos

Outro ponto a seu favor é que é facilmente personalizável e você pode integrar nele software e extensões de terceiros. É muita eficiência. Mas nem tudo são flores. A começar pelo seu preço. Por isso, se você é um aluno ou não vai usar todos os seus recursos, é bem possível que seja melhor pensar em outras opções.

O Maya custa 1,995 dólares e está disponível para Mac OSX e Windows.

Lightwave

É dificil dominar o Lightwave
Dominar o Lightwave requer muito estudo

Lightwave é um software de animação 3D muito profissional. É usado principalmente para criar animações e efeitos especiais.

O software vem com muitos recursos e requer muito aprendizado antes de você dominá-lo. Mas isso não é um empecilho. Os resultados valem o esforço. A melhor parte é que ele vem com um teste gratuito de 30 dias e é compatível com todos os sistemas operacionais mais recentes.

A qualidade das animações também é de alto padrão e a velocidade com a qual você pode criar animações é digna de nora. No entanto, não é barato.

O Lightwave custa 995 dólares e está disponível tanto para Mac OSX quanto Windows.

3D Studio Max

Primo do Maya, esté é o programa mais caro da lista
Este software começou no design e alcançou o cinema

Este é outro maravilhoso software de animação 3D da Autodesk, os proprietários do Maya. Embora seja mais popular entre os designers e arquitetos industriais, ela lentamente transitou para o mundo dos filmes e videogames. É mais adequado para o desenvolvimento de jogos 3D, ao contrário do Maya, que é melhor para animações.

No entanto, é um dos softwares de animação 3D mais caro de nossa lista e apenas grandes estúdios provavelmente podem pagar para tanto. O 3D Studio Max custa 3,495 dólares e está disponível para Mac OSX e Windows.

Blender

Blender é uma boa alternativa
Gratuito, o Blender é ideal para os iniciantes e curiosos

É menos provável que você veja esse software em grandes estúdios, mas se estiver trabalhando com orçamento limitado ou simplesmente fazendo animações em 3D para seus projetos, o Blender é exatamente o que você precisa.

É perfeito para criar desenhos simples, assim como outros pequenos projetos de animação 3D. Como é um software mais simples, ele não combina com os gostos do Maya e do Lightwave em termos de qualidade e recursos, mas é um bom software por si só.

O melhor de tudo é que o Blender é gratuito e está disponível tanto para Mac OSX quanto Windows.

SmartBody

Smart Body é uma boa alternativa para os iniciantes
Desenvolvido por uma Universidade da California, o Smart Body promete facilitar a captação de movimentos

Outro que joga no time dos softwares gratuitos, o SmartBody é o tipo de programa indispensável e podemos te dizer o por quê: ele ajuda a captar movimentos. Existe recurso mais necessário do que esse?

Desenvolvido pelo USC Institute, este programa é tudo sobre animações 3D voltado para ação como: locomoção, direção, manipulação de objetos, sincronização labial, contemplação, comportamento não-verbal e redirecionamento. Você pode manipular espaços e fazer com que seus personagens possam executar de ações mais simples como acenar a mais complexas como, por exemplo, tomar um copo de água.

Vale lembrar que este programa tem um scanner embutido poderoso, o que torna tudo ainda mais efetivo e, por que não, divertido. O SmartBody é gratuito e está disponível para Mac OSX, Windows, Linux, Android e iOS.

Terragen

Limitado mas eficaz, o Terragen é para aqueles que desejam belas paisagens
Terragen é voltado para o detalhamento de paisagens

O Terragen não é exatamente gratuito, mas entra no time de precinhos que cabe no orçamento. O que ele faz? Paisagens 3D. As mais belas e detalhadas paisagens 3D. Não animações 3D, mas sim paisagens 3D. Mas é só isso.

Esse é o tipo de programa que vale a pena adquirir se você deseja um rico detalhamento ao seu projeto e ele vale o preço. Se você ainda está em seus primeiros passos como animador, é possível que este seja o seu próximo primeiro grande investimento.

O Terragen custa 345 dólares e está disponível para Mac OSX, Windows e Linux.

Poser

Poser é tudo sobre personagens
Nada de The Sims, o Poser permite criar seus próprios personagens

Este aqui também é outro programa com apenas um objetivo. Aqui você pode criar uma variedade de personagens com o detalhamento de animações 3D digno de grandes estúdios de Hollywood. Com um precinho camarada que varia para iniciantes e profissionais, o que vale aqui é a democracia.

O programa já disponibiliza uma carcaça padrão para você começar a trabalhar e, a partir daí, o céu é o limite.Poser custa 129 dólares na versão padrão e 349 dólares para a versão Pro. Está disponível para Windows e Mac OS.

modo

O modo pega carona nas ferramentas 2D
Voltado para efeitos visuais, o modo é uma boa saída para animadores 2D

modo foi desenvolvido visando profissionais nas indústrias de VFX (efeitos visuais) e design. Comparado com algum outro software de animações 3D, o modo é relativamente fácil de aprender. Seus pontos altos são modelagem de superfície de polígonos e subdivisões, um mecanismo de partículas e animação processual.

Algumas das ferramentas de animação são projetadas para atrair artistas que estão acostumados a software de animação 2D. Por exemplo, o gráfico de espaçamento que permite gerenciar as principais poses e intermediários para criar animações rapidamente.

Modo está disponível por 1299 dólares e é compatível com Mac OSX, Windows e Linux.

Quais são os softwares que mais lhe chamaram a atenção? Algum favorito? Está sentindo falta de algum? Compartilhe com a gente nos comentários.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: