Cometa ISON lança poeira no espaço

Avatar de bruno martinez
Astrônomos da NASA conseguiram observar o cometa ISON lançando milhões de quilos de poeira e dióxido de carbono no espaço.

Imagens do ison foram coletadas no dia 13 de junho / nasa/jpl-caltech/jhuapl/ucf

Astrônomos da NASA, utilizando o telescópio Spitzer, conseguiram observar o cometa ISON, que deve passar próximo a Terra no final do ano, lançando milhões de quilos de poeira e dióxido de carbono no espaço.

Por conta da distância do cometa, cerca de 502 milhões de quilômetros do sol, três vezes mais longe do que a Terra, o tamanho e densidade do cometa ainda não podem ser afirmados com certeza. Estima-se que ele seja pequeno, com menos de 5 quilômetros de comprimento, mas com peso entre 3,2 milhões e 3,2 bilhões de toneladas. Apesar disso, foi possível determinar o quanto de material ele está despejando no espaço.

“Nós calculamos que o ISON esteja despejando cerca de mil toneladas de dióxido de carbono e 54,4 mil toneladas de poeira todos os dias”, disse Carey Lisse, líder da campanha de observação do ISON. Só de cauda, o cometa tem aproximadamente 300 mil quilômetros.

Com os novos dados coletados, os astrônomos acreditam que ganham mais informações que possam auxiliar a explicar como e quando o sistema solar foi formado.

Como todos os cometas, o ISON é formado por uma suja bola de neve com poeira, água e gases congelados, como a amônia, o metano e o dióxido de carbono. Este grupo de elementos forma o que os cientistas acreditam ser os blocos fundamentais de formação de um planeta ou corpo celeste.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados