Conecte-se conosco

Aplicativos

Be My Eyes: empreste seus olhos para deficientes visuais e para o bem

Realize videoconferências com deficientes visuais e auxilie-os em tarefas cotidianas

Não há sentido nenhum na tecnologia se ela não puder ajudar a quem precisa, certo? Pois bem, apoiado neste conceito, o app Be My Eyes permite que você utilize o seu smartphone para auxiliar alguém com perda total ou parcial de sua visão.

Segundo o idealizador do aplicativo, o dinamarquês Hans Jørgen Wilberg, grande parte de quem tem necessidades especiais relacionadas à visão consegue desenvolver níveis bastante altos de independência, no entanto, até mesmo tarefas simples como identificar um rótulo ou localizar-se em determinados locais pode se tornar um desafio quando não há ninguém por perto.

Pensando em como solucionar este problema vivido por ele mesmo, afinal, Hans também é deficiente visual, o membro da Associação Dinamarquesa dos Deficientes Visuais apresentou sua ideia aos seus colegas, levando o projeto a uma feira de desenvolvimento em abril de 2012, na própria Dinamarca.

Be My Eyes - Hans Jorgen Wilberg

Anos antes da ideia, Hans foi diagnosticado com a Síndrome de Usher, que causa cegueira.

A partir daí, Hans afirma ter encontrado todo o suporte necessário para transformar o Be My Eyes numa realidade, o que só viria a acontecer de fato em janeiro de 2015 com o lançamento do app para iOS.

“O aplicativo pode te ajudar a não ter de pedir ajuda a um amigo ou vizinho num momento inoportuno. Ninguém gosta de pedir desculpa mil vezes a alguém por precisar de sua ajuda.”

Desde então, a plataforma tem crescido cada vez mais – e o que eram 1.700 usuários para 18.000 voluntários, nos estágios iniciais, hoje compreende 34.000 deficientes visuais para mais de 490.000 voluntários disponíveis. Além do grande número de pessoas na plataforma, a quantidade de linguagens suportadas pelo aplicativo passa dos 50 idiomas, incluindo o português do Brasil.

Como ajudar?

Be My Eyes UI

Agora que você já conhece a emocionante história do aplicativo, que tal também ajudar a quem precisa? É possível fazer isto se tornando parte da rede de voluntários ou indicando o app a quem ele pode ser útil. Caso você esteja interessado na segunda opção, pode ficar tranquilo: o Be My Eyes dispõe de toda a assistência necessária para ser acessível aos deficientes visuais, sendo que para isto, basta que as configurações de acessibilidade do smartphone estejam devidamente ajustadas.

Porém, se você também está interessado em emprestar sua visão a um portador de deficiência, basta baixar e instalar o aplicativo que a gente te explica como proceder:

  • Baixe e instale o aplicativo seguindo as instruções exibidas na tela;
  • Crie seu perfil e insira todas as informações relevantes, incluindo os idiomas em que você se comunica;
  • Fique atento para receber ligações, elas podem vir a qualquer momento.

Como em qualquer tipo de serviço realizado entre pessoas, infelizmente o Be My Eyes não é a prova de abusos, sendo assim, sempre lembre-se de avaliar a pessoa com quem você conversou e esteja ciente que você também será avaliado constantemente, inclusive sob pena de ser banido sistema caso aja de maneira imprópria.

Para garantir o bem estar dos usuários, o software ainda se utiliza de uma pontuação para cada cadastrante; recebe mais solicitações aquele que tive a pontuação mais alta, já que isso denota certa eficiência e cordialidade no atendimento.

Android?

Be My Eyes no Android

Lembre-se de confirmar sua inscrição via email

Disponível apenas para iOS no momento, o Be My Eyes tem planos sólidos para chegar ao Android, mesmo que esteja tentando fazer isso há algum tempo.

Acredita-se que um dos motivos pelos quais o app ainda não chegou aos smartphones do robozinho seja o baixo número de potenciais usuários, portanto, uma outra forma de ajudar esta iniciativa a crescer é indicar o seu interesse por uma versão para Android se inscrevendo na página dedicada a este tópico.

 

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir