Aprenda a atualizar seu smartphone ou tablet com Android

Android atualização - Aprenda a atualizar seu smartphone ou tablet com Android
Problemas para atualizar seu Android? Ensinamos você como manter seu smartphone ou tablet sempre com as últimas atualizações sem muito trabalho!

O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis que está em constante mudança. Sejam pequenos patches de correções ou grandes atualizações, o Google sempre está atento para f0rmas de melhorar seu sistema. Entretanto, atualizar o sistema pode não ser uma tarefa simples para todos.

Com isso, muitos usuários de smartphones ou tablets podem não perceber essas mudanças. Isso porque seus dispositivos não estão com as atualizações em dia. Por isso, vamos ensinar um passo-a-passo de como sempre manter seu Android atualizado de acordo com as principais marcas do mercado.

android update 590x399 - Aprenda a atualizar seu smartphone ou tablet com Android

Samsung

Os dispositivos da gigante sul-coreana Samsung possuem dois métodos que permitem ao usuário atualizar o Android. O primeiro deles, mais tradicional, pode ser feito de forma simples através do próprio aparelho com uma conexão WiFi ativa. Assim, basta seguir os seguintes passos:

1. Acesse a tela de “Configurações”. Nela, deslize para baixo até encontrar “Atualização de software”;

2. Agora, dê um toque em “Baixar atualizações manualmente”. Se houver alguma atualização, você receberá uma notificação para iniciar o download ou adiá-lo.

Samsung smartphones 720x405 - Aprenda a atualizar seu smartphone ou tablet com Android

É importante lembrar que esse primeiro método de atualização também permite ao usuário habilitar a opção para procurar atualizações automaticamente. Dessa forma, ao ativar essa opção, você receberá uma notificação no smartphone ou tablet assim que uma nova atualização estiver disponível. Além disso, é possível também agendar um horário específico para atualizar o dispositivo.

Já o segundo método de atualização é para aqueles que preferem utilizar o computador. Contudo, a Samsung possui um programa próprio chamado Smart Switch para esses casos. Felizmente, usá-lo é muito simples:

1. Baixe e instale o programa através deste link. O link para o download fica mais ou menos no meio do site, onde você encontra os botões “Download para Windows/Mac”;

samsung 720x381 - Aprenda a atualizar seu smartphone ou tablet com Android

2. Com o programa já instalado, abra-o. Assim, em sua tela inicial, clique em “Mais” e vá até “Preferências”;

3. Na nova tela, vamos em “Atualização do software” e marcaremos a opção “Pré-Download do Software Mais Recente”.

A vantagem de se utilizar esse programa é que, ao abrir o Smart Switch, sempre que tiver alguma atualização disponível, ele fará o download dela para o smartphone. Desbloqueando o aparelho, aparecerá a opção para instalar a atualização automaticamente. O Smart Switch possui suporte aos celulares e tablets das linhas Galaxy, Note e Tab mais novos que o Galaxy S2.

Asus

Assim como nos aparelhos da Samsung, para atualizar o seu smartphone da Asus, o usuário pode escolher dois métodos. O primeiro é a forma tradicional de se obter o arquivo de atualização diretamente no celular via WiFi. Siga os passos abaixo para localizar essa opção no dispositivo:

Chamada 874x492 - Aprenda a atualizar seu smartphone ou tablet com Android

1. Na grade de aplicativos, procure e dê um toque em “Configurar”. Então, deslize para baixo até o final e vá em “Atualização do sistema”;

2. Agora, uma tela com fundo da ZenUI aparecerá procurando por atualizações. Assim, caso exista alguma disponível, você terá opção de iniciar o download dela. Simples assim.

A outra opção da Asus para a atualização do sistema está em seu próprio site. Nele, existe uma seção chamada “Download center” ou “Centro de descargas“, onde pode ser feito o download das atualizações específicas para cada aparelho. Com isso, após o download, o usuário somente precisa passar o arquivo via cabo para o celular. Confira os passos abaixo:

1. Em qualquer navegador, acesse este link;

2. Agora, em “Tipo de produto” selecione se você quer atualizar um tablet ou smartphone, de qual série ele faz parte e o seu modelo;

asus - Aprenda a atualizar seu smartphone ou tablet com Android

3. Depois de preenchidos os campos, ao lado direito aparecerá o seu aparelho com algumas opções. Clique em “Drivers/controladores & ferramentas”;

4. Na nova tela, selecione a opção Android em “sistema”, e faça o download na opção “Firmware”;

5. Quando finalizado o download, você terá um arquivo no formato ZIP. Copie o arquivo sem descompactá-lo para o armazenamento interno de nosso aparelho em sua raiz, ou seja, ele não ficará dentro de uma pasta;

6. No smartphone, você receberá uma notificação que tem uma atualização disponível. Basta abri-la e prosseguir com a sua instalação.

Vale lembrar que, por padrão, os aparelhos com Android da Asus já procuram por atualizações automaticamente. Porém, às vezes a atualização mais recente não é notificada ao usuário. Por isso, sempre é bom conferir nas configurações do dispositivo ou no site da empresa por novas atualizações.

Motorola ou Lenovo

A única opção da Motorola (e consequentemente da Lenovo) para atualizar os seus smartphones com Android é através do próprio aparelho via Wi-Fi. Pelo site oficial da empresa, é possível saber se você possui uma atualização para instalar ou não. Então, veja como consultar se tem uma atualização disponível e como instalá-la a seguir:

1. Acesse este link em qualquer navegador;

2. Selecione onde o celular foi comprado e qual o seu modelo;

Motorola 720x540 - Aprenda a atualizar seu smartphone ou tablet com Android

3. Será exibida na página quais versões do Android estão previstas para chegar em seu aparelho, incluindo um link com as instruções de como proceder para instalá-la.

LG

Assim como nos aparelhos de outras marcas, as atualizações disponíveis para os smartphones da LG podem ser obtidas no aparelho e no computador. Primeiro, veja como atualizar direto pelo smartphone.

01093736955020 t1200x480 - Aprenda a atualizar seu smartphone ou tablet com Android

1. Na tela inicial ou na grade de aplicativos, acesse “Ajustes”. Procure e acesse a opção “Sobre o telefone” na área “Geral”;

2. Acesse a parte “Comum” e vá até “Centro de atualização”. Dê um toque em “Atualização de software”;

3. Agora, você já pode procurar uma atualização manualmente. Além disso, pode também configurar o Android  para procurar automaticamente as suas atualizações e te notificar quando ficarem disponíveis.

Para a atualizações feitas pelo computador, a LG conta com três programas como auxilio:

Por fim, todos eles funcionam de forma bem similar, e possuem um botão chamado “Verificar atualização”. O uso desses programas varia com o modelo de seu smartphone, então fique atento para configurações específicas.

Android atualização - Aprenda a atualizar seu smartphone ou tablet com Android

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via