Android 12 traz novo visual e mais privacidade, veja novidades

Android 12 tem seu anúncio oficial no google i/o 2021.
O Android 12, anunciado no Google I/O, traz novo visual, mais segurança e privacidade e muito mais

No recente evento Google I/O 2021, o evento anual para desenvolvedores realizado pela empresa, foi feito o anúncio oficial do Android 12 e seu beta aberto, com muitas novidades em identidade visual, privacidade e segurança e integração com outros dispositivos. Com o beta disponível em dispositivos Pixel e outros aparelhos selecionados, a nova versão do sistema operacional tem planos de chegar até o final do ano, também primeiro em aparelhos Pixel para depois figurar em outros celulares.

Vamos conferir o que há de novo, então?

Visual que salta aos olhos

A primeira e mais óbvia novidade é o novo design da vindoura 12ª versão do sistema operacional. Segundo o vice-presidente de gestão de produto da Google, Sameer Savat, a nova versão “é a maior mudança de design na história do Android”. A renovação na identidade visual vem com novo sistema chamado de Material You, que traz paletas automaticamente customizadas de acordo com a utilização usuário. Ao escolher um plano de fundo para o smartphone, o sistema identifica a paleta de cores da imagem e utiliza as cores, tanto primárias como secundárias, para personalizar os widgets e os menus, inclusive internamente.

Exemplo utilizado durante o google i/o para demonstrar como o sistema utiliza as cores na personalização do visual.
Exemplo utilizado durante o Google I/O para demonstrar como o sistema utiliza as cores na personalização do visual.

Além dessa adequação a nível básico, outros aspectos visuais também mudam de acordo com o ambiente: ao movimentar um widget como o relógio por cima da imagem de fundo, ele ficará mais claro ou mais escuro de acordo com o tom do que estiver abaixo dele. A empresa garante que as cores mais agradáveis baseadas no papel de parede serão selecionadas, evitando que a cor dominante do seu sistema fique “esquisita”. Resta esperar para ver se os desenvolvedores de aplicativos darão atenção ao design de widgets com a chegada do Android 12, já que a maioria vem sendo negligenciada até então.

Um design mais arredondado e sem medo de elementos grandes também é perceptível no Material You, num esquema que parece unificar melhor todos os elementos do Android, que por vezes conflitavam anteriormente. De maneira geral, as animações, os menus e as interações do sistema foram reformulados, tendo em vista mais suavidade e transições mais fluidas.

Ao tocar em um aplicativo, por exemplo, ele abre a partir da forma de seu ícone, blocos de notificação são dispensados com efeitos de fade, e o desbloqueio lateral do celular vem trazendo a tela de fundo do celular em forma de onda a partir do botão. São deleites visuais que parecem simples mudanças individuais, mas que melhoram a experiência de uso como um todo. As configurações rápidas do topo foram reprogramadas para serem mais intuitivas e fáceis, navegando entre funções com arrastes e cliques mínimos, assim como a aba de notificações. Ao limpar todas as notificações da tela de bloqueio, por exemplo, o relógio surge maior na tela, num aviso visual de que tudo já foi verificado.

Aqui podemos ver a extensão da repaginada visual das configurações e do acesso rápido, além das notificações e informações importantes.
Aqui podemos ver a extensão da repaginada visual das configurações e do acesso rápido, além das notificações e informações importantes.

Outras melhorias no design das configurações rápidas incluem a adição do Google Pay e do My Home ao acesso rápido, mas ainda permitindo a customização pelo usuário. Além disso, a ferramenta “o que estou ouvindo” promete melhorias, mostrando o status de reprodução de mais aplicativos e permitindo melhor controle via menu de arrastar. O botão de liga/desliga apertado longamente agora é o novo comando para abrir o Google Assistente, melhorando bastante em relação à edição anterior – ainda mais agora que a empresa planeja trazer mais funcionalidades e uso à ferramenta.

E se a adição de mais recursos e a promessa de maior velocidade te deixou preocupado com a eficiência do sistema operacional para computar tudo isso, a Google promete que o Android 12 irá reduzir o tempo de CPU necessário para rodar os serviços do sistema – em até 22%, mais especificamente – e também para o uso das tarefas mais centrais, dessa vez em até 15%, com uma melhor eficiência de energia. Agora é esperar pra ver.

O anúncio do novo sistema mostrou diversos celulares numa demonstração impressionante da diversidade visual permitida pela material you.
O anúncio do novo sistema mostrou diversos celulares numa demonstração impressionante da diversidade visual permitida pela Material You.

Mais segurança, sim – mais privacidade, talvez…

O Google também traz uma série de novidades e medidas para responder às preocupações crescentes dos usuários acerca de privacidade e segurança, com base em elementos do celular ligados ao fornecimento de informações – em outras palavras, a câmera, o microfone e a localização. Para começar, quando a captação de vídeo e/ou áudio estiver sendo realizada, uma notificação no canto direito aparecerá e permanecerá acesa como um pontinho verde, então será possível sempre saber se você está sendo observado. Será possível bloquear o uso desses sensores de forma global através das configurações rápidas – o curioso é que um aplicativo bloqueado dessa forma poderá até pensar que tem acesso a esses elementos, mas será efetivamente deixado às cegas pelo sistema.

O Painel de Privacidade

O Android 12 vem com uma promessa de maior transparência acerca do acesso dos aplicativos aos dados pessoais, e traz um auxílio no controle disso com o novo painel de privacidade e de uso da localização. Com ele, é possível ter um panorama unificado das permissões e a opção de gerenciá-las facilmente a partir da mesma tela.

O painel de privacidade traz uma visualização mais clara e um melhor gerenciamento das permissões dos aplicativos aos seus dados privados.
O painel de privacidade traz uma visualização mais clara e um melhor gerenciamento das permissões dos aplicativos aos seus dados privados.

Controles mais específicos em relação à localização também estão inclusos nas novidades, e será possível escolher se um aplicativo poderá ter acesso à sua localização exata ou apenas aproximada, por exemplo. Um aplicativo de previsão do tempo, para exemplificar, não precisa saber onde você está com precisão para dar um panorama do clima – então é possível limitar seu acesso sem prejudicar a funcionalidade.

Android Private Compute Core

Outra medida interessante para aumentar a privacidade é o Android Private Compute Core (“centro de computação privada do Android”, em tradução livre). Apesar da palavra “core” nos remeter mais ao sistema de processamento dos celulares, não é nada disso, na verdade: é uma maneira de dizer que o Android 12 terá uma inteligência artificial que trabalha somente internamente – sem qualquer conexão com recursos externos. Segundo a Google, as tecnologias e seu processamento de dados funcionarão apenas no dispositivo, e a única maneira de ter contato com essas funções é por APIs (interfaces de programação de aplicações) específicas, que tem código aberto – ou seja, será possível analisá-las para determinar a segurança e confiabilidade (ou a falta) das mesmas.

O Private Compute Core será utilizado para funções como Live Caption (que gera legendas automaticamente), Now Playing (que traz a identificação de músicas via microfone) e Smart Reply (que sugere respostas a mensagens com base em seu padrão de digitação).

O que pode ser questionado é se as nossas informações privadas realmente não poderão ser acessadas de nenhuma maneira – muitos escândalos de vazamento de dados recentes e violações de privacidade no geral tem alarmado os usuários, então é natural que nos perguntemos se as empresas não vão utilizar nossos dados independente do que afirmam. Ainda assim, é interessante ver que iniciativas em relação a melhorias nesse sentido tem surgido, mesmo com efetividade reduzida; difícil saber até onde vai a privacidade de verdade.

Sameer samat apresenta as característica do android 12: "profundamente pessoal", "privado e seguro" e "melhor em conjunto". Resta saber se teremos tudo isso na prática.
Sameer Samat apresenta as característica do Android 12: “profundamente pessoal”, “privado e seguro” e “melhor em conjunto”. Resta saber se teremos tudo isso na prática.

Integração entre dispositivos

Mais uma das garantias da atualização do sistema operacional é a integração entre dispositivos da empresa: proprietários de laptops Chromebook terão uma conexão melhor entre o aparelho e seu celular Android, por exemplo, podendo acessar arquivos como a biblioteca de fotos diretamente via WiFi ao invés de esperar a sincronização do Google Fotos.

Boas notícias para os usuários de chromebook - a integração com dispositivos android melhorou consideravelmente.
Boas notícias para os usuários de Chromebook – a integração com dispositivos Android melhorou consideravelmente.

Um recurso que os usuários esperavam já há algum tempo e que chega com o Android 12 é a utilização do smartphone como um controle remoto para sistemas de Android TV, como o Chromecast. Bem, a espera finalmente chegou ao fim.

Regozijai, irmãos em google, pois o controle remoto finalmente chegou com o android 12.
Regozijai, irmãos em Google, pois o controle remoto finalmente chegou com o Android 12.

Já uma novidade muitíssimo interessante vem com o Android Auto, que é a possibilidade de utilizar o celular como uma chave de carro digital. Com mais de 100 milhões de carros já compatíveis com o recurso, o Android 12 permitirá que você não apenas use o serviço para abrir as portas e ligar o veículo, mas também dê esse acesso remotamente para um amigo ou familiar, por exemplo, no caso de estar longe do carro. O número de carros compatíveis é mais tímido em relação aos anunciados 3 bilhões de usuários de dispositivos Android que a empresa anunciou na keynote, mas ainda assim é bem impressionante.

Android 12 traz novo visual e mais privacidade, veja novidades. O android 12, anunciado no google i/o, traz novo visual, mais segurança e privacidade e muito mais
Sameer Samat comenta sobre a parceria entre a empresa e empresas como a BMW para o na integração dos veículos com sistema Android na novidade da chave digital.

De resto, pequenas novidades e melhorias do sistema chegam com o Android 12, como capturas de tela envolvendo todo o conteúdo (incluindo aquele que você precisa rolar pra ver) e uma melhor integração com aplicativos de terceiros na Play Store (que já haviam dado as caras em betas fechados anteriormente). É claro, sempre lembrando que o sistema nativo do Android é usado em sua totalidade, sem interferência, quase somente pelos dispositivos Pixel, da própria empresa, e como outras fabricantes podem fazer suas próprias modificações, é possível que não vejamos muitas das inovações comentadas aqui em outros celulares – talvez muito poucas, até. Resta esperar.

Android 12 traz novo visual e mais privacidade, veja novidades. O android 12, anunciado no google i/o, traz novo visual, mais segurança e privacidade e muito mais
O beta do Android 12 chega para o Pixel e outros celulares selecionados hoje.

E aí, o que você mais curtiu nas mudanças do sistema operacional mais recente da Google? Deixe seu comentário e fique ligado para mais novidades do Google I/O 2021 aqui mesmo, no Showmetech.

Fontes: Google Blog | The Verge

Veja também:

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário