Como bloquear as ligações de telemarketing

Como bloquear as ligações de telemarketing
Veja como acabar com as ligações indesejadas de empresas, SMS e WhatsApp em todos os estados do Brasil

Receber telefonemas indesejados é algo bastante chato e, infelizmente, ainda muito recorrente. No entanto, existem diversas maneiras de bloquear as ligações de telemarketing e ficar livre das propagandas e cobranças indevidas que bombardeiam os telefones diariamente.

Já ensinamos como eliminar e-mails indesejados e agora é a vez de acabar com os telefonemas, afinal, ninguém aguenta mais receber as famosas ligações do Grupo Recovery com cobranças, da Claro ou da Vivo com ofertas imperdíveis, entre tantas outras. Confira a seguir algumas ações que você pode tomar para impedir as ligações de telemarketing.

Bloqueio do PROCON

PROCON, órgão de defesa do consumidor existente em cada estado da federação brasileira, criou cadastros nos quais os usuários podem pedir que seu número de telefone seja excluído dos serviços de propaganda em massa existentes em cada estado.

Depois de 30 dias da inscrição para bloqueio do PROCON, o número não pode mais receber ligações de empresas (com exceção de entidades filantrópicas) e nem de pessoas físicas contratadas oferecendo serviços ou produtos. Os consumidores que, depois desse período receberem alguma ligação desse tipo, podem denunciar as empresas de telemarketing no PROCON.

O procon oferece o serviço de bloqueio de ligações de telemarketing
O PROCON de diversos estados oferece o serviço de impedir chamadas de telemarketing (Foto: wayhomestudio/FreePik)

Quais estados oferecem o serviço?

Antes de tudo, ressaltamos que é preciso atenção na hora de fazer o cadastro para bloquear as ligações de telemarketing pelo órgão regulamentador, pois cada estado brasileiro possui um site diferente. Confira a seguir quais oferecem o serviço e como se inscrever no bloqueio do PROCON:

Norte:

  • Acre (AC): não oferece o serviço.
  • Amazonas (AM): realiza o serviço apenas presencialmente. O consumidor precisa ir pessoalmente a um posto de atendimento para se cadastrar no bloqueio do PROCON — é preciso levar cópias e originais do RG, CPF, comprovante de residência e um documento de propriedade do telefone, seja pré ou pós-pago. No momento, as atividades na sede do PROCON-AM estão suspensas.
  • Amapá (AP): não oferece o serviço.
  • Pará (PA): não oferece o serviço, mas estão à disposição dos consumidores no número 151.
  • Rondônia (RO): não oferece o serviço, mas possui um canal de denúncias no qual os consumidores podem fazer reclamações. Caso tenham dúvida, os usuários podem ligar para 151 ou mandar mensagem de WhatsApp para os números (69) 98482-0928 ou (69) 98491-2986.
  • Roraima (RR): não oferece o serviço
  • Tocantins (TO): oferece o serviço para moradores do estado. Para realizar o cadastro, basta fornecer algumas informações pessoais, como nome, RG, CPF, endereço, e-mail e telefone — podem ser inscritos até três números para o bloqueio do PROCON.

Nordeste

  • Alagoas (AL): oferece o serviço. Para realizar o cadastro e acabar com as ligações indesejadas, basta fornecer informações pessoais como nome, RG, CPF, e-mail e números de telefone.
  • Bahia (BA): não oferece o serviço.
  • Ceará (CE): o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) oferece o serviço. Para se registrar, basta incluir seu nome, endereço, e-mail e telefone.
  • Maranhão (MA): oferece o serviço. Basta acessar e se inscrever com o seu nome, CPF, email, endereço e cadastrar os números para bloquear as ligações de telemarketing.
  • Paraíba (PB): oferece o serviço para pessoas físicas e jurídicas. Para realizar o bloqueio do PROCON na Paraíba, é preciso se registrar na plataforma com o seu nome, CPF (ou CNPJ), RG, endereço, email e número de telefone.
  • Piauí (PI): não oferece o serviço.
  • Pernambuco (PE): não oferece o serviço.
  • Rio Grande do Norte (RN): não oferece o serviço. No entanto, residentes de Natal, capital do estado, podem solicitar o bloqueio das ligações de telemarketing diretamente do site da prefeitura da cidade cadastrando o nome, CPF, RG, endereço, email e números de telefone registrados em seu nome. As empresas ficam proibidas de fazer ligações de telemarketing sem autorização do consumidor passados 120 dias do cadastro.
  • Sergipe (SE): não oferece o serviço.

Centro-Oeste

  • Distrito Federal (DF): oferece o serviço. Para fazer o bloqueio do PROCON, basta se inscrever com nome, CPF (ou CNPJ), email e depois cadastrar os números desejados.
  • Goiás (GO): oferece o serviço. Os residentes podem se registrar com as informações pessoais e cadastrar até três números por CPF (as linhas precisam estar no nome do titular).
  • Mato Grosso (MT): não oferece o serviço.
  • Mato Grosso do Sul (MS): oferece o serviço para pessoas físicas e jurídicas. Para se inscrever, basta informar seu nome, CPF (ou CNPJ), RG, endereço, email e telefone.

Sudeste

  • Espírito Santo (ES): oferece o serviço. Para realizar o bloqueio do PROCON, é preciso se cadastrar incluindo seu nome, RG, CPF ou CNPJ, email, endereço e até cinco números.
  • Minas Gerais (MG): oferece o serviço. O registro pode ser feito com nome, CPF ou CNPJ, email e números de telefone.
  • Rio de Janeiro (RJ): oferece o serviço. Para bloquear as ligações de telemarketing, basta se inscrever fornecendo seu nome, CPF, email e telefone.
  • São Paulo (SP): oferece o serviço para pessoas físicas e jurídicas. Para se cadastrar, basta fornecer o nome, RG, CPF, email, endereço e números no seu nome.

Sul

  • Paraná (PR): oferece o serviço. Para se cadastrar, informe nome, RG, CPF, endereço, email e telefone.
  • Rio Grande Do Sul (RS): oferece o serviço. Os residentes precisam se registrar com informações como nome, RG, CPF e números de telefone.
  • Santa Catarina (SC): oferece o serviço de bloqueio de ligações de telemarketing e de spams. Se inscreva informando seu nome, RG, CPF, email, endereço e telefone.

Lembramos novamente que o bloqueio dos números fixos ou móveis só pode ser feito pelo titular da conta. Em estados onde não existe uma lei específica para o bloqueio, o consumidor pode se valer dos direitos previstos pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e solicitar que a empresa exclua os seus contatos da lista telefônica. Outra opção é contatar a operadora e pedir que seja feito o bloqueio do número da empresa.

Vários procons oferecem a possibilidade de bloquear as ligações de telemarketing no site
PROCONs de diversos estados oferecem a possibilidade de bloquear as ligações de telemarketing diretamente de seus sites

Não Me Perturbe

Além do PROCON, existem outras formas de bloquear as ligações de telemarketing. Uma delas é a plataforma Não Me Perturbe, que permite ao usuário escolher de quais Prestadoras de Serviços de Telecomunicações não deseja receber chamadas de telemarketing e de quais Instituições Financeiras ou correspondentes não deseja receber ligações de oferta do produto consignado.

Isso significa que tanto prestadoras quanto bancos não poderão realizar ofertas para o número cadastrado depois de 30 dias corridos da data de registro. Além disso, o bloqueio não se aplica a ligações referentes a confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade, com ou sem oferta de refinanciamento.

Para realizar o cadastro no site, você precisará fornecer seu nome, CPF, email e telefone, e depois selecionar as prestadoras e os bancos que você deseja impedir que te liguem.

O não me perturbe é uma boa opção para bloquear as ligações de telemarketing
O Não Me Perturbe é uma boa opção para bloquear as ligações de telemarketing (Foto: studiogstock/FreePik)

Aplicativos para bloquear as ligações de telemarketing

Agora, se você é uma pessoa precavida (ou cansada) e quer tomar todas as medidas possíveis para acabar com as ligações de telemarketing, existem aplicativos disponíveis que fazem esse serviço. Para te ajudar a impedir os telefonemas, listamos abaixo alguns apps para iOS e Android.

Existem também aplicativos que permitem a identificação e o bloqueio de chamadas e sms de telemarketing
Existem diversos aplicativos que identificam e bloqueiam números (Foto: Online Tech Tips)

Whoscall

O primeiro aplicativo que você deve conferir é o Whoscall, disponível no iOS e no Android. O aplicativo é capaz de identificar e bloquear chamadas indesejadas automaticamente, mostrar a operadora de quem está ligando, rastrear links de SMS, entre outras. Presente no mundo todo, o app possui uma base que conta com mais de 1 bilhão de números de telefone registrados e permite que a própria comunidade adicione e classifique números indesejados, o que ajuda a identificar as ligações de telemarketing, bancos ou de outros serviços indesejados.

Hiya

Um bom aplicativo para impedir ligações de telemarketing é o Hiya. O app, disponível para download tanto em smartphones iOS quanto Android, identifica as chamadas de números desconhecidos e permite que você as bloqueie. Além disso, é possível criar sua lista de telefones indesejados.

Truecaller

O Truecaller é um aplicativo gratuito, disponível no iOS e também no Android, que oferece funcionalidades interessantes para os usuários, como a possibilidade de bloquear as ligações de números indesejados e de procurar contatos que não estejam na sua lista de telefones, entre outros recursos. O aplicativo permite também a integração com o Facebook e com o Yelp para encontrar o contato de pessoas e restaurantes, respectivamente.

Sync.ME

Outra boa opção, o Sync.ME é considerado um dos melhores aplicativos gratuitos para bloquear as ligações de telemarketing e para identificar números de telefones. Disponível no iOS e no Android, o app tem uma extensa base de dados — caso você perca alguma chamada, pode conferir se o número é de uma empresa de cobrança e/ou telemarketing.

Mr. Number

O Mr. Number funciona tanto no iOS quanto no Android e permite bloquear ligações e SMS, mas não é gratuito. O aplicativo oferece um período de teste de 7 dias e depois é preciso escolher entre o plano mensal de R$ 10,90 ou anual de R$ 57,90. Com o Mr. Number, é possível criar uma lista com os números que estão te incomodando por ligação ou mensagem de texto. O aplicativo também permite que você cadastre diversos números como spam e alerte outros usuários que também querem bloquear esses números.

Bloqueando as ligações de telemarketing no iOS

Uma última alternativa para bloquear as ligações de telemarketing é fazer isso diretamente do seu smartphone. Se você tem um iPhone, basta selecionar Ajustes > Telefone e descer a tela até encontrar as opções: Silenciar Desconhecidos e Contatos Bloqueados.

Se você ativar a primeira, as ligações de números desconhecidos serão silenciadas, enviadas ao seu voicemail e exibidas na lista Recentes. Se clicar na segunda, poderá bloquear as chamadas telefônicas, SMS, emails e FaceTimes de quantos números quiser. Outra forma de impedir as ligações é indo na lista Recentes, clicar no “i” azul na lateral direita do contato e descer até encontrar Bloquear este Chamador.

O ios permite bloquear as ligações de telemarketing diretamente do aparelho
O iOS permite que os usuários silenciem chamadas de desconhecidos e bloqueiem diversos contatos

Bloqueando as ligações de telemarketing no Android

No Android, impedir as ligações de números indesejados é bem simples e semelhante ao iOS. Basta acessar as últimas chamadas, selecionar o número e clicar na opção Bloquear Número. Você precisará repetir o processo manualmente com todos os números que deseja bloquear, porém é uma maneira de se prevenir ainda mais contra as ligações de telemarketing.

Em março deste ano, o PROCON-SP incluiu bloqueio de WhatsApp e SMS no serviço oferecido para bloquear as chamadas indesejadas. Siga nossas instruções para fazer o cadastro no Não Me Ligue.

Samsung Smart Call

A Samsung possui um recurso próprio, chamado Smart Call, que conta com a tecnologia da Hiya para permitir impedir as ligações de telemarketing nos smartphones da linha Galaxy. A função permite que você saiba quem está ligando mesmo se o número não estiver cadastrado nos seus contatos e bloquear e denunciar a chamada quando for spam.

Ativar o Smart Call é bastante simples: basta ir até as Configurações do aplicativo Telefone e clicar em Proteção ID de Chamada e Spam. Depois disso, ao receber uma ligação identificada com spam ou fraude você poderá bloquear e denunciar o número de telefone

A samsung possui um recurso próprio para identificação e bloqueio de chamadas de spams e fraudes
A Samsung possui um recurso próprio para identificação e bloqueio de chamadas de spams e fraudes
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário