Atualização do chatgpt plug-in

Atualização do ChatGPT conta com plug-ins para pesquisas na internet

Avatar de jefferson tafarel
Fazer receitas e buscar viagens: atualização do ChatGPT promete facilitar ainda mais a vida com integração com informações mais novas. Acompanhe as novidades a seguir

Depois das inovações mais recentes, que deixaram a inteligência artificial (IA) poder interpretar imagens com precisão e que expandiram a memória da aplicação, a atualização do ChatGPT, lançada nesta quinta-feira (23), ampliou as capacidades da automação para pesquisar na internet.

Anunciada no blog da OpenAI, a novidade surge graças ao uso de plug-ins, que podem fazer o ChatGPT se conectar com outras aplicações. Agora a automação vai ser poder estar mais em dia com informações mais recentes, já que expandiu sua base de dados para a internet em tempo real. Veja mais a seguir o que a IA da OpenAI vai poder fazer com essa atualização.

Quais os plug-ins disponíveis?

As inovações da IA vão estar disponíveis somente para usuários que tiveram acesso inicial ao projeto no modo Alpha e para desenvolvedores que estão inscritos no ChatGPT Plus. O serviço exclusivo também dá acesso ao lançamento também recente da OpenAI, o GPT-4. Os utilizadores que estão aptos a esse uso especial vão poder complementar a aplicação com serviços como Expedia, Kayak, Zapier e OpenTable.

A principal implementação vem com um plug-in capaz de fazer pesquisas mais atualizadas. Ou seja, o ChatGPT não vai ficar limitado ao que conhecia até setembro de 2021 (com isso, talvez ele não gere tantas alucinações engraçadas com o que ainda não conhece). Não só as pesquisas são mais ágeis, mas também há uma maior transparência: ao tentar verificar o valor total da bilheteria dos vencedores do Oscar deste ano, a automação da OpenAI mostra de quais fontes ele buscou as informações para dar uma resposta.

Atualização do chatgpt tela
A atualização do ChatGPT agora mostra as fontes utilizadas para buscar uma informação: na imagem, o usuário pergunta “como as vendas de bilheteria dos vencedores do Oscar deste ano podem ser comparadas com outros lançamentos recentes?” (Imagem: OpenAI/Divulgação).

Os organizadores por trás da aplicação de IA também avisaram que desenvolvedores vão poder produzir novos plug-ins para o ChatGPT. A OpenAI vai deixar disponível para os engenheiros de software um manual que dá instruções sobre como se adaptar à aplicação e quais são as implementações que podem ser desenvolvidas.

“Estamos felizes em construir uma comunidade que vai modificar o futuro do paradigma da interação entre humanos e IAs”.

Open AI

Plug-ins habilitam novas tarefas no ChatGPT

Precisa de uma receita rápida? O ChatGPT já conseguia cumprir essa tarefa antes, mas agora seu potencial vai além. A automação da Open AI pode pesquisar em sites de mercado e montar uma lista de compras, devido à conexão do bot com serviços dessa área.

Plug-ins disponíveis openai conexão
Kayak, InstaCart, Open Table, Speak e outros: o ChatGPT vai ter um aprimoramento que permite conexão em diversas aplicações (Imagem: OpenAI/DIvulgação).

As diferenças com outros buscadores prometem fazer do IA de tarefas simples um buscador mais funcional. Acontece que a integração com dados e informações mais novas permite que a automação da OpenAI faça buscas por planos de viagem em voos e hotéis e já faça os agendamentos. Buscadores como o Bing só procuram por esses itens, mas não fazem essa tarefa em conjunto.

Se o seu desejo é ter mais habilidades com línguas, você pode aproveitar a conexão da aplicação de IA com o Speak, que ensina a dizer várias palavras em outros idiomas. Ainda, usuários que já usam o Instacart para fazer compras simples, já podem contar com a conexão do bot com essa outra aplicação.

Quer verificar se está mesmo aplicando direito uma fórmula para um problema? Agora, a automação da OpenAI permite verificar cálculos com a plataforma WolframAlpha. Os programadores de Python também foram contemplados com um recurso que permite tanto o download de arquivos com códigos, como dá a possibilidade de fazer upload de arquivos para programar nessa linguagem.

Aplicação da openai código
Programadores em Python podem aproveitar novidades com aplicação da OpenAI atualizada nesta semana; na imagem, um usuário testa o ChatGPT para ver o peso de um tijolo (Imagem: OpenAI/Divulgação).

Ficou interessado? Caso você tenha ficado de fora da versão mais exclusiva do ChatGPT, a OpenAI também tem uma lista de espera para quem quer aproveitar essas novas integrações da conexão do bot.

Por que o poder de pesquisas do ChatGPT pode ser perigoso?

Antes dessa integração com outros sites, já houve tentativas da empresa criadora da automação, a OpenAI, de fazer essa busca na internet. Há dois anos, a startup de tecnologia experimentou uma aplicação chamada WebGPT que, infelizmente, colecionava informações não confiáveis. No entanto, mesmo implementações recém-lançadas já deixam especialistas em tecnologia atentos para possíveis riscos: o GPT-4 pode, por exemplo, dar instruções para que uma pessoa consiga responder àqueles testes CAPTCHA, principalmente se eles estiverem muito difíceis de decifrar.

Atualização do chatgpt robô
A OpenAI conta com mais equipes para proteger a atualização do ChatGPT contra possíveis desvios éticos, como burlar um teste CAPTCHA (Imagem: Getty Images).

Em resposta a esses desafios, a automação parece estar vacinada contra riscos. O mesmo aviso foi dado quando houve a modificação do GPT-4, mas, dessa vez, a precaução vai ser feita restringindo o uso dos plug-ins para um número pequeno de pessoas.

Porém, é possível que o ChatGPT pesquise informações em sites que buscadores como o Google não considera — o mecanismo de pesquisa deixa de lado sites que não tenham encriptação ou versão mobile, por exemplo. Por isso, talvez a automação ainda dê respostas que não sejam tão precisas. Para atenuar esses riscos de output, a OpenAI está confiando nas equipes que monitoram comportamentos ruins da aplicação.

Veja também:

ChatGPT do Slack chega para melhorar a produtividade

Como usar o Midjourney para criar imagens com Inteligência Artificial

Fonte: Tech Crunch | The Verge

Revisado por Glauco Vital em 24/3/23.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados