Como apagar só vídeos, imagens ou áudios de uma conversa no WhatsApp

Como apagar só vídeos, imagens ou áudios de uma conversa no WhatsApp
Muitos arquivos no WhatsApp e não sabe como apagá-los? Aprenda a liberar memória rapidamente

É justo que o WhatsApp, por ser um dos aplicativos mais presentes em nosso dia a dia, seja um dos principais responsáveis por encher o armazenamento interno do smartphone

É possível apagar uma conversa inteira de uma vez para eliminar todos os memes e vídeos desnecessários, mas se fizer isso você também irá perder as mensagens trocadas.

Recentemente foi liberada uma nova função para Android ou iOS que permite que você selecione apenas fotos, vídeos ou documentos de uma conversa para apagar sem perder as mensagens.

Quer saber como isso funciona? Nesse tutorial o Showmetech te ajuda a limpar a memória de seu smartphone em alguns minutos.

Apagando os arquivos no iOS

Para começar a apagar apenas os arquivos de uma conversa em seu iPhone, você vai precisar primeiro abrir seu WhatsApp, e depois selecionar a opção “Ajustes”, localizado no canto inferior da tela. Em seguida, selecione a opção “Uso de Dados e Armazenamento”. 

Imagem explicativa de como acessar o mennu de configurações do WhatsApp
Seu primeiro passo é acessar as configurações do mensageiro

A sua próxima ação será clicar em “Uso de Armazenamento”, e logo depois de fazer isso uma lista de grupos e pessoas com que você conversa vai aparecer.

Repare que a lista está organizada de acordo com o tamanho dos arquivos que as conversas possuem, para facilitar a exclusão de arquivos maiores.

Imagem explicativa de como acessar os arquivos do WhatsApp
Depois, selecione o grupo ou conversa que você irá apagar os arquivos

Para apagar, basta clicar na conversa, e em seguida marcar o que você você deseja excluir. Depois que marcar, basta apertar o botão “Limpar”.. Para repetir esse processo, basta retornar para a lista de conversas.

Imagem explicativa de como apagar os arquivos de uma mesma conversa no WhatsApp sem perder as mensagens
É muito fácil apagar os arquivos de uma conversa

Quando essa função foi liberada, apenas os usuários de produtos Apple podiam apagar os arquivos de uma conversa sem perder as mensagens.

Mas agora, quem usa Android também pode usufruir dessa funcionalidade. Veja como:

Apagando apenas os arquivos de uma conversa no WhatsApp para Android

Também é possível apagar apenas os arquivos de uma conversa no WhatsApp para Android, e é um processo muito fácil de se fazer. Você precisa primeiro abrir seu aplicativo de mensagens, e clicar nos três pontos que estão localizados no canto superior direito para acessar o menu de “Configurações” do WhatsApp.

Tela explicativa de como acessar as configurações do WhatsApp
Rápido truque ajuda a limpar armazenamento causado por envio de muitos arquivos

Depois, clique na opção “Dados e armazenamento” e uma nova tela será aberta. Nessa nova tela, selecione “Uso de armazenamento”, e automaticamente uma lista com suas conversas será exibida.

Assim como no iOS, a lista está organizada pelo tamanho dos arquivos, para facilitar a exclusão.

Tela explicativa de como saber quais grupos do WhatsApp possuem mais arquivos
Depois, basta selecionar de qual grupo ou conversa você deseja apagar os arquivos

Sua próxima ação será selecionar uma das conversas da listas e escolher quais arquivos que serão apagados, para isso, clique em “Gerenciar Mensagens”. Você também pode apagar as mensagens, se quiser. Depois que escolher, clique em “Limpar mensagens”, e confirme a exclusão.

Como apagar vários arquivos de uma conversa no WhatsApp
É só escolher o que vai ser apagado, e começar a fazer a limpeza

Você pode repetir essa ação retornando até a lista de conversas. Desse modo, você consegue eliminar vários arquivos sem precisar selecionar um a um em sua galeria.

Recurso facilita limpeza de memória

Seja no Android ou iOS, essa funcionalidade facilita demais a limpeza do armazenamento interno de seu smartphone, já que permite que vários arquivos recebidos sejam apagados de uma vez. Tudo isso sem perder as mensagens.

Outra ação que também ajuda muito a economizar memória é deixar o download automático de arquivos desativado.

WhatsApp enche armazenamento, mas truques ajudam a economizar memória
WhatsApp enche armazenamento, mas truques ajudam a economizar memória

Veja como fazer isso: Configurações>Dados e armazenamento>Download automático. Nessa seção, você pode não apenas desativar o download de mídia, mas também escolher quando isso deve ser feito.

Dá para escolher se as mídias podem ser baixadas quando vocês estiver usando uma rede de dados ou não, assim como priorizar um tipo de arquivo que deve ser baixado automaticamente.

O que achou desse tutorial? Quais dicas você quer ver aqui no Showmetech? Conte pra gente nos comentários!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via