CES 2020: Thinkpad X1 Fold é o notebook com tela dobrável da Lenovo

150589 laptops review hands on lenovo thinkpad x1 fold review image1 9gbncpwtuo
Em teoria, todo notebook é dobrável, mas não dessa forma. A Lenovo acaba de inaugurar uma nova vertente com o Thinkpad X1 Fold; conheça o modelo

A Lenovo anunciou, na CES 2020, sua aposta no segmento dobrável com o notebook Thinkpad X1 Fold. Ele é uma evolução do modelo de PCs “2 em 1” que já conhecemos – híbrido de notebook e tablet -, mas com uma tela OLED de 13,3 polegadas que dobra ao meio e sem teclado físico embutido.

Visualização em modo retrato com teclado virtual do Thinkpad X1 Fold (Reprodução: Lenovo)
Visualização em modo retrato com teclado virtual do Thinkpad X1 Fold (Reprodução: Lenovo)

No ano passado, versões de teste do produto (até então, sem nome oficial) já haviam sido enviadas pela Lenovo a veículos gringos para testes, porém, foi somente agora que tivemos o anúncio oficial na CES 2020 do Thinkpad X1 Fold. De lá para cá, houve leves mudanças visuais, de hardware e, por consequência, de performance.

A LG Display assina como a fabricante da tela, em uma parceria com a Lenovo classificada pela própria fabricante como uma “colaboração de 4+ anos”. O X1 roda um chip com tecnologia até então chamada de Intel Hybrid, além de 8GB de RAM e 256GB de armazenamento para a versão base – uma de 1TB também existirá.

Dobrando as utilidades com o Thinkpad X1 Fold

O curioso (e grande diferencial para tablets) é que o Thinkpad X1 Fold é acompanhado de um teclado Bluetooth, não é como se você fosse obrigado a digitar na tela – mas você também pode ativar uma função que o divide em duas seções, caso queira usar ele próprio para digitar. Isso o torna acessível tanto para quem quiser utilizá-lo como desktop em casa, por exemplo, como para quem quiser apenas tratá-lo como um tablet para onde for.

Na questão mobilidade isso é um grande avanço, já que ele, enquanto fechado, parece um livro. A tela em si pode servir como apoio para o teclado, ou você pode ainda colocá-lo em modo paisagem (com o mini-suporte acoplado na parte de trás) e ficar com o teclado sobre a mesa. Ou ainda optar por ele em modo vertical, com o suporte. São, basicamente, quatro configurações de setup em poucos segundos.

Thinkpad X1 Fold rodando dois programas ao mesmo tempo (Reprodução: Lenovo)
Thinkpad X1 Fold rodando dois programas ao mesmo tempo (Reprodução: Lenovo)

Outra função comum em outros dispositivos de tela dobrável é justamente o vão que fica ao dobrar as telas – o que acontece com a maioria dos smartphones das concorrentes. A solução foi justamente a adição do teclado, que preenche este espaço de milímetros e dá um acabamento de “peça única” ao notebook.

Este visual peça única também é acompanhado de uma tecnologia de alumínio reforçada, de acordo com a Lenovo, o que proporciona uma melhor vida útil. Haverá tanto versões de 4G e 5G, o que também auxilia na questão “mobilidade” aos que forem utilizá-lo em qualquer que seja o setup de preferência.

Atualmente, o notebook vem acompanhado do Windows 10 Pro, que em teoria não é totalmente touch friendly como o Windows 10X, que é uma versão da OS trabalhada pela própria Microsoft para ser 100% compatível a dispositivos de duas telas. A versão com o Windows 10X foi anunciada pela Lenovo, porém virá somente depois da versão com o tradicional.

Lenovo Thinkpad X1 Fold
Em modo paisagem, com teclado sem fio (Divulgação, Intel)

Por sinal, ainda não temos uma data específica para o notebook, mas há estimativas e preço final: a versão com 256GB custará US$ 2,499 (ou cerca de R$10,1 mil) e chegará ainda este ano. Pensando que o Galaxy Fold está na faixa dos 2 mil dólares, o preço do X1 Fold não surpreende tanto.

Gostou do Thinkpad X1 Fold? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Engadget, Lenovo, The Verge;

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter