Apple Watch Series 6: Vazamento revela monitor de oxigênio e modo Kids

applewatch6
Os vazamentos continuam e agora é a vez das novidades do Apple Watch serem reveladas
Anúncio
Apple Watch Series 6: Vazamento revela monitor de oxigênio e modo Kids

O código-fonte vazado do iOS 14, que revelou várias novidades sendo desenvolvidas para iPhones e iPads, como uma nova tela inicial, aplicativo fitness e suporte completo a trackpads, também contém uma série de indícios dos recursos e melhorias que poderão ser disponibilizados no Apple Watch Series 6 e watchOS 7.

Para matar a curiosidade, trouxemos as principais novidades que chegarão esse ano ao relógio inteligente da Apple.

Detecção de Oxigênio no Sangue

Segundo o site 9to5Mac, o código-fonte do iOS 14 que vazou na semana passada revela que a Apple adicionará a capacidade de detecção de oxigênio no sangue ao monitor cardíaco do Apple Watch esse ano.

Assim como já ocorre com o monitoramento da frequência cardíaca, o Apple Watch emitirá um alerta quando detectar que o nível de oxigênio está abaixo do recomendado (em geral, 80%), pois um período prolongado de baixa oxigenação no sangue pode causar paradas respiratórias ou cardíacas e levar a sequelas mais graves, principalmente no cérebro.

O alerta de Batimetos Baixos é um dos recursos de saúde do Apple Watch
O alerta de Batimetos Baixos é um dos recursos de saúde do Apple Watch

Não está claro ainda se esse recurso será exclusivo do próximo Apple Watch ou será disponibilizado também para os modelos atuais através de uma atualização de sistema.

Monitoramento de Sono

O novo aplicativo Sleep para monitoramento de sono já foi vazado até pela própria Apple no ano passado, então não é nenhuma surpresa que mais informações tenham sido descobertas pelo 9to5Mac. Segundo o site, os usuários poderão definir metas de sono no aplicativo Saúde e receberão recomendações de como obter uma boa noite de descanso.

Eletrocardiograma

A funcionalidade de Eletrocardiograma (ECG) está presente no Apple Watch desde o modelo Series 4, mas a Apple deve preencher uma lacuna desse recurso com o watchOS 7: a incapacidade de realizar a medição quando a frequência cardíaca do usuário está entre entre 100 e 120 bpm.

Eletrocardiograma no Apple Watch Series 5
Eletrocardiograma deve ficar mais preciso no watchOS 7 e chegar ao Brasil em breve

Vale lembrar que o ECG ainda não está disponível no Brasil, mas que a Apple já submeteu o aparelho à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regula esse tipo de equipamento, portanto o recurso pode ser liberado por aqui nos próximos meses.

Modo Kids

Pais endinheirados poderão emparelhar e controlar o Apple Watch dos filhos a partir de um único iPhone, indica o 9to5Mac. Os recursos desse modo Kids incluem gerenciar contatos confiáveis, selecionar as músicas inclusas no relógio e definir quais os aplicativos e complicações estarão disponíveis durante o horário de aula ou tarefas das crianças.

Infograph Pro

A próxima versão do watchOS deve trazer um novo mostrador, chamado de Infograph Pro, cujo principal diferencial é a inclusão de um taquímetro. O watchOS 6 já conta hoje com dois outros mostradores dessa mesma linha, o Infograph e o Infograph Modular.

O relógio Omega Speedmaster possui um taquímetro ao redor do mostrador. 

Fonte: Tommi Selander
O relógio Omega Speedmaster possui um taquímetro ao redor do mostrador

Presente na borda mais externa de diversos relógios analógicos, especialmente os mais luxuosos, o taquímetro ajuda a calcular a velocidade média em que determinada distância foi percorrida. Para isso, é necessário saber a distância que será cruzada, por exemplo, 1 quilômetro. Em seguida, deve-se iniciar o cronômetro e começar a percorrê-la. Ao chegar no destino, basta parar a contagem e consultar qual o valor apontado pela seta no taquímetro.

Como isso será implementado no mostrador ainda é um mistério, mas é um tanto estranho imaginar que a Apple deixaria o cálculo da velocidade nas mãos do usuário, ao invés de simplesmente apresentar a informação.

International

Outro mostrador novo, o International contém ilustrações de diversas bandeiras nacionais – inclusive a brasileira, segundo o vazamento – mas ainda não é possível dizer se há alguma outra funcionalidade específica desse mostrador.

Novo mostrador International descoberto pelo site 9to5Mac
Novo mostrador International traz bandeiras de países

Fotos

O mostrador Fotos, que como o nome entrega, permite definir uma foto pessoal como a imagem de fundo atrás dos ponteiros do relógio ganhará a habilidade de selecionar fotos a partir de álbuns locais e álbuns compartilhados do iCloud. Atualmente apenas uma única foto pode ser definida no mostrador, mas com o watchOS 7, ao escolher um álbum, as fotos desse serão automaticamente revezadas como fundo.

Mostrador Fotos do Apple Watch
Mostrador Fotos do Apple Watch deve ganhar suporte a álbuns

Compartilhar mostradores

Uma adição um tanto curiosa do watchOS 7 é a possibilidade de compartilhar mostradores personalizados pelo usuário. O recurso não parece ser o tão aguardado suporte a mostradores de terceiros, mas apenas uma forma de customizar os mostradores atuais com as cores e complicações preferidas do usuário e enviá-las para amigos e familiares.

Central de Controle

Dois novos atalhos devem aparecer na Central de Controle do Apple Watch a partir do watchOS 7: modo Dormir (para ativar o monitoramento de sono) e Detecção de Ruído (para ligar/desligar essa funcionalidade).

Central de Controle do Apple Watch
Central de Controle do Apple Watch terá novas funções: Dormir e Ruído

Lançamento do watchOS 7 e Apple Watch Series 6

Em geral, novas versões do watchOS são lançadas oficialmente pela Apple durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) realizada anualmente no mês de junho na Califórnia. Esse ano, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus COVID-19, o evento não será presencial, mas transmitido totalmente pela internet.

É possível que nem todas as novidades vazadas cheguem à versão final do sistema operacional que será distribuída aos consumidores, uma vez que os planos da Apple podem mudar até lá. Além disso, parte desses recursos pode ser reservada ao Apple Watch Series 6.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter