Como assinar documento digitalmente

Como assinar documento digitalmente em pdf pelo computador e celular
Aprenda como assinar documento digitalmente em PDF pelo celular ou computador, de forma gratuita

Sabia que é fácil aprender como assinar documento digitalmente em PDF? Independente de qual dispositivo você escolher para fazer uso, criar uma assinatura digital e usá-la para assinar contratos e termos é um processo simples e rápido. Não, não é necessário que você faça uso de scanners ou impressoras e dá para fazer isso em um celular ou PC. E você pode, inclusive, enviar links para que outras pessoas também assinem um documento.

Este prático guia de como assinar documento digitalmente em PDF pelo computador e celular tem como objetivo descomplicar o processo e te ensinar o passo a passo. E mais, quem sabe, ajudar a inserir práticas mais sustentáveis em seu cotidiano, afinal, não há nada melhor do que dispensar o uso de impressão quando ela não se faz necessária e, de quebra, evita o manuseio de folhas de papel em seu cotidiano de maneira significativa. O planeta agradece. Confira:

Como assinar documento digitalmente pelo celular

Passo 1: Antes de tudo, é necessário que você faça o download do aplicativo em seu celular. A partir daí, basta abrir o documento PDF da sua escolha no na tela de início do Adobe Reader. Você também pode abrir um documento que foi recebido via e-mail ou outro mensageiro.

Escolha o documento pdf na tela de início do aplicativo
Selecione um documento na tela de início do aplicativo

Passo 2: Clique no botão de edição como mostra a imagem e em seguida clique em Preencher e Assinar.

Clique em editar e preencher e assinar para assinar o documento pdf no adobe reader
Edite o documento para assiná-lo

Passo 3: Posicione o cursor sobre o local da assinatura e clique no ícone de caneta.

Posicione o cursor no local da assinatura e clique no ícone da caneta para assinar o documento
Clique no ícone da caneta para fazer a assinatura

Passo 4: Utilize um dedo ou caneta touch para desenhar sua assinatura e clique em Concluído para salvar.

Desenhe sua assinatura utilizando um dedo ou caneta touch
Assine utilizando uma caneta touch ou um dedo

Passo 5: Posicione a assinatura no documento e ajuste o tamanho se necessário. Clique no ícone no canto superior esquerdo da tela para salvar.

Ajuste o local da assinatura no documento e clique em salvar.
Ajuste a assinatura no documento e clique em Salvar

Passo 6: Clique no ícone de compartilhamento e em Compartilhar uma cópia para enviar o documento ao destinatário.

Compartilhamento do documento pdf assinado.
Compartilhe o documento

Passo 7: Agora é só selecionar um contato ou local para enviar o documento.

Selecionar contato ou local para compartilhamento do documento pdf assinado
Escolha como compartilhar o documento assinado

Além do procedimento feito no celular, você também pode fazer isso no computador ou tablet. O processo é substancialmente o mesmo. O Adobe Reader está disponível para Android e iOS.

Como assinar seus documentos digitalmente em PDF no seu computador

Caso você se sinta mais confortável em assinar seus documentos em PDF no seu computador, saiba que o processo de assinatura é tão fácil ou até mais simples. Mesmo que seu serviço seja Windows ou Mac. Confira como assinar documento digitalmente em PDF pelo computador:

Passo 1: Abra o formulário PDF no Acrobat ou no Reader. Clique no ícone de Assinatura na barra de ferramentas. Como alternativa, selecione Ferramentas > Preencher e assinar ou selecione Preencher e assinar no painel à direita.

Como assinar documento em pdf pelo seu computador
Como assinar documento digitalmente

Passo 2: A ferramenta Preencher e assinar é exibida. Clique em Preencher e assinar.

Como assinar documentos em pdf pelo seu computador
A opção preencher e assinar permite fazer as assinaturas tanto fazendo upload quanto assinando-a diretamente

Passo 3: Você pode escolher a cor desejada para preencher o formulário PDF. Clique no botão Cor no menu Preencher e assinar e escolha a cor desejada. Por padrão, a cor da assinatura é preta. Para manter a cor padrão da assinatura, certifique-se de que a opção Manter cor das assinaturas esteja desmarcada.

Como assinar documento digitalmente. Aprenda como assinar documento digitalmente em pdf pelo celular ou computador, de forma gratuita
Ainda é possível selecionar a cor de sua assinatura

Uma vantagem para aqueles que desejarem assinar seus documentos em PDF pelo Adobe Reader é que ele está disponível para uso tanto em PC quanto para Mac.

Outra maneira de assinar um documento digitalmente no seu computador, é via Word:

Passo 1: abra o documento que deve ser assinado e clique em “arquivo”, no canto superior esquerdo, depois clique em “Informações” e em seguida clique em “Proteger Documento”. Na próxima tela clique em “adicionar uma assinatura digital”

Documentos com assinatura digital - via word

Passo 2: Agora aparecerá uma janela para que sejam preenchidas algumas outras informações, tais como “tipo de compromisso”, para que você escolha a função da assinatura (se foi você quem criou, aprovou ou criou e aprovou este documento) e também o espaço “objetivo da assinatura deste documento”. Após preencher ambos os espaços, basta clicar em “assinar” e pronto, o documento já foi assinado com sucesso.

Documentos com assinatura digital - via word

Você pode conferir essas orientações no site do Serasa também!

Outras alternativas além do Adobe Reader

Como assinar documento digitalmente. Aprenda como assinar documento digitalmente em pdf pelo celular ou computador, de forma gratuita
O Adobe Scan é uma boa alternativa para assinar documentos

Existem outras opções de aplicativos e são tão fáceis para se utilizar do que o próprio aplicativo do Adobe Reader. É o caso do Adobe Scan, que usa a câmera do telefone para escanear um papel e gerar uma imagem otimizada. Muito próximo do uso do Adobe Reader como aplicativo, basta uma boa foto de sua assinatura que já dá conta do recado. O Adobe Scan possui versões para Android e iOS (iPhone).

Já o Eversign é para quem deseja fazer a assinatura em um documento PDF sem necessariamente fazer o download do aplicativo no PC. Pelo navegador, é possível criar uma assinatura com o mouse ou ou fazer upload de sua assinatura, e o serviço ainda possui uma extensão para facilitar a vida dos usuários do Google Chrome. De quebra, na versão gratuita o Eversign permite assinar até cinco documentos por mês, o que é uma boa para emergências.

Caso você esteja familiarizado com o Smallpdf ou não, saiba que ele também possui um recurso com foco nas assinaturas de documentos chamado eSign. Uma grande vantagem é a facilidade e segurança que ele permite já que pode ser salvo diretamente nos serviços Dropbox, Box ou Google Drive, e seus documentos e assinaturas são apagados automaticamente dos servidores.

Como assinar documentos em pdf
O Hello Sign permite a assinatura de documentos diretamente no e-mail

Enquanto isso, o HelloSign, que pertence ao Dropbox, é outro serviço cuja sua principal função é adicionar a função Assinar diretamente no anexo do e-mail na sua conta Gmail, com o uso da extensão HelloSign for Gmail. A vantagem é que a assinatura é feita na nuvem, sem precisar baixar o arquivo.

Gostou das dicas de como assinar documento digitalmente em PDF pelo computador e celular? Escreva nos comentários e compartilhe com os amigos, e aproveite e confira nosso guia de como editar arquivos PDF no Google Drive.

fonte: Adobe Reader, How to Geek e Business Insider.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário