Imagem de de exemplo de álbum dinâmico no google fotos

Como criar um álbum de família automático no Google Fotos em 4 passos

Avatar of victor pacheco
Recurso com programação única permite que suas fotos sejam organizadas da forma como quiser. Aprenda agora mesmo!

Você sempre se perguntou como ter um álbum de família automático no qual que não seria necessário se preocupar com as atualizações? Pois bem, saiba que é possível fazer isso por meio do Google Fotos. Tudo o que você precisa fazer é uma simples programação e pronto, seu álbum de família automático vai ser criado. É pai, mãe ou tio de pet? Não tem problema, nossos amados bichanos também podem ter um álbum apenas com cliques deles.

Como se trata de um recurso disponível para smartphones Android e iOS, você vai ter apenas o trabalho de se conectar à internet para que tudo seja feito. Como você sabe, o aplicativo do Google Fotos já possui recursos que permitem a identificação de diferentes rostos. E é dessa forma que você pode criar seu álbum de família automático. Confira agora mesmo!

Como o Google Fotos funciona?

Sendo um aplicativo que pode ser utilizado como galeria de fotos de smartphones, o Google Fotos pode ajudá-lo a ter uma biblioteca virtual de imagens, onde tudo fica catalogado da maneira que deseja. Relançado como substituto do Picasa em 28 de maio de 2015, durante a famosa conferência da empresa, a Google I/O, o maior objetivo desse app é que ele seja:

  • Um lar para todas as suas fotos e vídeos;
  • Um apoio para ajudar a organizar e recordar momentos da vida;
  • Um local para facilitar o compartilhamento e também salvar o que importa.

Entretanto, antes mesmo de lançar seu próprio aplicativo de galeria de fotos, a empresa já apontava que iria para esse mercado em algum momento, com o Google+ — rede social desenvolvida para bater de frente contra o Facebook e Twitter —, proporcionando essa funcionalidade para seus usuários. Relembre o momento em que Aravind Krishnaswamy, diretor de engenharia do Google Fotos, fez o anúncio oficial do app:

Voltando para os dias atuais, podemos dizer que o lançamento foi um sucesso. Até o fechamento desta matéria, o Google Fotos já havia sido instalado mais de 39 milhões de vezes apenas pela Play Store. Embora tenha sido desenvolvido pela companhia criadora do Android, a funcionalidade também está disponível nos dispositivos Apple, por meio da App Store.

Fabricantes de smartphones que optam por lançar seus modelos com a versão “neutra” (sem aplicativos com a marca desse) do Android também acabam optando por usar o Google Fotos como uma galeria nativa.

Criando seu álbum de família automático em 4 passos

Para você conseguir criar seu álbum de família automático com o apoio do Google Fotos, basta, primeiramente, é claro, instalar o aplicativo em seu celular. Como dissemos, apesar de ter sido criado pela desenvolvedora do Android, também é possível fazer a programação em dispositivos Apple. Caso você não tenha o Google Fotos instalado, faça isso agora mesmo:

Em seguida, você deve acessar a seção da “Biblioteca” de fotos do aplicativo. Você vai precisar clicar na opção “Novo álbum” para poder, enfim, criar seu álbum de família automático. Veja a foto abaixo:

Foto explicativa de começo de criação de álbum de família automático
Primeiro, você precisa chegar à Biblioteca. (Créditos: Showmetech)

Depois, é hora de realizar uma seleção das pessoas que vão entrar em seu álbum automático. Como algumas fotos estão salvas em seu celular, o Google Fotos consegue realizar a identificação de alguns rostos e seu trabalho é indicar as imagens com quais pessoas devem ser inseridas de maneira automática no álbum.

Defina um título e, depois de clicar em “Pessoas e animais de estimação”, é só fazer a seleção. Com isso, basta clicar em “Confirmar” no canto direito da tela. Confira:

Foto explicativa de começo de criação de álbum de família automático
Aí é hora de selecionar os rostos de quem vai estar no álbum. (Créditos: Showmetech)

Então seu álbum automático está pronto! Um ponto interessante é que você não vai precisar mais realizar o upload manual de cada uma das fotos. Isso porque o sistema do Google Fotos vai trabalhar em segundo plano para que seu álbum de família esteja sempre organizado. É como se a inteligência artificial trabalhasse para você!

Backup de fotos manual? Esqueça isso

O principal conceito do Google Fotos é simplesmente fazer com que você não tenha mais que realizar o backup profissional de fotos e vídeos de um longo dia de aventuras. Por isso, para que nada seja perdido e seja sempre enviado para a nuvem de sua conta do Google, você precisa ativar o backup automático do Google Fotos.

Para fazer essa programação, abra o aplicativo Google Fotos e, em seguida, acesse a biblioteca. Você vai encontrar uma seção chamada “Fotos no dispositivo”, com diversas pastas. Veja:

Imagem explicativa sobre como realizar backup de fotos para o google fotos
Você deve selecionar qual pasta vai ter as fotos enviadas automaticamente. (Créditos: Showmetech)

Agora, ao clicar em uma das pastas, é só marcar a opção “Backup e sincronização” para que os arquivos sejam enviados para sua nuvem. É importante citar que, ao fazer isso, todas as fotos dentro dessa pasta vão começar a ser enviadas para sua nuvem do Google. Por isso, cuidado para não perder todo seu plano de dados ou acabar enviando um clique indevido para o arquivo digital.

Imagem explicativa sobre como realizar backup de fotos para o google fotos
Não deixe de marcar a opção para o backup de fotos. (Créditos: Showmetech)

Outra informação é que o usuário pode marcar para que o uso de internet de seu celular (dados móveis) não seja utilizado, por meio deste caminho:

  • Backup e sincronização;
  • Uso de dados móveis;

Estando em uma nova tela, é só marcar para que os dados móveis não sejam consumidos ao clicar em “Não usar dados”. Prefere usar a internet de seu plano apenas para o upload de fotos para a nuvem do Google? Você pode definir um limite diário, que também pode ser ilimitado. Fica a seu critério. Um detalhe importante é que, após as fotos terem sido enviadas para a nuvem, você pode apagar o arquivo original de seu celular e, assim, ganhar mais memória para novos registros.

Recurso está disponível para todos smartphones Android e iOS

Se você gostaria de ter um álbum de família automático que não necessita de envio manual, é hora de instalar o Google Fotos. Desse modo, seu único trabalho será realizar a programação no próprio aplicativo. Como pode imaginar, vai ser necessário ter uma conta do Google para conectar no app. Mas hoje em dia, quem não tem pelo menos um Gmail?

Logo do google fotos
Google Fotos está disponível em aparelhos Android e Apple. (Créditos: Google)

Então, antes mesmo de todas as festas e encontros começarem, é hora de montar seu álbum de família automático para ter que apenas se conectar a uma rede Wi-Fi para ter à mão as imagens das pessoas que ama.

Além disso, uma funcionalidade bem legal é que a inteligência artificial monta pequenos vídeos de todos os registros capturados em um dia. Por isso, baixe o aplicativo agora mesmo e aproveite todas as vantagens!

Como ficou seu álbum de família automático? Diga para a gente nos comentários!

Veja também

Já se perguntou por que sua aparência no espelho e na foto não são as mesmas? Entenda esse fenômeno agora mesmo!

Fontes: Google e Android Central

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
1 comentário
  1. Pingback: Como salvar página da web e e-mails em PDF – Showmetech – Space Tuga
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados