Google I/O: conheça todos os novos recursos do Android P

Captura de Tela 341 - Google I/O: conheça todos os novos recursos do Android P
E finalmente chegou a hora de dar mais uma olhada no Android P. Com uma nova interface e um monte de funções que abusam de IA, certamente vale a pena dar uma olhada nessa nova atualização.

Como previsto, o Google demonstrou os mais novos recursos do Android P lá, no Google I/O. No entanto, uma parte deles a gente já havia te mostrado. Confira agora tudo o que foi revelado sobre o sucessor do Android 8.0 Oreo:

Interface nova do Android P se adapta ao novo esquema de gestos

Uma das principais diferenças encontradas na nova interface do Android P é o botão Home. Ele está mais achatado e ganhou novas funções: incluindo gestos.

Captura de Tela 349 - Google I/O: conheça todos os novos recursos do Android P

Se antes você apertava o botão que ficava logo ao lado, de multitarefas, para ver todos os aplicativos abertos, agora, tudo é feito com um simples arraste. Em outras palavras, você arrasta seu dedo para cima, a partir do botão Home para acessar seus apps.

Sim, esse tipo de interação lembra um pouco a do iPhone X. No entanto, aqui é possível ver prévias dos aplicativos abertos, assim como a barra de pesquisas e sugestões com base na inteligência artificial.

Há também uma barra de rolagem horizontal, que surge ao fazer o gesto multitarefas. Ela serve para que você consiga circular entre o os seus vários apps abertos. Ah, e, também será possível selecionar textos contidos dentro de um aplicativo sem ter que entrar nele para isso.

E no que se diz respeito a controle de volume, o Android P irá alterar somente o de mídia ao pressionar os botões dedicados. Porém, isso é só uma opção que vem por padrão. Por fim, também é possível notar um botão de silenciar seus alertas.

Achou que não falaríamos de inteligência artificial?

Assim como visto no Gmail e no Google Fotos, a inteligência artificial também faz parte do Android P como um todo. Neste caso, será possível observar alguns novos recursos chegando com a atualização.

Captura de Tela 347 - Google I/O: conheça todos os novos recursos do Android P

E o primeiro deles é o Adaptive Battery (Bateria Adaptativa, em tradução livre). Em suma, se trata de uma função que limita o uso da bateria do smartphone de acordo com os apps que você não usa. Com isso, é possível ter uma redução de até 30% no número de vezes em que o processador precisa “acordar”.

Outro recurso de nome e função semelhante é o Adaptive Brightness (Brilho Adaptativo, em tradução livre). Através dele, o seu celular irá perceber a forma que você altera suas configurações de brilho e passará a fazê-las automaticamente. Esse recurso funciona de maneira diferente daquela vista em sensores.

Captura de Tela 345 e1525813202127 - Google I/O: conheça todos os novos recursos do Android P

Na gaveta de aplicativos, teremos duas novidades interessantes. No topo dela, ficarão os cinco apps que a inteligência artificial julgar mais importantes para você. E, logo abaixo disso, ficarão algumas sugestões de ações que você pode realizar através deles.

Também será possível ver algumas integrações interessantes com a barra de buscas. No exemplo dado pelo Google, um serviço de transporte deu algumas informações na própria barra, sem a necessidade de abrir o app para checar. Isso tudo é possível graças ao Slices.

Saúde é um bem essencial

É estranho achar que uma empresa se preocupa com seu bem-estar. Hoje, o Google anunciou sua plataforma de nome Bem-estar digital, que, assim como sugere o nome, tentará cuidar de seus hábitos que são potencialmente problemáticos.

Captura de Tela 350 - Google I/O: conheça todos os novos recursos do Android P

Entretanto, não estamos falando de quaisquer hábitos. Aqui, haverá um conjunto de apps que tentarão fazer com que você se desapegue mais de seu smartphone.

O principal deles é o Dashboard, que mostrará, de forma resumida, quanto tempo você têm gastado de sua vida em aplicativos. Além disso, ele te dirá quantas notificações recebeu e até mesmo o número de vezes em que desbloqueou a tela do seu aparelho.

Ou seja, se trata de uma forma de ensinar a si mesmo quando é hora de se desconectar. Tem até um temporizador para te indicar se você deve ou não usar aquele aplicativo no resto do dia.

Também é possível deixar sua tela em preto-e-branco com o recurso Wind down, que te ajuda a pegar no sono mais rapidamente. Isto é, você pode configurá-lo para desligar e ligar na hora que desejar.

Segundo o Google, a atualização dos dispositivos com Android será mais rápida graças ao Project Treble. E com ele, também foi possível realizar programas beta para versões mais recentes do sistema operacional.

A partir deste site aqui, você pode ver como se faz para baixar a atualização. Porém, fique sabendo que o Android P Beta só está disponível para os seguintes dispositivos:

  • Google Pixel 2;
  • Google Pixel 2 XL;
  • Google Pixel;
  • Google Pixel XL;
  • Essential Phone;
  • Sony Xperia XZ2;
  • Nokia 7 Plus;
  • Oppo R15 Pro;
  • Vivo X21 UD;
  • Vivo X21;
  • Xiaomi Mi Mix 2S.

Caso não tenha nenhum destes aparelho, a única solução é aguardar por mais informações por parte da empresa. Mas, fique de olho em nosso site para saber quando o Android P for lançado oficialmente.

Leia também

Google I/O: atualização do Google Assistente permitirá que ele faça ligações e marque compromissos em seu nome

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via