Apple Music anuncia Dolby Atmos e Lossless Audio em todas as músicas

Apple music anuncia dolby atmos e lossless audio em todas as músicas
Através de evento online a Apple Music anuncia Dolby Atmos e Lossless Audio, que vão trazer uma nova dimensão da música para audiófilos

Em evento realizado hoje, o Apple Music anuncia Dolby Atmos e Lossless Audio para todo o seu catálogo de músicas, recursos que tornarão a experiência musical ainda mais imersiva. A partir de agora, usuários do serviço de streaming de música da Apple poderão aproveitar todo o poder do padrão Dolby Atmos e Spatial Audio (“áudio espacial”, em tradução livre). E não é tudo, será possível ouvir músicas lossless audio, termo para “áudio sem perda de qualidade”.

A música está no DNA da Apple. Por isso, garantimos a melhor e mais inovadora experiência de áudio aos nossos clientes.

Apple no evento Apple Music Latin America Meeting

O que é Spatial Audio?

Diferente do som estéreo, padrão musical tradicional que tem como base apenas dois canais de som, o Spatial Audio é gravado e reproduzido de forma a simular várias direções de áudio. A tecnologia vista no Áudio Espacial é responsável por distribuir os sons que são reproduzidos de forma expansiva, algo semelhante ao que é visto nos cinemas, quando os sons parecem que estão sendo reproduzidos de todos os lugares — por isso o termo “Espacial”. Enquanto você ouve o que está sendo reproduzido, o que está acontecendo na tela ou a voz do ator, permanecem os mesmos.

Áudio espacial
O Áudio Espacial dá a sensação de que o som vem de todas as direções

O que é Dolby Atmos?

O Dolby Atmos é uma tecnologia de áudio espacial desenvolvida pela Dolby, empresa especializada em sistemas de áudio imersivos para o cinema. Nela os artistas possuem mais liberdade em mixar suas músicas, trazendo não apenas o som numa só direção, transformando a experiência em algo mais imersivo. Dessa maneira os agudos e graves ficam mais aprimorados, aumentando a capacidade sonora reproduzida. Atualmente vários smartphones já contam com essa tecnologia, tornando a experiência de consumo de mídia mais imersiva..

O que é Lossless Audio?

Como dito anteriormente, Lossless Audio, ou o “áudio sem perda de qualidade”, é uma tecnologia que reproduz o áudio sem perda de sua qualidade original — diferente do padrão MP3, que utiliza um algoritmo de compressão que reduz o tamanho dos arquivos, com uma pequena perda de qualidade.

O Apple Music Lossless começa com áudio em qualidade de CD, a 16 bits e 44,1 kHz de taxa de amostragem, chegando à qualidade máxima de 24 bits a 48kHz. Para o usuário audiófilo, a Apple oferece o Hi-Resolution Lossless, em que o padrão chega a 24 bits e taxa de amostragem de 192 kHz — entretanto para essa experiência aprimorada, será necessário o uso de um conversor DAC (digital para analógico) externo.

Apple music no iphone 12
Música sendo reproduzida conforme a nova tecnologia da Apple Music. Reprodução: Apple

Alguns dos padrões mais altos não estarão disponíveis para fones de ouvido Bluetooth (sem fio), pois quando o áudio é reproduzido através de aparelhos com essa tecnologia, sua qualidade estará inferior ao oferecido. Lembrando que nestes casos a qualidade total não é oferecida por conta do aparelho e a tecnologia utilizada.

Confira uma tabela mostrando várias características e reafirmando que o MP3, por possui o tamanho de arquivo menor que arquivos lossless, consegue ser armazenado com mais facilidade.

Apple music anuncia dolby atmos - tabela comparativa
MP3, MP4 e Vorbis perdem no quesito qualidade de áudio

Para configurar seu aparelho e reproduzir suas músicas com o lossless audio, vá em Ajustes > Música > Qualidade de Áudio. Daí você poderá escolher entre os variados níveis de qualidade de áudio conforme sua conexão com a internet atual: móvel ou WiFi. Essas qualidades começam pela qualidade de CD que é de 16 bits em 44,1 kHz, daí passa para o padrão atual do Apple Music de 24 bits em 48 kHz e a melhor possível que é a 24 bits em 192 kHz (estes últimos conforme explicado anteriormente).

Como saber que uma música está tocando com Dolby Atmos e Spatial Audio no Apple Music?

Primeiro, é necessário que os seus dispositivos sejam compatíveis, conforme a lista a seguir:

  • AirPods Pro, AirPods Max ou fones de ouvido Beats com processador Apple H1 ou W1
  • iPhone 7 ou posterior, ou um dos seguintes modelos de iPad:
    • iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração) e posterior
    • iPad Pro de 11 polegadas
    • iPad Air (3ª geração) e posterior
    • iPad (6ª geração) e posterior
    • iPad mini (5ª geração)
  • iOS ou iPadOS 14 ou posterior

Quando você reproduzir alguma música, o ícone representando o Áudio Espacial aparecerá na tela, indicando se o arquivo que está sendo reproduzido atualmente possui tal capacidade ou não e até mesmo se o recurso para a reprodução de Áudio Espacial está ligado. Automaticamente o Apple Music dará prioridade para a reprodução na melhor qualidade possível, se o modo de áudio especial Dolby Atmos estiver ligado.

Apple music anuncia dolby atmos e lossless audio em todas as músicas. Através de evento online a apple music anuncia dolby atmos e lossless audio, que vão trazer uma nova dimensão da música para audiófilos
Confira se o recurso de Áudio Espacial está sendo utilizado

Com todos esses novos recursos você com certeza conseguirá apreciar todas suas músicas na melhor qualidade possível. A Apple Music anuncia Dolby Atmos e o Lossless Audio em seu serviço de streaming para junho deste ano! Então mantenha seus dispositivos sempre atualizados para receber assim que a Apple lançar essa novidade, e você, o que achou dessas tecnologias em áudio?

Confira também os lançamentos da Apple como o novo Mac e iPad!

Veja também:

Fonte: Apple.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário