Android 9.0 surge em vazamento no Galaxy S9. Veja o que muda.

capa 4 990x560 - Android 9.0 surge em vazamento no Galaxy S9. Veja o que muda.
Build de testes mostra tema escuro e aplicativos atualizados com nova interface

A Samsung ainda não revelou seus planos de atualização para todos os aparelhos, o famoso roadmap da empresa. Por isso, ainda não tem como saber ao certo quando a empresa começará a atualizar o seu Galaxy S9 para o novo Android 9.0. Entretanto, já podemos ter uma ideia de como a nova versão do sistema operacional vai rodar no aparelho da gigante sul coreana graças a um vazamento online.

O pessoal do XDADevelopers teve acesso a um Galaxy S9 rodando uma build de testes do novo Android Pie. Como é possível perceber, muitas das mudanças principais já anunciadas para o Android 9.0 estarão presentes nessa atualização. Ela também traz a nova interface da Samsung customizada, a Samsung Experience 10 UI.

Mas vale ressaltar que por ainda ser uma build de testes e não a definitiva, alguns elementos de interface ainda estão incompletos ou com bugs, assim como alguns dos recursos ainda não estão funcionando perfeitamente bem. Mas ainda assim, serve para se ter uma ideia do que esperar para quando o Android 9.0 chegar para o Galaxy S9.

Android Pie no Galaxy S9

O primeiro grande detalhe que podemos perceber nas fotos é a chegada do Tema Escuro para a interface do aparelho. Esse é um recurso que vem fazendo cada vez mais sucesso, principalmente para pessoas que gostam de utilizar o smartphone a noite ou em locais mais escuros, e não é a toa que muitos aplicativos já estão lançando opções de Tema Escuro também, como é o caso do Youtube.

modo escuro 1 - Android 9.0 surge em vazamento no Galaxy S9. Veja o que muda.
Modo Escuro no Galaxy S9

O Android Pie não fica para trás, e o novo aparelho vai poder se aproveitar disso. Na build, o tema escuro está fixo e não há como mudar, mas isso não passa de um pequeno bug. Na versão final da atualização o usuário poderá escolher o tema escuro quando quiser e até mesmo configurar manualmente ou automaticamente a partir de um determinado horário, como depois do por do sol, por exemplo.

modo escuro configurando 486x1000 - Android 9.0 surge em vazamento no Galaxy S9. Veja o que muda.
Configurando o Modo Escuro

Outro recurso interessante e que foi mostrado pelo Google durante o I/O 2018 é a interface de usuário no estilo cartões. É possível perceber também que o sombreamento e o design do painel de Notificações Rápidas também foi redefinido para se adaptar às mudanças da interface. Os botões são mais arredondados e é possível até mesmo selecionar e configurar algumas opções de aplicativos do menu mesmo, sem a necessidade de ter que abri-los.

notificações 1 486x1000 - Android 9.0 surge em vazamento no Galaxy S9. Veja o que muda.

A opção de ver os aplicativos abertos também está notoriamente modificada para se adaptar ao novo Android Pie e com o Samsung Experience 10. É possível perceber a novidade na parte inferior, onde são mostrados os aplicativo abertos recentemente e navegar por eles deslizando horizontalmente e não verticalmente como era feito nas versões passadas. Mas vale lembrar que esse recurso já pode ser utilizado mesmo antes do Android Pie ao utilizar o Good Lock em aparelhos da Samsung.

apps recentes 1 486x1000 - Android 9.0 surge em vazamento no Galaxy S9. Veja o que muda.

Outro recurso que também já pode ser visto na build é a inclusão dos famosos controles por gestos, que chegarão ao Galaxy S9 com a atualização para o novo Android. Porém, eles não são exatamente os mesmos que o Google desenvolveu para o firmware. Aqui, os usuários poderão arrastar a tela de baixo para cima a partir da posição de onde estão os botões Tela Inicial (Home), Voltar (Back) e Recentes (Recents).

gestos 486x1000 - Android 9.0 surge em vazamento no Galaxy S9. Veja o que muda.
Controle por gestos

Esse controle por gesto só funciona quando a barra de navegação está escondida. Mas ainda existem outros gestos que podem ser encontrados no menu próprio e específico para esse tipo de recurso e que também aparece na build. Um dos gestos é o de acordar o smartphone ao ser levantado, ou seja, a tela é acesa quando o usuário o tira de uma superfície e o levanta na altura dos olhos.

Aplicativos também foram atualizados

E com a chegada do Samsung Experience 10, a empresa também aproveitou para dar uma atualizada em alguns dos seus aplicativos nativos. Começando com o botão de discar, que ganha também um tema de modo escuro para combinar com a interface. Os atalhos para contatos, teclado numérico e aplicativos recentes foram movidos para a parte inferior da tela. O de mensagens ganhou um design um pouco mais curvilíneo e também foi movido para a parte inferior da tela.

apps 1 486x1000 - Android 9.0 surge em vazamento no Galaxy S9. Veja o que muda.
Aplicativos atualizados

E a assistente pessoal, a Bixby, também ganhou algumas mudanças no visual para ficar no mesmo estilo do resto da interface, como era de se esperar. O design da Bixby Home ficou adequado a atualização que foi feita nos outros aplicativos, como um design mais curvo e o tema escuro para combinar.

android 9 pie galaxy s9 samsung experience 10 20 - Android 9.0 surge em vazamento no Galaxy S9. Veja o que muda.
Bixby Home

Quanto a recursos, na build de teste não foi visto nada novo em relação a Bixby Home além da mudança no visual ou até mesmo algo que poderia chegar em uma versão mais completa do Android 9.0 na próxima build. Outros aplicativos também tiveram essa mudança, como os de email, a galeria de fotos e o aplicativo de câmera, que a propósito ganhou novos recursos mas que infelizmente não estavam presentes ainda na build testada.

Fonte: SamMobile

O que achou das mudanças? Está ansioso (a) para a chegada do Android Pie no seu smartphone?

capa 4 - Android 9.0 surge em vazamento no Galaxy S9. Veja o que muda.

Receba Notícias por E-mail:

Share via