Baidu, o Google chinês, chega ao Brasil

Baidu, o Google chinês, chega ao Brasil 4
Baidu, o Google chinês, chega ao Brasil com softwares para PC, apps para smartphones e portal de serviços.

Foto da tela de navegador com página do buscador do Baidu aberta.

Talvez você nunca tenha ouvido falar nele, mas o Baidu, que é da China, é o segundo maior buscador do mundo. A empresa chega à América Latina iniciando sua operação no Brasil. Mas antes que você pergunte, o Baidu chegou, sim, mas seu buscador, que é seu principal negócio, ainda não.

A ideia dos executivos da empresa é marcar a chegada ao país trazendo softwares para PC, aplicativos móveis e um portal de conteúdo, jogos e serviços. E tudo isso gratuitamente e sem pegadinhas, garante Yan Di, diretor geral da filial no Brasil. Desta forma, a empresa ganha tempo para aprimorar as buscas em português de seu buscador, que já está em testes no país, ao mesmo tempo que adquire novos usuários para seus produtos e serviços, se tornando mais conhecida no mercado brasileiro.

Foto de prédio na sede do Baidu, China.

E de onde vem o dinheiro, se todos os produtos disponíveis atualmente no país são gratuitos? A resposta é simples: da China. A companhia não espera lucrar no início, apenas investir para conquistar o público brasileiro. Após ganhar participação de mercado e cativar um público fiel será possível, posteriormente, iniciar uma estratégia de monetização.

Tudo isso só é possível pois o Baidu vem crescendo a largos passos. A empresa chinesa faturou 3,6 bilhões de dólares em 2012, um aumento de 56,8% sobre ano anterior. São 24 mil colaboradores, entre eles 10 mil engenheiros, em 6 centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo.

Yan Di, diretor do Baidu no Brasil, em evento de lançamento. Yan Di, diretor do Baidu no Brasil, mostrando dados do mercado de buscas no Brasil.

.

Conheça os produtos que foram lançados:

PC Faster: Este software para Windows é concorrente do TuneUp Utilities. Ele otimiza o computador com o objetivo de melhorar a performance. Baixe aqui.

Baidu Antivírus: De acordo com a empresa, o Baidu Antivírus foi feito para ser o mais rápido e leve, sendo a solução antivírus que mais cresce no mundo. É 100% gratuita e não possui modalidade paga. Baixe aqui.

Hao123: Portal do Baidu que reúne conteúdo, entretenimento, links para redes sociais, e-mail, bancos e serviços como ferramentas para medir a velocidade da internet, envio de SMS pela web, dicionário e mapas. Acesse https://www.hao123.com.br

Spark Browser: Navegador desenvolvido com base no WebKit, o Spark Browser foi feito para ter desempenho rápido. Como diferenciais, possui integração nativa com torrent e ferramenta para baixar conteúdo de mídia dos sites. Baixe aqui.

Aplicativos para smartphones Android

Du Battery Saver: promete reduzir o consumo de bateria do smartphone.

Du Speed Booster: ferramenta para melhorar o desempenho do celular.

Baidu Browser: navegador móvel.

Trust Go: antivírus para Android.

Photowonder: editor de imagens.

13 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

  • esse treco desse hao123 se você fizer a besteira de instalar, você vai ter uma dor de cabeça daquelas para poder desinstala-lo. Isso é uma verdadeira armadilha.

  • Se os demais serviços forem como esse HAO123 que se instala no meu computador sem minha permissao é melhor que fiquem pela china mesmo.. frandamente… nao da pra confiar numa empresa que desenvolve toolbar e esses programas que nao da pra remover do pc essas.. ja ta dificil de confiar no google.. imagina na empresa que desenvolve a porcaria do hao123

  • Não entendo por que tanto preconceito com o que vem da China. Conheço os produtos da Baidu – porque uso – e posso dizer que são excelentes. O antivírus, então, nem se fala. O mais leve que conheço. Não consome quase nada de memória RAM e dá para usar o PC normalmente enquanto ele roda. Quem não conhece, deveria testar antes de falar.

  • Empresa que teve vários problemas de imagem no BR, mas vem apresentando programas realmente eficientes e novidades… gosto muito do antivirus deles, por exemplo. Vale tentar!

  • A Baidu só lançou produtos de péssima qualidade e não parou. As atualizações são horríveis e não suportam as ameaças. Empresa podre

  • Aqui no Brasil é uma bagunça mesmo… Uma empresa tão fraudulenta e maliciosa que já prejudicou milhões de usuários deveria ser proibida de se instalar aqui!

  • A BAIDU é uma empresa chinesa que chegou ao Brasil em 2012 e JÁ SOFREU DIVERSOS PROCESSOS na China, Japão e EUA. A BAIDU age com práticas ILEGAIS na internet promovendo a instalação de seus produtos SEM A SUA PERMISSÃO, usando e abusando do recurso da co-instalação, que acontece quando você baixa algum software e um programa da BAIDU vem junto no pacote, permitindo a INVASÃO e configuração de arquivos do sistema, não permitindo sua desinstalação da máquina afetada.

    Faça você mesmo uma busca no Google digitando apenas “REMOÇÃO BAIDU” e comprove que milhões de usuários já foram vítimas dessas práticas ilegais que a BAIDU vem promovendo e suas indignações! Queremos o fim dessa praga no Brasil. Chega de empresas estrangeiras tentarem realizar práticas ilegais nos nossos computadores! Fora BAIDU!

    • Eu tb não entendo como uma empresa mundialmente conhecida como uma praga digital tem porta de entrada em tantos países. Tinha que ser banida do mercado.

  • Tenho vergonha de ser brasileira por essas e outras!! Empresas como essa Baidu é fraudulenta e responde a muitos processos e ainda sim é recebido de portas abertas… asco!