Android 10: nova versão muda visual e abandona nome de doces

Android Q será chamado apenas Android 10
Google oficializou o nome Android 10 para a nova versão do seu sistema, quebrando a tradição do nome de sobremesas e mudando o visual

Nesta quinta-feira (22), o Google revelou o nome oficial do nome Android Q e, para a surpresa de todos, não tem nada a ver com doces. O nome escolhido foi apenas Android 10, uma forma de facilitar o entendimento e também celebrar uma versão comemorativa que chega com mudanças até mesmo na logo do sistema operacional.

Android 10 não será uma sobremesa

Desde a versão 1.5 do Android, o Cupcake, o Google iniciou uma tradição de sempre batizar as novas versões do sistema operacional com nomes de sobremesas que começassem com a letra representativa daquela versão. Após o Cupcake, o Android recebeu os doces Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, Kitkat, Lollipop, Marshmallow, Nougat, Oreo e Pie.

Android 10 acaba com a tradição de nomear o sistema com sobremesas
Android 10 acaba com a tradição de nomear o sistema com sobremesas

Porém, esse ano não teremos um Quesadilla, Quiche, Quindim, ou nada do tipo. O antigo Android Q será oficialmente chamado de Android 10. Um dos motivos para a mudança foi a dificuldade das pessoas tanto para determinar quais eram as versões mais atuais quanto para visualizar uma mudança entre elas, segundo o Google. Usando números o processo de identificação de versões mais avançadas se torna muito mais fácil e prático.

Mudança no logo do Android 10

O novo Android 10 também chega com mudanças no design, principalmente na logo. O Google lançou um vídeo para celebrar essa mudança, destacando alguns pontos que foram melhorados na marca. A letra é mais moderna, minimalista e com cantos mais arredondados. Já o robozinho, que é símbolo do Android, agora só aparece na logo com metade do rosto pra cima. Veja:

Embora no vídeo a letra seja preta e o intuito seja chamar mais atenção e tonar a leitura mais fácil, no post original o Google mostrou que ela poderá também ser branca a depender da cor do fundo utilizado.

O novo logo do Android 10 pode ser também em letra branca
O novo logo do Android 10 pode ser também em letra branca

Fonte: Google

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: