Celular dobrável da samsung visto ao centro com dados de saúde

Celular dobrável da Samsung com sensores de saúde obtém patente

Avatar de jefferson tafarel
Patente obtida nesta semana mostra detalhes de funcionamento dos sensores no celular dobrável da Samsung; veja detalhes

Os próximos lançamentos da marca coreana podem incluir sensores de saúde: um exemplo é um celular dobrável da Samsung, com áreas específicas para avaliar a digital do usuário e fornecer um diagnóstico rápido sobre a pressão sanguínea, além de outros dados relacionados. Confira mais a seguir:

Como os sensores de saúde do celular dobrável da Samsung funcionam?

Celular dobrável da samsung t alt celular visto de frente, com a dobradura à mostra, com fundo desfocado
Celular dobrável da Samsung ganhou patente nos Estados Unidos (Imagem: Eric Zeman/Android Authority).

Registrada nesta terça-feira (11), nos Estados Unidos, a patente da Samsung (revelada pelo Pigtou) informa que a parte do sensor que fica no horizontal, onde o dedo do usuário é colocado, ajuda a encontrar o ângulo da parte do corpo necessária para análise, graças a dobradura. Ou seja, a partir do ângulo formado com parte “em pé”, o sensor opera para medir dados como pressão sanguínea, resistência das artérias, idade vascular, entre outros (confira na imagem).

Dados de saúde t alt smt celular visto à esq. Aberto e à dir. Cobrado, com dedo inserido dentro dele
Com o dedo, é possível ver dados de saúde, como pressão; PigTou revelou informações incluídas na patente obtida pela fabricante (Imagem: Pigtou.com/Reprodução).

Além do ângulo, é importante notar o complementary metal-oxide semiconductor, ou CMOS (semicondutor complementar de óxido metálico, em tradução livre), que fica iluminado quando acionado e ajuda a fazer a medição dos dados de saúde. Ele se encontra na parte horizontal do celular; o documento da patente também apresenta essa mesma característica no dispositivo. Junto ao sensor Hall, que verifica o ângulo e dá suporte ao CMOS, o celular consegue mostrar as informações cardíacas.

Em seguida, a parte que fica por cima do dedo mostra um resumo com alguns dados: na imagem acima, podemos ver do lado esquerdo da câmera traseira a pressão sanguínea, a data da medição e uma avaliação da condição de saúde (considerada boa). A parte interna, vale lembrar, também apresenta esses dados. Já o documento, no entanto, não mostra qual dispositivo vai conter essa tecnologia. Por isso, ainda não podemos dizer qual smartphone a ser lançado vai ter os sensores de saúde.

Qual a utilidade dos dados de saúde captados?

Celulares fold t alt celular dobrado em cor lilás, visto mais à direita, ao lado de outro aparelho, virado com a tela para baixo
Em breve, poderemos ter celulares fold que vão ajudar no diagnóstico (Imagem: Samsung/Divulgação).

O uso dos dados que o novo celular dobrável da Samsung pode fornecer, com informações em tempo real, mesmo antes de chegar a uma clínica ou a um hospital, um diagnóstico mais preciso e uma ajuda aos médicos de plantão. Dessa forma, serviços de telessaúde, por exemplo, podem se tornar mais viáveis e vantajosos.

Para além dos investimentos da Samsung, outros dados, como saturação de oxigênio, já podem ser captados por aparelhos que fazem análises de saúde com sinais de digitais. Avanços como esse são obtidos por diversos estudos e, dentre eles, existem tecnologias com suporte de machine learning (aprendizagem de máquina) que fazem não apenas captação de informações, como os dados que estão na patente, mas também apontam para futuros riscos.

Sensores de saúde t alt
Sensores de saúde são só um dos tipos de tecnologias que ajudam na análise de dados (Imagem: Flickr/Reprodução).

Em outras palavras, existem avanços com aprendizagem de máquina que fazem desde diagnósticos simples a sugestões de tratamento, tendo como base a situação da saúde do usuário. Instituições como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), por exemplo, já possuem projetos com o apoio de bases de dados de larga escala. Esses dados contêm diversos tipos de diagnósticos de câncer e ajudam a diagnosticar a doença com mais facilidade.

Próximos lançamentos da Samsung para celulares fold

Junte-se ao lado 'flip': galaxy unpacked vai mostrar próximos lançamentos (imagem: samsung/divulgação) prédios são vistos em ideogramas coreanos
Junte-se ao lado ‘flip’: Galaxy Unpacked vai mostrar próximos lançamentos (imagem: Samsung/Divulgação)

Enquanto não sabemos qual vai ser o futuro celular dobrável que vai captar dados de saúde, podemos ficar no aguardo das próximas informações que a marca deve divulgar. No dia 26 de julho, quando acontece o próximo Galaxy Unpacked em Seoul, próximos lançamentos como o Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5 vão ser conhecidos. Outros dispositivos, como o Galaxy Watch 6, podem ser anunciados no mesmo evento.

A ocasião, além disso, é vista com muita expectativa em relação ao mercado de smartphones, já que o Google e a Motorola já procuram investir em aparelhos dobráveis: Pixel Fold e Motorola Razr 40, respectivamente, representam as marcas nessa disputa. Dessa forma, surge um desafio parra a fabricante coreana conseguir manter a sua posição pioneira em celulares fold.

Ao que se sabe, a Samsung anunciou que vai oferecer um crédito especial para a compra dos aparelhos que vão ser lançados no fim do mês, no valor de US$ 50 (próximo de R$ 241, na cotação atual). No entanto, a oferta do crédito só dura até um dia antes do evento em Seoul. Quanto às características, o CNET indica que um dos celulares dobráveis da marca vai ter uma tela ainda maior. Se você estiver curioso, pode conferir a transmissão ao vivo do evento pelo canal no YouTube da Samsung.

O que achou da nova tecnologia de saúde? Conta pra gente nos comentários do Showmetech!

Veja também:

Fonte: CNET | PigTou | Patente da Samsung | Datacures | MIT

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (12/07/23)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados