As 18 melhores extensões do Firefox

Logo do firefox browser
O Showmetech compilou as melhores extensões do Firefox para instalar no seu navegador

O navegador Firefox, desenvolvido pela Fundação Mozilla, conta com uma grande biblioteca de extensões. Também chamadas de add-ons, extensões são usadas para ampliar o rol de  funcionalidades do navegador, tornando a navegação na web mais dinâmica, produtiva e divertida. 

As extensões do Firefox podem oferecer ferramentas de produtividade, recursos de reprodução de mídia, opções adicionais de privacidade, entre outros.

Confira a lista com as melhores extensões do Firefox nas seguintes categorias:

Utilitários

A categoria de utilitários reúne extensões que tornam o navegador mais conveniente e versátil.

Nimbus Screen Capture

Captura de tela do showmetech no firefox usando a extensão nimbus. São exibidas opções para compartilhar no slack, google drive, upload rápido, impressão, salvar em pdf e copiar.
Nimbus Screen Capture

Embora o Firefox possua uma ferramenta de captura de tela nativa, a extensão Nimbus Screen Capture oferece recursos adicionais, como um editor embutido, ferramentas de anotação e a possibilidade de salvar as capturas diretamente no Google Drive, Dropbox ou até no Slack.

Wayback Machine

Wayback machine exibe a página incial do site da apple (apple. Com) como era em 15 de março de 2007. A imagem de destaque é o primeiro iphone com a tagline "intriducing iphone. Apple reinvents the phone. "
Wayback Machine

Criada pela biblioteca digital Internet Archive, a Wayback Machine permite que você acesse versões antigas de páginas web. Esse recurso é útil para consultar sites que foram tirados do ar ou removeram algum conteúdo antigo que você gostaria de acessar.

View Image

Página de resultados do google imagens para o termo filhotes. Uma imagem com 10 filhotes de cachorro está selecionada e, devido à extensão view image, o botão view image é exibido abaixo da imagem.
View Image

Simples e útil, a extensão View Image traz de volta o botão para visualizar imagens encontradas nos resultados da busca do Google. O botão foi removido pelo buscador para incentivar os usuários a acessarem a fonte original das imagens. O View Image direciona o usuário diretamente ao endereço da imagem em si.

Reverse Image Search

Artigo "fusão nucelar pode finalmente se tornar realidade" do showmetech aberto no firefox. Sobre a imagem principal do post, o menu de contexto exibe a opção reverse image search.
Reverse Image Search

A extensão Reverse Image Search adiciona uma opção ao menu exibido quando você clica com o botão direito sobre uma imagem no Firefox para buscar por aquela imagem no Google ou outro buscador de sua preferência.

Hola Free VPN Proxy Unblocker

A extensão Hola oferece uma VPN para que você acesse sites e conteúdos bloqueados no país ou por redes restritas. Esse tipo de serviço pode ser útil, por exemplo, para acessar serviços de streaming que não estão disponíveis no Brasil. Contudo, vale ressaltar que todo o conteúdo trafegado na VPN pode ser rastreado pela Hola, por isso evite utilizá-la para atividades privadas ou sensíveis.

Produtividade

A categoria de produtividade inclui extensões que te ajudam evitar distrações, focar nas tarefas que realmente importam e aprimorar os resultados.

Tomato Clock

Contagem regressiva do tomato clock exibindo 24:34 no canto superior direito da tela com as opções da extensão na janela principal.
Tomato Clock

Baseada na técnica de gerenciamento de tempo Pomodoro, a extensão Tomato Clock fornece um timer para te ajudar a focar em uma tarefa durante 25 minutos ininterruptos. Um alerta é emitido ao final do período e o Tomato Clock permite personalizar a duração dos períodos de foco e intervalos.

Impulse Blocker

Tela de bloqueio do impulse blocker exibida ao tentar acessar twitter. Com
Impulse Blocker

Essa é mais uma extensão cujo objetivo é manter o foco e fugir de distrações. Com a Impulse Blocker, você cria uma lista de sites que quer evitar acessar, como redes sociais, compras ou notícias, games, etc. Caso caia na tentação, a Impulse Blocker bloqueia o acesso. E se estiver na hora do intervalo, você pode interromper o bloqueio selecionando um período de 5 minutos a 3 horas.

Grammarly

Documento de demonstração disponível no site do grammarly.
Grammarly

Bastante popular entre escritores e redatores profissionais, a extensão do Grammarly analisa os textos inseridos no navegador e sugere correções para erros de digitação ou gramaticais. Em determinados idiomas, o serviço também é capaz de sugerir aprimoramentos estéticos ao conteúdo para torná-lo mais claro e sofisticado.

Para oferecer esses recursos, o Grammarly envia e armazena o conteúdo digitado nos servidores da empresa. Para preservar a sua privacidade, ao enviar mensagens particulares ou sensíveis pelo navegador, você pode desabilitar a extensão.

Personalização

A categoria de personalização abriga extensões que deixam o Firefox com a sua cara.

Dark Reader

Google exibido no firefox com cores invertidas pela extensão dark reader. As opções da extensão são exibidas no canto superior direito, como brilho, contraste, sépia e escala de cinza.
Dark Reader

Embora muitos sites ofereçam um modo escuro (dark mode) para facilitar a leitura à noite, a Dark Reader permite que você aplique esse efeito em qualquer página web. A extensão inverte as cores e o alto contraste dos sites, e oferece opções para que você ajuste também o brilho, contraste, filtro sépia e fontes.

Firefox Color

Tela de customização de cores da extensão firefox color com opções para barra de ferramentas, plano de fundo, barra de pesquisa, destaque da aba, texto popup, texto do plano de fundo da aba, texto de pesquisa e plano de fundo do popup.
Firefox Color

Desenvolvida pela própria Mozilla, a extensão Firefox Color permite que você crie os seus próprios temas personalizados para o Firefox. Uma série de elementos da interface, como a barra de ferramentas, barra de endereço, abas, janelas popup, ícones e fontes podem ser customizados com cores e imagens selecionadas pelo usuário. Ao final, é possível gerar um link para compartilhar o tema com outros usuários.

Privacidade e Segurança

A categoria de privacidade e segurança lista extensões que protegem a sua navegação de rastreadores e xeretas em geral.

Privacy Badger

Página www. Showmetech. Com. Br com popup do privacy badger no canto superior esquerdo exibindo 5 potenciais rastreadores bloqueados.
Privacy Badger

A Privacy Badger é uma extensão que bloqueia uma grande variedade de rastreadores, o que evita que as suas informações sejam capturadas por empresas desconhecidas. À medida que você navega, a extensão aprende a identificar os rastreadores e os bloqueia. Essa inteligência reduz as chances de que algum site que você está tentando usar quebre, algo comum em extensões bloqueadoras de anúncios.

AdNauseam

Extensão adnauseum aberta no canto superior esquerdo exibindo um anúncio que foi clicado pela extensão.
AdNauseam

A extensão AdNauseam protege a sua privacidade através de uma técnica bastante interessante: ao invés de somente bloquear anúncios, ela clica nos anúncios da página, por trás dos panos, confundindo os anunciantes sobre os seus interesses. Assim, as marcas não saberão os seus reais interesses, pois estarão misturados junto aos demais anúncios em que a extensão clicou.

Facebook Container

Desenvolvida pela Mozilla, a extensão Facebook Container isola a sua navegação no Facebook dos outros sites que você visita na internet, impedindo a rede de Mark Zuckerberg de rastrear tudo o que você faz na internet. 

DuckDuckGo Privacy Essentials

Site www. Vulture. Com aberto no firefox com a extensão duck duck go aberta no canto superior direito exibindo que 9 rastreadores foram blqueados e a nota de privacidade da página sem a extensão é d e com a extensão é b+.
DuckDuckGo Essentials

A DuckDuckGo é uma das melhores alternativas à ferramenta de busca do Google, pois não utiliza dados pessoais dos usuários para exibir anúncios personalizados. Além de tornar a DuckDuckGo o serviço de busca padrão do Firefox, a extensão bloqueia rastreadores, força sites que ofereçam conexões HTTPS a usá-las, e ainda oferece um sistema de pontuação de privacidade para que você saiba quais sites estão mais comprometidos com a sua proteção.

Mídia

A categoria de mídia contém extensões que facilitam e aprimoram o consumo de conteúdo no Firefox.

Video DownloadHelper

Opções de download da extensão video downloadhelper sobre um vídeo do youtube.
Video DownloadHelper

Caso você tenha publicado vídeos em um site como YouTube ou DailyMotion, mas tenha perdido os arquivos originais, você pode usar o Video DownloadHelper para baixar o conteúdo direto das páginas em que eles estão hospedados.

Worldwide Radio

Extensão worldwide radio exibida no canto superior direito da janela do firefox executando a rádio havana radio de cuba.
Worldwide Radio

Se você tem interesse em ouvir estações de rádio de outros países, vai curtir a extensão Worldwide Radio. Ela permite o acesso ao vivo a mais de 45 mil estações de rádios de dezenas de países, como Estados Unidos, França, Holanda, Canadá, entre outros.

Enhancer for YouTube

Tela de opções da extensão enhancer for youtube, como tema claro e escuro, controles do vídeo player, bloqueio de anúncios e qualidade do playback
Enhancer for YouTube

Essa extensão oferece uma série de recursos e ferramentas para tornar a sua navegação no YouTube mais rica e personalizada. Entre as opções disponíveis estão reproduzir o vídeo automaticamente na resolução desejada, como 4K ou HD, repetir o vídeo e controlar o volume com a roda do mouse.

Turn Off the Lights

Janela do firefox escurecida com um vídeo do youtube destacada
Turn Off the Lights

Simples e eficiente, a extensão Turn Off the Lights tem apenas uma função: escurecer a página ao redor de um vídeo para que você possa assisti-lo sem distrações, como em um cinema. A extensão é compatível com os principais sites de vídeo, como YouTube, DailyMotion, Vimeo, Twitch e Facebook.

Conhece mais alguma extensão imperdível para o Firefox? Conte para a gente nos comentários.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário