Atualização do Windows 11 pode ser de graça para Windows 10, 8.1 e 7

Atualização do windows 11
Chaves de produto vazadas indicam atualização do Windows 11 gratuita para todos os usuários de licenças válidas das últimas versões do Windows

Na última terça-feira (15), a internet foi impactada pelo vazamento de uma build já funcional da nova versão do Windows, ou atualização do Windows 11, como está sendo chamada. Isto porque novas informações indicam que o sistema operacional pode não só vir como uma atualização comum, mas também ser completamente gratuito.

De graça?

Pois é. Ontem, o site XDA Developers conseguiu pôr as mãos na chamada Build 21996.1, trazendo todas as especificações da nova versão do Windows e atiçando os usuários ao mostrar as mudanças visuais presentes. Mais do que isso, os desenvolvedores descobriram informações muito interessantes nas chaves de produto do sistema, que mostram o suporte a atualizações para os usuários não apenas do Windows 10, mas também do 8.1 e do 7. Como não há menção ao Windows 8, é possível que seja necessário atualizar para o 8.1 antes da atualização para o Windows 11.

Chaves de produto do windows 11 mostrando o suporte a atualização do windows 11 às versões (fonte: xda developers)
Chaves de produto do Windows 11 mostrando o suporte a atualização do Windows 11 às versões (fonte: XDA Developers)

A partir disso, faz todo o sentido presumir que a atualização do SO virá sem custo nenhum para quem já é usuário, dado o histórico da Microsoft: Anteriormente, o próprio Windows 10 foi oferecido como uma atualização gratuita para quem tivesse as últimas versões da época — 7 e 8, respectivamente. Pra falar a verdade, se você até hoje não atualizou algum computador que ainda tenha essas versões do sistema operacional instaladas, ainda é possível atualizar para o Windows 10 sem custo (semelhante ao modo como a Apple faz com o macOS)! É preciso fazer uma leve gambiarra manual com a ferramenta de criação de mídia, mas tudo com o aval da Microsoft.

Sistema operacional como serviço

Essa abordagem, comumente chamada de “Windows como serviço”, veio trazendo atualizações aos poucos para o próprio Windows 10, então se você comparar a versão de lançamento com a aparência e as funções atuais do SO, verá grandes diferenças. Essa forma de lidar com qualquer upgrade do Windows desde o nascimento do 10, em 2015, acabou gerando inclusive a teoria vigente de que o Windows 11 será mais o nome de uma grande atualização do Windows 10 do que um Sistema Operacional propriamente dito — a isso se junta o fato de que as maiores atualizações notadas nas imagens vazadas são visuais, com poucas mudanças funcionais de verdade, como a nova barra de tarefas e o menu Iniciar centralizados.

Muito do que foi visto nos vazamentos do Windows 11 deixam claro o novo upgrade do Windows tirou inspiração do natimorto Windows 10X — cujos melhores aspectos a Microsoft comentou manter nas atualizações — principalmente no design, já que o projeto abandonado continha uma estrutura nova, construída do zero a partir do chamado “Windows Core OS”.

Não, essa imagem não é do vazamento da atualização do windows 11 - é do windows 10x
Não, essa imagem não é do vazamento da atualização do Windows 11 – é do Windows 10X

Então, ao que tudo indica, tudo que os usuários que possuem uma licença válida do Windows precisam fazer para receber a atualização do Windows 11 é esperar ela chegar, sem custo e integrada nos próprios updates do Windows. Mas atenção aos detalhes: como o Windows 8.1 está citado nas chaves de produto e não o 8, quem tiver esta última versão certamente precisará atualizar para o 8.1 antes de receber o novo OS. A Microsoft, é claro, deverá vender o Windows 11 separadamente para quem não possui uma licença, mas esse tipo de detalhe, ninguém tem até o momento.

O Windows 11 será lançado no dia 24 de junho, em evento online, e o Showmetech estará fazendo a cobertura. Enquanto isso, confira todas as novidades do Windows 11 que foram vazadas a uma semana do lançamento do novo sistema.

Fontes: XDA Developers | Windows Central 1 | 2 | Slashgear

Veja também:

Confira a cobertura completa do lançamento do Windows 11! Saiba todas as novidades para a próxima versão do sistema operacional da Microsoft, que chega ao público no final do ano.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário