Pessoa realizando uso do tiktok

Algoritmo do TikTok mantém pessoas no app com vídeos variados

Avatar de victor pacheco
Documento que foi enviado para equipe técnica é focado em explicar como aplicativo seleciona vídeos; comportamento também influencia entrega de conteúdo

Já se perguntou o motivo de você fica tanto tempo assistindo pequenos vídeos no aplicativo que é uma verdadeira febre mundial? A resposta possui três palavras: algoritmo do TikTok. Um documento obtido pelo jornal The New York Times revela que o aplicativo utiliza diversas técnicas focadas em sempre oferecer uma grande variedade de vídeos para que você não fique entediado (a).

Além disso, sabe-se que existem 4 valores básicos que são focados em conseguir atenção dos usuários pelo maior tempo possível. Confira mais detalhes agora mesmo sobre como isso vem sendo trabalhado pelos especialistas de um dos aplicativos mais utilizados do mundo.

Você passa tempo na seção For You?

Se você baixou o famoso aplicativo que possui muito mais que coreografias que são tendências no mundo todo, com certeza sabe que ficar algumas horas apenas assistindo conteúdos é uma atividade que nem percebemos o tempo passar, certo? O culpado disso: o algoritmo do TikTok.

Pessoa assistindo vídeos variados graças ao algoritmo do tiktok
TikTok é mais focado em entregar vídeos com maior variedade para manter usuários mais presentes no aplicativo
Foto: Shutterstock

Com o nome de “TikTok Algo 101” (Introdução ao Algoritmo do TikTok, em tradução livre), o relatório sobre o algoritmo foi desenvolvido pela equipe de Pequim, na China, e dá informações sobre como o aplicativo mantém as pessoas no aplicativo por tanto tempo. Se você é um (a) usuário (a) de redes sociais, com certeza sabe que publicações com os assuntos que gosta passam a ser entregues com uma maior frequência, até porque estes canais não desejam que você saia.

Pessoa em um dos vídeos no tiktok
De humor a conteúdo de política: o aplicativo é focado em exibir conteúdos variados em sua seção For You
Foto: TikTok

Então, a maior entrega de conteúdo relacionado ao que favoritou, ou até mesmo compartilhou, é uma técnica que vem sendo adotada há alguns anos. Mas há um problema: o tédio de ficar vendo muitos vídeos sobre um mesmo assunto. É neste ponto que o algoritmo do TikTok se destaca em meio aos concorrentes.

Os 4 valores básicos do algoritmo do TikTok

Sempre focado em enviar conteúdos diferentes que lhe entretém durante um tempo considerável, o documento vazado sobre o algoritmo do TikTok é focado em 4 valores para que os vídeos sejam selecionados para os usuários. São eles:

  • Valor do usuário;
  • Valor do usuário a longo prazo;
  • Valor do criador de conteúdo;
  • Valor da plataforma.

Na prática, o aplicativo foi programado para sempre entregar novidades para os usuários como uma forma de mantê-los rolando a tela. Se você usa o TikTok durante muito tempo, com certeza deve ter percebido que por mais que tenha curtido vídeos sobre um determinado assunto, acabou recebendo um grande compilado que é mais relacionado com o que curtiu desde a criação de seu perfil. Isso porque a variedade é a regra máxima do algoritmo do TikTok, de acordo com o documento.

“Se um usuário gosta de certo tipo de vídeo, mas o aplicativo continua a enviar o mesmo tipo para ele, ele rapidamente fica entediado e fecha o aplicativo. Nesse caso, o valor total criado por um usuário assistindo ao mesmo tipo de vídeo é menor do que assistir a todos os vídeos, porque a repetitividade leva ao tédio.”

Documento sobre algoritmo do TikTok

Curtidas, tempo assistido e demais interações também contam

Apesar de não ficar claro como o algoritmo do TikTok pondera suas interações para entregar vídeos variados, o documento também revela que o comportamento do usuário influencia o que aparecerá na seção Para Você.

Mas de acordo com as configurações de outras redes sociais, fica simples realizar esta explicação. Como você interage mais com um tipo de assunto ou perfil, então o algoritmo acaba entregando mais conteúdo para lhe manter atualizado (a) e engajado (a). O que claro, acaba fazendo com que as pessoas fiquem mais tempo dentro do aplicativo.

Celular com tiktok instalado
Likes e interações também influenciam no que você verá no aplicativo
Foto: FreePik

Não se sabe quais, mas algumas interações são mais valorizadas pelas outras na hora do algoritmo do TikTok decidir o que será entregue para você de uma forma personalizada. Com isso, é fácil entender porque você recebe mais conteúdos no qual interagiu e claro, como a novidade será utilizada para gerar um maior tempo de uso da plataforma.

Foto de um celular com o tiktok aberto
Uma série de informações são captadas pelo algoritmo do TikTok para lhe manter mais entretido
Foto: FreePik

Vale lembrar que apenas neste ano o aplicativo de pequenos vídeos alcançou a marca de 3 bilhões de downloads. Há informações que o TikTok conta com uma rede de pelo menos 1 bilhão de usuários ativos, estes que entram no aplicativo todos os dias.

Rede social seleciona vídeos com base no sucesso de criadores

O documento que reporta sobre exibição de vídeos variados também informa que o conteúdo é selecionado de acordo com o sucesso dos criadores. Três são os pilares que podem fazer com que um vídeo seja exibido para mais pessoas:

  • Taxa de publicação;
  • Retenção do criador; e
  • Monetização do criador.

Não se sabe como a monetização é mensurada pelo aplicativo, uma vez que até hoje, não há uma forma de ganho monetário como o YouTube. Mas a qualidade é medida de acordo com estes valores.

Criadores de conteúdo para o tiktok
Criadores que ganham mais dinheiro são impulsionados, mas outros fatores importam
Foto: FreePik

Um alto lucro com os vídeos não faz com que uma pessoa seja mais famosa e impulsionada pelo algoritmo do TikTok. É realizada uma grande otimização para saber que na média, um perfil realmente alcançou o necessário para ser impulsionado no aplicativo. Além disso, outra forma de conseguir ser visto por mais pessoas é fazer o uso de boas técnicas de interação, como responder comentários e sempre estar ativo na rede social.

Veracidade do documento confirmada

Ao entrar em contato com o TikTok, o The Verge confirmou com um porta-voz que o documento sobre o algoritmo é legítimo e sim, a grande prioridade é sempre exibir vídeos variados. Geralmente, grandes empresas acabam optando por não comentar possíveis vazamentos, até porque estas informações não deveriam ser conhecidas pelo público.

Pessoa segurando celular com aplicativo do tiktok instalado
Funcionário interno confirma relatório vazado do TikTok
Foto: The Verge

Esta também não é a primeira vez que o TikTok veio a público para falar sobre seu algoritmo. Após uma série de vídeos sobre transtornos alimentares e automutilação começarem a ser promovidos pelos robôs, devido às pessoas terem assistido conteúdos relacionados a este assunto, um grande texto chegou a ser publicado no blog do aplicativo para explicar como a seção Para Você funciona.

O vazamento sobre o algoritmo do TikTok de hoje também prova que caso as empresas tivessem vontade, seria possível explicar como a seleção de conteúdo pode ser explicada até mesmo para os mais leigos. Abrindo o leque de redes sociais, você acha que mais empresas deveriam ser mais abertas sobre como a seleção dos conteúdos dos usuários é realizada? Diga sua opinião pra gente nos comentários!

Veja também

O Showmetech já desenvolveu uma matéria completa sobre como o algoritmo do TikTok funciona, leia agora:

Fontes: The Verge e Business Insider

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados