Como bloquear aplicativos no Android e manter o foco na rotina

O uso excessivo do celular pode prejudicar a sua produtividade. Conheça as melhores ferramentas para bloquear aplicativos no seu Android e focar na rotina

Ler livros, ouvir músicas, jogar, organizar tarefas e até praticar exercícios físicos. O celular reúne uma infinidade de recursos para as suas atividades diárias. Mas, quando há excesso, todas essas funcionalidades acessíveis podem atrapalhar a sua produtividade e qualidade de vida. Em virtude disso, foram desenvolvidas aplicações que permitem bloquear aplicativos, como os de redes sociais, jogos e muito mais.

Controlar o uso do celular e bloquear aplicativos por determinado período acabou se tornando útil para administrar bem a sua rotina pessoal e profissional. Segundo o We Are Social, nós, brasileiros, passamos mais de nove horas usando a internet através dos nossos dispositivos. Detalhe: boa parte das pessoas trabalha oito horas por dia. Em números gerais, 139.4 milhões de pessoas no Brasil usam internet através de dispositivos móveis. Outro estudo recente da Hibou indica que 91% dos brasileiros não ficam longe do smartphone por mais de uma hora.

O uso excessivo do celular é perigoso. A situação pode até se agravar com as crianças, uma vez que jogos e redes sociais atraem a atenção dos pequenos, consequentemente fazendo com que elas fiquem horas no smartphone. Ainda há o risco de acesso aos conteúdos inadequados. É por isso que bloquear aplicativos vem sendo a saída para fazer o controle.

Pessoa mantendo o foco no trabalho
Pessoa mantendo o foco no trabalho (Imagem: Deposit Photos)

Para você que é usuário de Android, o sistema 9 Pie e o Android 10 possuem funções com o intuito de bloquear aplicativos que distraem o usuário, chamado de modo foco (focus mode, em inglês). Ele permite o bloqueio temporário de alguns Apps, sem apresentar as notificações. Enquanto estiver no modo foco, o ícone do App fica cinza, impossibilitando o usuário de abri-lo. Caso o seu Android não tenha essa funcionalidade, reunimos abaixo os melhores aplicativos para ajudar na “pausa diária”.

Appblock

O Appblok permite bloquear aplicativos que atrapalham a sua produtividade, até mesmo os profissionais.
O Appblok permite bloquear aplicativos que atrapalham a sua produtividade, até mesmo os profissionais.

A nossa primeira indicação é o Appblock. Com excelente avaliação no Google Play, esse App ajuda os usuários a bloquear aplicativos e evitar as distrações em quaisquer ocasiões, no trabalho, estudos, dentre outros. Para usá-lo, você precisa configurar alguns horários para que o smartphone só realize funções mais simples.

Assim, outros aplicativos podem ficar “escondidos” a fim de evitar que o usuário abra a todo momento. Ele é muito útil para controlar o tempo que você passa no Facebook ou Instagram. Você pode, por exemplo, bloquear temporariamente o seu e-mail quando estiver de férias ou durante o fim de semana. Consequentemente, mesmo que clique, o usuário não conseguirá navegar pelo aplicativo — garantindo mais produtividade para a rotina.

O AppBlock – Mantenha o foco! está disponível gratuitamente no Google Play.

FamiSafe

Faça o bloqueio dos aplicativos, veja a localização dos seus filhos e controle o uso de smartphone. O FamiSafe é uma ferramenta completa para a família.
Faça o bloqueio dos aplicativos, veja a localização dos seus filhos e controle o uso de smartphone. O FamiSafe é uma ferramenta completa para a família.

O FamiSafe é outra indicação de ferramenta para bloquear aplicativos no Android. Especialmente para quem é pai, pois o FamiSafe, além de auxiliar no uso do celular, pode ser usado como um gerenciador da família. Sua funcionalidade conta com limitação do tempo de acesso das crianças ao smartphone, assim ajuda na concentração dos estudos.

O App ainda proporciona: visualizar a localização do seu filho, monitorar o histórico de navegação, bloquear conteúdos considerados ofensivos e perigosos, e o próprio dispositivo. Além do Android, o FamiSafe também está disponível para aparelhos da Apple.

O Famisafe pode ser baixado através do Google Play.

ClearLock

O CleakLock permite bloquear aplicativos específicos
O CleakLock permite bloquear aplicativos específicos

O ClearLock é outra salvação para os viciados. Ele permite bloquear aplicativos específicos que vem atrapalhando a sua rotina. O lado bom é que ele só silencia os apps selecionados por você, ou seja, o restante do aparelho permanece funcionando normalmente.

Caso queira voltar, o CleakLock faz o desbloqueio após reiniciar o celular. Por esse motivo, é indicado só travar as ferramentas que realmente não for utilizar.

Offtime

O Offtime vai além: permite bloquear aplicativos e ligações indesejadas
O Offtime vai além: permite bloquear aplicativos e ligações indesejadas

Já o Offtime é capaz de bloquear aplicativos de jogos e mídias sociais. Também existe a possibilidade de proteger contra chamadas indesejadas, bem como mensagens de texto, recurso essencial contra os incômodos de telemarketing ou ligações por engano.

Uma configuração no Offtime pode desbloquear ligações se alguém tentar retornar mais de uma vez em menos de três minutos. O App passa a entender que pode haver uma emergência nessa situação.

Seja para diminuir o acesso das crianças ou próprio ao celular, existem várias ferramentas para bloquear aplicativos no Android. Cada uma possui algumas particularidades e vantagens específicas que merecem ser analisadas antes do uso.

O que achou da nossa lista de apps para bloquear aplicativos? Ajudou você a manter o foco? Deixe nos comentários.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: