Conecte-se conosco

Apple

Atualização para iOS 10.3 libera mais memória e deixa iPhones mais rápidos

Atualização para iOS 10.3 implementa o sistema APFS, que organiza melhor a memória interna e libera mais espaço para os usuários do iPhone, iPad e iPod touch.

iPhone 5s 16GB, o smartphone da Apple mais buscado pelos brasileiros

A Apple lançou na segunda-feira (27) a atualização pública do iOS 10.3, após ter distribuído sete versões beta. Dentre as principais novidades, a companhia destaca o uso da função para localizar os AirPods, fones de ouvido sem fio da empresa.

A Siri, assistente virtual do iOS, também ganhou novidades: agora, ela pode interagir com aplicativos de pagamento, transporte e montadoras de automóveis. Dentre outras melhorias, a Apple também impulsiona o uso do 3D Touch em aplicativos nativos (Mapas, Tempo, etc), além de fechar algumas brechas e consertar bugs.

Mas uma função específica tem atraído a atenção dos usuários. Utilizando um novo sistema de arquivos chamado de APFS (Apple File System, ou Sistema de Arquivos da Apple, em tradução livre), a Apple abandona em seus dispositivos móveis o padrão HFS+, que começou a ser utilizado em 1998 – e, cá entre nós, esta mudança foi bastante significativa.

Mais espaço interno, graças ao APFS

Vamos por partes. O sistema APFS foi anunciado na WWDC do ano passado, e é projetado para funcionar com armazenamento em flash, porém enfatizando a escalabilidade, ou seja, ele está pronto para se “expandir” – ou realizar mudanças sem sofrimento, basicamente. Sendo assim, o sistema é válido tanto em dispositivos menores (Apple Watch) quanto nos maiores (iPads e Macs).

Ele também foi projetado para ser mais seguro, visto que a criptografia é o ponto principal desta mudança.

Este novo sistema de arquivos revisa como o sistema calcula a memória interna dos aparelhos. O resultado disto tem sido positivo, afinal de contas, os usuários já estão relatando nas redes sociais que “ganharam” um espaço extra nos seus aparelhos graças ao update do iOS 10.3.

Olhares atentos para as próximas atualizações

iPhone 7 Plus

Atualização para iOS 10.3 também deixa iPhones mais rápidos.

O sistema APFS não é somente “bacaninha” por liberar um espaço extra no seu iPhone. Ele também foi projetado para ser de baixa latência, ou seja, resumidamente, ele consegue ler e gravar arquivos com mais velocidade.

Devemos ter em mente também que o iOS 10.3 prepara a Apple para a próxima atualização, permitindo que a empresa torne a própria plataforma ainda mais uniforme. Como já solicitado pela companhia previamente aos desenvolvedores, os aplicativos da App Store passarão a ser (todos eles) em 64 bits. Ainda não há uma data específica para esta mudança, mas é bom ver que a Apple já está agindo.

Alguns usuários ainda têm relatado nas redes sociais que os seus dispositivos estão “mais rápidos” após o update. Segundo eles, as mudanças são bem específicas nas animações do sistema, que supostamente estão mais curtas.

Jornalista (ainda em formação) de tecnologia há alguns bons anos, Wellington acompanhou algumas mudanças bem legais do ramo bem de perto e ainda ama o layout do Nokia N95 – é sério!

Comentários

Mais de Apple

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir