Build 2019: Microsoft apresenta novidades na Cortana, Office 365 e Azure

Microsoft Build 2019 confêrencia.
Microsoft Build 2019 é a conferência anual da Microsoft e este ano trouxe novidades para Cortana, Windows Office 365 e muito mais

Todos os anos, a Microsoft apresenta em Seattle sua conferência denominada Build. Durante o evento de dois dias, a empresa deve fornecer atualizações sobre seu assistente de voz Cortana, seu negócio de aluguel de servidores de internet Azure e, claro, o sistema operacional Windows.

O evento tem a participação do CEO Satya Nadella, que tornou a Microsoft uma das poucas empresas a ser avaliada em mais de US$ 1 trilhão. Compilamos as principais demonstrações do que a empresa pretende lançar para seguir forte no mercado.

Cortana, o assistente de voz da Microsoft

As novas tecnologias para o assistente de voz denominado Cortana foi um dos destaques do Microsoft Build 2019. As atualizações, impulsionadas em parte pela tecnologia que a Microsoft adquiriu por um valor não divulgado no ano passado da empresa Semantic Machines, permite que o usuário agende seus compromissos, lembretes e outras tarefas similares por comando de voz.

Novidades no Microsoft Build 2019

A Microsoft acredita que, em um futuro não muito distante, não precisaremos da “Siri” ou “Cortana”. Em vez disso, vamos apenas perguntar aos nossos assistentes quais são os nossos horários e se as pessoas certas foram convidadas para reuniões. De acordo com o CEO, a empresa entende que trabalhar com programas de inteligência artificial é o futuro para auxiliar pessoas nas tarefas do dia a dia.

“Estamos trabalhando duro para que este futuro aconteça o quanto antes”.

CEO da empresa, Satya Nadella, durante a conferência de desenvolvedores Build.

O futuro dos assistentes virtuais

Embora seja apenas uma demonstração, a palestra da Microsoft sobre o futuro dos assistentes de voz oferece um olhar promissor sobre a direção dessa tecnologia. Por isso, a empresa está divulgando seus avanços. Embora o assistente de voz Cortana esteja incluído nos software Windows 10 para PCs, ele também pode ser baixado para iPhones e dispositivos Android.

Porém, vale lembrar que ele não é tão usado quanto a Siri da Apple, o Google Assistant ou a Alexa da Amazon, o que demonstra uma preocupação da empresa em ganhar força nesse nicho de mercado.

Cortana já está incluído nos software Windows 10
O assistente de voz Cortana já está incluído nos software Windows 10

Durante a conferência, a empresa também divulgou a ampliação na tecnologia para computadores criando novos recursos de bate-papo com a equipe do Skype, por exemplo, que pretende oferecer legendas ao vivo sobre o que as pessoas dizem e até tradução de idiomas em tempo real. O que não ficou claro é quando a Microsoft poderá oferecer essa tecnologia de IA. Por enquanto, tudo foi apenas uma demonstração.

MyAnalytics no Office 365

O recurso MyAnalytics foi aprimorado no Office 365 e pretende incentivar o “bem-estar digital” das pessoas.

A Microsoft pretende incentivar os empresários a organizarem e estarem mais conscientes de tempo que utilizam durante o expediente de trabalho. Os novos recursos, incorporados ao serviço de produtividade comercial do Office 365 também serão disponibilizados para PCs com Windows, Macs e dispositivos móveis, acompanhando como as pessoas usam seus computadores e exibindo informações para otimizar o tempo.

informa às pessoas detreminadas tarefas
Software vai informar às pessoas com que frequência eles se concentraram em uma determinada tarefa

Por exemplo, o software vai informar às pessoas com que frequência eles se concentraram em uma determinada tarefa e por quanto tempo. Além disso, você pode definir metas de quantas vezes você pode ter dias mais tranquilos em relação as demandas do seu trabalho.

Para a Microsoft, esses recursos fazem parte de um refinamento mais amplo do software de negócios Office 365. A suíte, que inclui acesso aos populares aplicativos Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook, é usada por 180 milhões de pessoas.

Durante a conferência, foi demonstrado que a nuvem colaborativa vai fazer do Microsoft 365 uma ferramenta mais amigável para o usuário. Afinal, com a computação cada vez mais presente no cotidiano, é essencial que ela facilite de fato a execução das atividades. A empresa afirmou que esses novos recursos estarão disponíveis nos próximos meses.

Atualização do Microsoft Edge

Durante a Microsoft Build 2019, nova versão do Microsoft Edge foi apresentada. Com novas opções, o destaque ficou para a funcionalidade que permitirá empresas carregarem sites criados para o Internet Explorer. Denominado modo “IE”, o recurso permite ao usuário executar o Internet Explorer diretamente em uma guia do navegador como uma nova aba, sem a necessidade de clicar no ícone do browser da Microsoft.

Microsoft Edge, um navegador rápido para o Windows 10 terá alterações

Outros destaques foram as novas opções de privacidade. Serão três níveis diferentes: sem restrições, moderado e rigoroso. Dependendo da opção feita pelo usuário, o Edge ajustará o modo como terceiros podem rastreá-lo através dos sites acessados. Vale destacar que a ferramenta foi projetado para ambiente de negócios e desenvolvida para incentivar os usuários a usar a nova versão do Edge, com base no Chromium, em vez de usarem o Google Chrome e o Internet Explorer.

Além disso, uma versão do Microsoft Edge baseado em Chromium para macOS também será disponibilizada.

Azure, serviço em nuvem da Microsoft

Entre as 180 sessões de desenvolvimento de habilidades que vão desde acessibilidade até design de IA, ou mesmo criação de apps para o HoloLens do Build de 2019, o destaque ficou com o Azure, serviço em nuvem da Microsoft.

Entre as novidades estão avanços automatizados de aprendizado de máquina e interface visual intuitiva com recursos de arrastar e soltar. Segundo a empresa, isso vai permitir que a nova geração de aplicativos híbridos seja construída com maior produtividade.

Azure novidades
Azure oferece novidades como avanços automatizados de aprendizado de máquina e interface visual intuitiva

Isso porque os serviços cognitivos do Azure dão a dispositivos, bots e aplicativos conectados a capacidade de ver, ouvir, responder, traduzir, raciocinar e assim por diante.

Entre as novas ferramentas e possibilidades de machine learning com o serviço, e novas possibilidades cognitivas. Isso significa que a plataforma pode contar com ferramenta de reconhecimento automático de elementos, como de tinta digital, formulários e transcrição.

O Microsoft Build 2019 acontece entre os dias 6 e 8 de maio deste ano. E podemos esperar mais novidades até o final do evento.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta