Conecte-se conosco
fone ouvido

Fone de ouvido

Áudio Hi-Fi: o que isso significa para você?

Entenda o que isso quer dizer, onde e como conseguir e se é preciso investir alto para aproveitar

Você já deve ter ouvido falar de áudio Hi-Fi ao pesquisar um novo home theater. Mas, o que o termo significa? Sigla para High Fidelity (Alta Fidelidade, em português), esse tipo de áudio surgiu na primeira metade do século XX. Por volta dos anos 1930, um violinista começou a pesquisar a acústica de caixas de som, e como ela influenciava a qualidade. A ideia era criar uma reprodução equivalente a uma performance ao vivo.

De lá para cá, várias tecnologias tentaram entregar áudio fiel ao original, incluindo o rádio FM. Atualmente, o Tidal é uma plataforma online de streaming de músicas que busca capitalizar em cima do Hi-Fi. Afinal, com um plano pago é possível obter áudio sem compressão, que usa FLAC. A sigla significa Free Lossless Audio Codec (Codec de Áudio Sem Ruídos, em tradução livre).

O que é Hi Fi 720x405 - Áudio Hi-Fi: o que isso significa para você?

Hi-Fi pretende reproduzir som como foi gravado no estúdio

O Hi-Fi pode ser confundido por outros tipos de reprodução, que equalizam a música de forma diferente para agradar mais aos ouvidos. No entanto, mesmo com incremento dos graves, por exemplo, eles acabam fugindo do conceito de fidelidade. No final, o objetivo do High Fidelity é entregar o conteúdo com o mínimo de modificações possível.

Alto-falante Hi-Fi

Para obter áudio de alta fidelidade é preciso ter caixas de som específicas. Alto-falantes Hi-Fi são feitos com materiais de alta qualidade e estrutura interna pensando na redução de ressonância, interferências e sons mecânicos. O objetivo é influenciar o minimamente na gravação original feita em estúdio. Como resultado, caixas do tipo têm mais durabilidade, mas costumam ser mais caras.

Caixas de som Hi Fi são essenciais para entregar áudio com fidelidade 720x405 - Áudio Hi-Fi: o que isso significa para você?

Caixas de som Hi-Fi são essenciais para entregar áudio com fidelidade

Em eventos, o som Hi-Fi também tem influência direta dos amplificadores. Eles precisam ter componentes feitos para gerar pouca interferência, como conversores de energia à prova de eletrostática. Além disso, é importante lançar mão de cabos de alta qualidade para evitar falhas na transmissão do som para as caixas.

A mesma exigência por qualidade de construção vale para fones de ouvido com suporte para áudio Hi-Fi. Felizmente, os preços podem mudar bastante e, embora os melhores fones possam custar até US$ 50 mil, há opções no mercado para todos os bolsos.

Continue lendo
Advertisement

É jornalista e comunicador digital por formação, gosta de tecnologia desde que se entende por gente e escreve sobre isso há bastante tempo. Como um bom nerd, gosta de séries e ficção científica, e tenta relacionar tudo isso com estudos sobre comunicação.

Comentários
Subir