21 dicas para aumentar o seu engajamento no Twitter

Confira dicas para gerar engajamento no twitter organicamente
Deseja conquistar seguidores e gerar engajamento no Twitter de maneira orgânica e sem complicações? Confira as nossas dicas

Estar conectado em uma rede social como o Twitter parece não exigir segredo. Com poucos caracteres disponíveis, lá o imediatismo é lei. Bem sabemos que a atuação desta rede social na disseminação de informação é essencial, tornando-se, inclusive, o principal veículo de comunicação de muitas figuras proeminentes. Gerar engajamento no Twitter, por outro lado, já é outra história. Em meio a tanta informação circulando simultaneamente, é difícil se destacar.

Por esse motivo, selecionamos 21 dicas para te ajudar a aumentar o seu alcance de maneira orgânica no Twitter de uma vez por todas. Confira a seguir:

Capriche na bio

Print do twitter para gerar engajamento no twitter
Uma bio do Twitter pode muito bem servir como um cartão de visitas. Por isso, sempre preste atenção em como gostaria de se definir ao seus seguidores.

Você acabou de criar seu perfil, chegou a atualizar as fotos de capa e perfil, mas como está a descrição de sua conta? Para que novos seguidores acabem se interessando por você e por seu conteúdo, é essencial, antes de tudo, que você também inclua uma descrição precisa sobre você ou sobre sua empresa.

Seja ele pessoal ou profissional, descreva corretamente quem você é, o que faz e quais são seus objetivos no Twitter. Isso ajuda a quebrar o gelo, acredite! Mas lembre-se de ser sucinto.

Uma capa para encher os olhos

Imagem do twitter com capa no perfil
Sempre opte por uma imagem em boa resolução para a capa do Twitter

Pode parecer pouco, mas sabia que a capa pode dar bastante credibilidade? Isso porque, caso você utilize uma foto de capa com uma boa resolução e que traga, quem sabe, um conceito, dificilmente o usuário que tiver contato com o seu perfil vai pensar se tratar de um perfil falso.

Essa é uma daquelas dicas de ouro: um dos principais segredos para a aquisição de novos seguidores é a credibilidade transmitida e esta questão está bastante ligada ao cuidado que você tem ao montar o seu perfil no Twitter.

Gere engajamento no Twitter com seus seguidores

Fundo azul claro com círculos escuros e o desenho de uma pessoa com um símbolo de soma ao lado.
Uma ótima maneira de gerar engajamento no Twitter é interagir com seus seguidores

Outra das dicas valiosas para se começar a gerar engajamento no Twitter organicamente é, antes de tudo, valorizar os seguidores que já te seguem. Por esse motivo, por que não retribuir o gesto e passar a segui-los também? Isso mostra que você está interessado no que eles têm a dizer.

Dito tudo isso, monitore o feed e sempre interaja. Comente, curta ou até retuíte algo que seja postado pelos seus seguidores e que você ache relevante. Este tipo de atitude demonstra para outras pessoas que seu perfil não é sobre você apenas, mas que existe o interesse genuíno em criar uma comunidade.

Compartilhe conteúdo

Gerar engajamento no Twitter também exige constância e qualidade. Mesmo que a rede social seja conhecida por informações rápidas e precisas, não significa que você deve compartilhar informação apenas por compartilhar. Credibilidade também é essencial.

Realize uma curadoria de conteúdo, avalie o que seus seguidores gostariam de receber em seus respectivos feeds e vá atrás desses conteúdos. Seja capaz de gerar engajamento no Twitter ao fazer do seu perfil uma fonte de informações relevantes e, de quebra, conquiste novos seguidores.

Torne seu conteúdo compartilhável

Ilustração de pessoas conversando por meio de rede social, que se assemelha ao twitter
Pense sempre em fazer com que seu conteúdo seja interessante o suficiente para gerar compartilhamentos.

Uma vez que você tenha conteúdo interessante, o próximo passo a ser pensado é: o conteúdo é compartilhável? Ele possui imagens atrativas e um assunto que é relevante para uma rede social como o Twitter?

Pense que apesar de o conteúdo ser completo e importante, nem sempre ele será o ideal para as redes sociais. Dica: use de seu bom humor. Conteúdos informativos, mas antenados com as tendências e também divertidos tem maiores chances de serem compartilhados.

Retweet, retweet, retweet

O Retweet (abreviado às vezes como RT) é uma das ferramentas mais populares e também uma ótima maneira de gerar engajamento no Twitter. Isso porque você pode interagir com todo tipo de usuário, encontrando nele um potencial seguidor. Como? Procure pelas hashtags que sejam semelhantes ao objetivo do seu perfil e retuíte o conteúdo que você mais se identifica.

Este tipo de engajamento é fundamental para aumentar sua base de seguidores e não requer quase nenhum esforço. Mas vale lembrar que o RT por si só não basta. Dica: pra gerar engajamento no Twitter, o certo é dar RT comentando aquele assunto pra assim motivar a interação.

Preste atenção nas Hashtags

Homem digitando no computador enquanto um balãozinho com uma hashtag aparece em sua frente.
Sempre fique de olho nas hashtags para acompanhar as principais tendências.

O Twitter foi a rede social que lançou as hashtags. Esta ferramenta é ótima para realizar pesquisas direcionadas e encontrar as pessoas que se interessam por determinados assuntos.

Seja para encontrar possíveis pessoas interessadas no seu perfil e em assuntos semelhantes ou para pesquisar assuntos que estão virando tendência no Twitter, utilizar as hashtags é uma ótima forma de encontrar novos seguidores.

Fique de olho nos influenciadores e use as mentions

Encontrar influenciadores de sua área, segui-los e tentar desenvolver um relacionamento com eles também é uma ótima forma de ser visto por outras pessoas interessadas no mesmo assunto que você. Por isso, não deixe de mencioná-las e também estabelecer conversas.

Deste modo, você pode, aos poucos e de maneira orgânica, gerar engajamento no Twitter e, de quebra, criar uma rede de contatos interessantes.

Vincule seu perfil e espalhe a URL do seu Twitter por aí

Método de gerar engajamento no twitter por meio do compartilhamento de ideias semelhantes
Deixe seu URL disponível em outras redes sociais, para conquistar seguidores de outras plataformas.

Mais do que criar a sua conta, o segredo talvez seja deixar claro que você possui uma conta. Por isso, não se esqueça de incluir botões em seu blog e o link para seu perfil nas demais redes sociais. Assim, sempre que você receber um novo acesso em seu site ou demais redes sociais, as pessoas terão mais uma forma de encontrar sua página.

Seja ativo e proativo

Parece uma dica essencial, mas tudo que envolve redes sociais exige proatividade. Isso porque você está inserido em uma rede social extremamente dinâmica, ou seja, em apenas uma hora você pode perder uma série de informações, e seus seguidores também podem perder algum conteúdo seu.

Por esse motivo, para gerar engajamento no Twitter, você deve também divulgar o seu conteúdo proativamente, utilizando as hashtags e os trending topics (assuntos mais comentados do momento) a seu favor. Com eles, você pode verificar o que está em alta e interagir com outros usuários sobre vários assuntos.

Evite excessos

Ser proativo é importante. Ser excessivamente proativo, no entanto, pode ser um problema. Isso porque, caso um seguidor repare que você lotou a página dele de tweets, ele pode agir da seguinte forma: não ler nenhum desses tweets e ainda deixar de segui-lo. Por isso, se planeje e seja estratégico. É muito difícil se manter relevante e consistente quando você dispara mensagens em um intervalo de tempo muito curto. Como dissemos, atividade, mas com consistência e relevância, é tudo no Twitter.

Faça perguntas aos seus seguidores

Utilizar o recurso de fazer perguntas para os seguidores é outra forma de gerar engajamento no Twitter. Lembre-se sempre que as pessoas agora fazem uso do Twitter não mais apenas para se informar, elas também querem dar suas opiniões e saber o que os outros usuários e marcas pensam a respeito de determinado tipo de assunto. Use isso a seu favor e torne seu conteúdo divertido.

Envolver-se sem se promover, com humildade sempre

Pode parecer controverso, mas a tentativa aqui é estabelecer uma relação com seus seguidores de maneira orgânica. Ou seja, gerar engajamento no Twitter não significa que você precise lembrar a todos que te sigam, dêem RT, etc. Dificilmente alguém vê com simpatia uma marca ou pessoa que tem como principal objetivo no Twitter pedir para que os usuários entrem em páginas ou comprem produtos, por exemplo.

Na maioria das vezes, conseguir mais seguidores no Twitter é uma questão de conseguir aparecer. Neste caso, pedir para uma celebridade ou alguma autoridade em seu nicho de interesses te seguir, ou retweetar algo que você publicou, pode sim ser uma ideia. Só tome muito cuidado para não passar como arrogante ou chato. Uma abordagem amigável e desinteressada pode fazer milagres.

Utilize ferramentas para encontrar mais pessoas

Um suposto líder de marrom na frente carregando uma bandeira amarela enquanto vários seguidos de azul estão na parte de trás
Use ferramentas para encontrar seguidores de acordo com o perfil que você está buscando.

Embora a própria pesquisa avançada do Twitter faça muito bem a tarefa de procurar os seguidores adequados a você, com base na idade, demografia e outros dados, como palavras-chave na bio do Twitter e tweets postados, é sempre benéfico usar uma ferramenta que é construída para te ajudar nisso.

Existem muitas, sendo uma delas o TweetAttacksPro, que pode te ajudar a ir utilizando os filtros do programa de acordo com suas necessidades.

Deixar de seguir algumas pessoas também é importante

Sim, por incrível que pareça, deixar ir é a solução aqui. Dar unfollow regularmente nos chamados não-seguidores ou nos que não apresentam nenhuma atividade em seu perfil é essencial para gerar engajamento no Twitter. Você não só irá ter seguidores mais segmentados, mas também vai atrair novos seguidores ao fazer isso.

Use e abuse das chamadas TwitCams

Caso você não saiba, as TwitCams são transmissões especiais ao vivo, acessíveis através de uma URL criada especialmente para o evento, muito próximo daquilo que já conhecemos em redes sociais como Instagram, por exemplo.

As dicas são as mesmas, mas pense que, ao fazer uso desta ferramenta a seu favor, você também pode se conectar a seus seguidores e gerar engajamento no Twitter de modo a valorizar algumas de suas habilidades de um jeito diferente. Pense sempre na divulgação, que pode atrair interessados, e num dia e hora em específico. Feito o planejamento, caia de cabeça nessa possibilidade.

Credibilidade

Entender como o site funciona é a melhor maneira de gerar engajamento no Twitter. Por esse motivo, estude! Faça dessa rede social uma chance de conquistar público. Se certifique de entender quais os melhores horários para postagens, assim como entender também quais são as possibilidades de se obter um maior número de visualizações e compartilhamentos.

Para isso, vale lembrar que é necessário estar sempre de olho nos melhores meios de se conseguir estas informações, sejam elas em relação aos locais de interesse, segmentação de usuários e diversos outros aspectos. O próprio FAQ do Twitter pode te ajudar a esclarecer algumas dessas dúvidas. A credibilidade se constrói também com o entendimento da plataforma em sua totalidade.

Sempre use imagens ou gifs

Imagem de um gif sendo utilizado no twitter
Use gifs e imagens a seu favor para tornar seu conteúdo ainda mais interessante e chamativo.

Essa aqui é uma possibilidade que faz uso do melhor do Twitter. Gerar engajamento também é compartilhar imagens em seus tweets, assim como gifs. Além de chamar mais atenção, por meio das imagens você consegue passar mais informação em texto, infográfico, gráficos e por aí vai, o que sempre pode fazer com que seus seguidores fiquem interessados em seu conteúdo.

Não se esqueça do chamado call to action

Usar palavras como ‘por favor’, ‘dê RT’, ‘ajudar’ e ‘acompanhar’, é uma ação que pode levar o que você escreveu a ter um maior número de retweets. Isso é o que se conhece como call to action, ou chamada para ação, em tradução livre. Lembre-se: para gerar engajamento no Twitter, é preciso saber, antes de tudo, que seus seguidores vão interagir se eles são o foco do seu tweet.

Deixe o seu toque em cada tweet, seja pessoal

Essa é daquelas dicas que parecem óbvias, mas não são. Gerar engajamento no Twitter não significa que você deva publicar tweets inadvertidamente. A resposta para tal é a comunicação humanizada. Assim como nas demais redes sociais, as pessoas gostam de conversar e se sentem mais à vontade quando sabem com quem estão interagindo.

Por que não fazer cobertura de eventos em sua região?

Print da postagem da ellen degeneres no oscar, com vários atores na frente como bradley cooper, brad pitt, jennifer lawrence etc.
Faça cobertura de algum evento badalado da sua região para conquistar seguidores.

Uma das possibilidades mais bacanas do Twitter é a possibilidade de acompanhar ao vivo eventos que estão rolando no mundo inteiro. Vai comparecer a um evento? Use isso a seu favor. Faça também a cobertura para pessoas não estão lá e que possam acompanhar através da hashtag um pouco do evento em tempo real. Pode reparar que, com essa iniciativa, o seu número de seguidores vai aumentar consideravelmente, sinal claro do sucesso de seu engajamento no Twitter.

O que você achou das dicas para gerar engajamento no Twitter de maneira orgânica? Vai fazer uso dessas dicas? Compartilhe conosco nos comentários.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário