Bonito no espelho e feio na foto? Entenda o porquê

Bonito no espelho e feio na foto? Entenda o por que
Apesar de se acharem bonitas quando se veem no espelho, muitas pessoas 'estranham' suas aparências em fotos; saiba o motivo

Você é daqueles que se acha mais bonito no espelho do que quando se vê em uma foto? Caso a sua resposta seja “sim”, saiba que muita gente compartilha dessa sensação.

Mesmo que seus amigos digam que você saiu ótimo na fotografia, alguma coisa parece estranha: às vezes é o seu cabelo que não está legal, a proporção do seu rosto, sua expressão… é como se a câmera capturasse outra pessoa; alguém diferente do que você conhece por si mesmo.

“Não tire fotos minhas. Não sou fotogênico!”

Esse fenômeno chama-se Fotogenia, a forma como nos vemos através da foto pode ser influenciada por inúmeras variáveis: fatores como o ângulo, a iluminação e até o equipamento utilizado podem transformar uma cena. Ainda assim, é papel da fotografia fazer com que a reprodução de um momento seja natural.

Mas se as câmeras e técnicas evoluem todos anos, por que tantas pessoas se sentem desconfortáveis com suas próprias imagens?

A resposta está no espelho

Bonito no espelho e feio na foto? Entenda o por que
Espelho, espelho meu…

Desde muito pequenos, somos acostumados com o nosso próprio reflexo. É no espelho que nos vemos todas as manhãs e também é lá que conferimos se uma roupa nos caiu bem. Quando nos olhamos no espelho, as condições de luz e cor se parecem perfeitas; um espelho também não sofre de baixa resolução ou granulação. No entanto, o espelho é responsável por ‘enviesar‘ a imagem que temos de nós mesmos:

Se você se lembra das aulas de ótica do tempo de escola, também deve se lembrar que, ao contrário das câmeras, o espelho inverte as imagens horizontalmente. Com isso, o reflexo que vemos é o inverso do que uma pessoa veria caso estivesse na mesma posição do espelho.

Ficou complicado de entender? Observe a imagem

Bonito no espelho e feio na foto? Entenda o por que

Note que, caso estivéssemos no lugar do espelho, a noção entre direita e esquerda mudaria. Saberíamos que a mão do rapaz é a direita, mesmo que, sob o nosso ponto de vista, ela estivesse do lado oposto. No espelho, esta relação é invertida. A mão direita sempre aparece no lado direito do espelho.

Mas o que isso tem a ver com a minha foto?

Bonito no espelho e feio na foto? Entenda o por que
Já notou que adoramos tirar fotos em frente ao espelho?

Tem tudo a ver. Por funcionarem como o ponto de vista de uma outra pessoa, as câmeras não refletem a nossa imagem. Elas capturam e exibem a foto sem invertê-la, causando uma certa estranheza quando lembramos de nossa própria imagem, que é feita com base nos espelhos.

Embora não pareça, só este efeito já é suficiente para que nos achemos ‘estranhos’ numa foto. Após anos e anos vendo nossos rostos em espelhos, vê-lo sem essa inversão horizontal nos causa estranheza.

Observe o exemplo abaixo

Bonito no espelho e feio na foto? Entenda o por que
Embora a atriz seja linda de toda forma, é possível ver a diferença

Esta é a atriz Jennifer Aniston, considerada por muitos uma das mulheres mais belas da TV norte-americana. Embora você não perceba, o rosto de Jennifer, assim como o de todos nós, não é perfeitamente simétrico: suas extremidades possuem diferenças sutis que, embora nós não possamos apontar, gravamos em nossas memórias.

Isto porque o cérebro humano é expert em memorizar padrões, reconhecendo os detalhes de qualquer imagem familiar.

Contudo, a própria Jennifer Aniston não se vê desta forma. A imagem que ela tem de si mesma foi criada com base em espelhos – ou seja, Aniston se vê invertida horizontalmente; como todos nós nos vemos.

Devido ao grande número de fotos suas espalhadas pelo mundo, é possível que a atriz já não estranhe a sua imagem ‘não-invertida’. Contudo, a maioria das pessoas não passa pelo mesmo, tendo uma enorme sensação de estranheza ao ver seus rostos ‘não invertidos’.

Como habilitar o recurso no seu celular

Se seu smartphone Samsung está atualizado com a interface OneUI, a opção para ativar a opção de salvamento deve aparecer como nas fotos abaixo:

Agora, se ele não estiver atualizado ainda, siga o passo a passo abaixo:

Para quem ainda não atualizou o seu smartphone Samsung, esse é o caminho para ativar a imagem espelho
Para quem ainda não atualizou o seu smartphone Samsung, esse é o caminho para ativar a imagem espelho

No iPhone, o processo é um pouco mais complexo. Siga o passo a passo abaixo para encontrar:

No iOS 13 Beta, abra o App Photos (Fotos) e selecione a sua foto. Clique em Editar e depois procure pela ferramenta de corte (sinalizada na imagem). Após selecionada, vai surgir um ícone de inversão, no canto superior esquerdo. Clique para inverter a imagem.

O procedimento foi feito através de um iPhone com sistema operacional iOS 13 Beta, nova versão do SO da Apple.

Quando falamos do nosso próprio rosto, essa sensação acaba sendo muito maior. Mesmo sem perceber, adoramos tirar fotos em frente ao espelho, ou utilizando aplicativos que imitam o efeito de um – como Snapchat e Instagram.

Aplicativos de câmera como o Cymera, e até mesmo a câmera original de alguns smartphones – como a da Samsung – já permitem salvar a ‘imagem espelho’. No caso dos aparelhos da coreana, inclusive, esta opção já vem habilitada.

Faça o teste!

Bonito no espelho e feio na foto? Entenda o por que

Embora o efeito espelho seja um truque, indicado apenas para nos sentirmos mais confortáveis com nossas fotos, ele ainda prova que grande parte da nossa ‘fotogenia‘ é influenciada pela percepção que temos de nós mesmos.

Justamente por isso, não deixe a insegurança impedir o registro de um belo momento. Utilize as técnicas da fotografia ao seu favor! 😉

Ficou curioso para entender o motivo? Assista nosso vídeo

5 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta