Onde e como comprar pc usado

Onde e como comprar PC usado no Brasil (computador usado)

Avatar of letícia leite
Comprar PC usado vale a pena? Entre tantas ofertas e anúncios, é importante saber filtrar os melhores produtos que atendam suas necessidades!

Faz parte do nosso ciclo de uso da tecnologia trocar nossos aparelhos eletrônicos após alguns anos, seja por questões de performance ou simplesmente por vontade de ter um modelo mais atual. Porém, pode ser difícil encontrar um dispositivo de qualidade com bom preço, ainda mais quando o assunto é computador, que envolve diversos componentes — ou seja, mais coisas a se prestar atenção. Por isso, pesquisamos e vamos te mostrar onde e como comprar PC usado no Brasil.

Sim, essa é a solução para quem quer economizar ao adquirir um aparelho que atenda suas necessidades. Vale destacar que os preços dos notebooks subiram mais de 17% no país, mas ainda assim, pode não ser para qualquer perfil de consumidor. Entre hardwares e softwares, tem muito a se olhar e entender qual a melhor opção para você!

Vale a pena comprar PC usado?

Onde e como comprar pc usado no brasil
Economia é o principal motivador para compra de computadores usados
Imagem: Pexels

Quer maior vantagem do que ter uma máquina que pode operar praticamente do mesmo jeito que um novo, só que por algumas centenas de reais a menos? Essa é o principal ponto do porquê um PC usado vale a pena, tanto os modelos mais atuais quanto as versões mais antigas.

Por exemplo, para quem procura um computador para navegar na web, editar documentos e planilhas, ver e editar fotos, um modelo feito para uso doméstico de alguns anos atrás não tem um desempenho tão diferente de um novo.

Nesses casos, basta verificar se o aparelho está funcionando bem e se há danos externos como arranhões ou riscos. O básico é ter uma tela agradável de se ver, um teclado e trackpad que são confortáveis ​​de usar e desempenho rápido o suficiente que não o deixará esperando pela abertura de aplicativos e guias.

Também vale apostar nas versões antigas de modelos topo de linha, ainda mais se você precisa de uma máquina potente, mas está com um orçamento reduzido. Um Lenovo ThinkPad de três anos atrás é uma opção bem mais interessante do que um produto novo mais básico. Assim, você terá um processador mais rápido junto aos gráficos de uma tela melhor, feito de materiais muitas vezes melhores do que um notebook recém-lançado, mas de componentes menos desenvolvidos.

Outra vantagem de comprar PC usado é no sentido coletivo, já que ajuda a reduzir o lixo eletrônico. Um computador funcional é salvo de ser jogado no lixo e você evita a possível compra de um aparelho mediano que se desgastará mais rapidamente e será descartado em alguns anos.

A história muda um pouco para quem trabalha com tecnologias sofisticadas de design ou joga títulos que exigem alto processamento de gráficos. Se você se encaixa numa dessas categorias e está em busca de um aparelho, talvez a área de PCs usados não seja a mais indicada. Isso porque os processadores gráficos estão em constante desenvolvimento, então há o risco de um notebook ou desktop usado não atender a demanda do que está em suas mãos no momento.

De qualquer maneira, é preciso sempre conferir a descrição dos componentes. Mais que isso, procurar por sites especializados e avaliações de outros consumidores te ajudam a saber se determinado modelo é capaz de atender suas necessidades.

Cuidados ao comprar PC usado

Onde e como comprar pc usado no brasil
Antes de comprar, é preciso prestar atenção em alguns componentes do pc
Imagem: Pexels

As primeiras coisas a serem observadas em um PC usado são as condições físicas, marca/número do modelo e especificações. Alguns vendedores de PCs usados ​​publicam fotos dos computadores reais que estão vendendo, o que facilita a avaliação da condição de um computador.

Outros podem atribuir a ele uma nota de letra – atenha-se aos sistemas com classificação A ou B para reduzir o risco de danos ou desgaste visíveis. Sugerimos dar preferência a desktops e laptops fabricados por grandes marcas, aquelas mais conhecidas. Isso porque é mais fácil encontrar componentes do PC e suporte técnico para computadores mais antigos feitos por empresas maiores.

Também é preciso se certificar que o vendedor realmente existe, que é uma loja ou plataforma confiável e com boa reputação. Além disso, confira se as fotos são do computador real que você vai comprar — não de fotos que afirmam ser “representativas”. Nos casos dos notebooks, verifique as listagens e descrição para garantir que o carregador esteja incluído. Evite comprar de vendedores com pouco ou nenhum feedback, e não compre de jeito nenhum daqueles com muito feedback negativo.

Outra dica interessante para comprar computadores usados é se atentar ao tempo de uso da máquina. Peça ao vendedor a nota fiscal do computador inteiro e das peças, caso ele tenha feito um upgrade. Assim, também dá pra saber que o produto foi adquirido de forma legal.

Dependendo do modelo, se for para mais de 5 anos de lançamento, é bom dar uma olhada no site da fabricante para ver se as peças ainda possuem suporte técnico e data da última atualização de software delas.

Para desktop, procure saber a procedência do equipamento e se o antigo usuário utilizava uma fonte de qualidade com selo 80 Plus. Isso porque fontes genéricas diminuem a vida útil de placas de vídeo e de outros dispositivos por emitirem energia “suja”. Fique de olho nos pinos do processador (AMD) ou do socket da placa-mãe (Intel) para verificar se estão em condições adequadas, caso contrário, a máquina irá apresentar um desempenho abaixo do esperado.

Principais especificações que um PC usado precisa ter

A maioria das pessoas estão em busca de um PC usado para trabalho e ocasionalmente lazer, ainda mais com a forte tendência do home office. Então levaremos em consideração os requisitos mínimos que um usuário doméstico precisa para realizar tarefas básicas, como navegação na web, edição de documentos e bate-papo por vídeo.

Para processador, opte por modelos com processador Intel Core de sexta geração ou mais recente (procure um número de modelo que comece com Core i3, i5 ou i7). Embora o i3 tenha sete anos, ele ainda recebe suporte de software atual da Intel e de muitos fabricantes de PCs.

Para navegação básica na web e uso de aplicativos, 4GB é o mínimo de memória RAM. Entretanto, recomendamos a partir de 8GB, ainda mais se for mexer com programas de edição de imagens que costumam exigir um pouco mais do computador.

Quanto a armazenamento, uma unidade SSD de 128 GB ou maior é preferível a uma unidade de disco rígido (HD) de maior capacidade, que é mais lenta e menos confiável. Entretanto, você pode adquirir uma máquina com disco rígido e atualizá-lo para um SSD posteriormente.

Para notebooks, procure monitores IPS, que oferecem melhor reprodução de cores e ângulos de visão do que os monitores TN, mais baratos. Os monitores WVA, embora mais raros e não tão bons quanto o IPS, também costumam ter boa aparência. Os anúncios de computadores usados ​​nem sempre especificam a tecnologia de exibição, mas as telas de 1080p são mais prováveis ​​de serem IPS.

Uma resolução de 1920×1080 pixels, também chamadas de 1080p ou Full HD, é uma das mais interessantes. Evite telas de 1366×768 (também chamadas de HD), que são inferiores e tendem a usar tecnologia TN, também de menor qualidade.

Pesquise bem o valor do modelo exato do PC que você deseja, considere bem o tempo de uso e os possíveis probleminhas que ele pode apresentar, tendo que eventualmente levá-lo ao suporte técnico. Além disso, procure saber a origem das principais peças. Se o vendedor tiver caixas, manuais, acessórios e afins torna o produto mais atrativo e exclui em parte a possibilidade de comprar um PC com peças de baixa qualidade.

O que evitar ao comprar PC usado

Entre processadores antigos ou lentos, evite os equipados com processadores Intel Celeron e Pentium, processadores Intel Core 2 Duo e Core 2 Quad, processadores Intel Core de primeira a quinta geração, bem como processadores AMD série A. Estes são processadores mais antigos ou mais lentos que sentirão a idade à medida que você os usa. Alguns podem até ter problemas para oferecer suporte a recursos básicos do Windows 10 ou executar versões modernas do macOS.

Telas de baixa resolução, às vezes chamadas de telas HD ou WXGA, podem não conter tantas informações e não parecem tão nítidas quanto as telas de alta resolução. Logo, evite resoluções de tela 1366×768. E um disco rígido tradicional é a parte mais lenta de qualquer computador mais antigo ou mais barato. Logo, se você comprar um computador usado com HDD, considere substituir esse armazenamento por um SSD.

Um armazenamento menor que 64GB não tem espaço suficiente para você instalar confortavelmente o Windows e seus aplicativos mais importantes. E evite o Wi-Fi 802.11n (também conhecido como Wi-Fi 4) se puder. Se essa especificação for a única coisa errada com um computador que você gostou, é possível encontrar adaptadores Wi-Fi para plugar na porta USB, mas o Wi-Fi 5 (ou 802.11ac) tem sido padrão nos últimos cinco ou seis anos.

Vale a pena comprar componentes usados de PC?

Onde e como comprar pc usado no brasil
Consumidores saem em busca de peças usadas para PC a fim de montar a máquina ideal

Uma placa de vídeo ótima não compensa um processador mediano. Isso vale para o PC inteiro, incluindo componentes como a placa-mãe, memória, HDs, placa de vídeo e a fonte. Logo, para um PC ter um bom desempenho, seu conjunto precisa ser equilibrado. É por isso que muitos consumidores buscam por componentes usados de PC para montar a máquina ideal.

Por ser um mercado muito dinâmico, os produtos de hardware têm uma vida útil definida pela maneira de uso e sua qualidade propriamente dita. Por exemplo, para jogadores assíduos, a placa de vídeo deve ser uma das prioridades, mas não basta comprar e instalar. Primeiro, é preciso olhar para outros componentes que influenciam na sua escolha, como o monitor.

Um monitor Full HD (1920×1080) irá exigir uma placa de vídeo potente. É assim que você deve olhar para as peças do PC. Quanto à questão de preço e legitimidade da oferta em anúncios, vale o mesmo do que foi dito em relação ao PC usado: pesquise bastante entre sites e pessoas que já compraram tais produtos.

Outro suporte na sua jornada de pesquisa são ferramentas bem específicas, como esse canal para ver comparativos de placa de vídeo ou esse site que calcula a potência da fonte que seu PC precisa. Legal, né?

Recomendações de sites para comprar PC usado

Comece sua busca em lugares onde se vendem produtos usados por preços mais acessíveis, como grupos de venda. É legal usar os filtros de localidade, como nas proximidades da região onde você mora, nos bairros e cidades próximas, também filtrando o tipo de produto, como computadores e acessórios, peças, componentes e notebooks. Algumas lojas e marketplaces conhecidos têm uma ampla seleção de PCs usados, poupando você de sites mais arriscados.

Selecionamos os melhores em questão de segurança e usabilidade para facilitar sua busca. Não necessariamente uma dessa opções será melhor que a outra, vai do que anunciarem e estiver disponível naquele momento que você está pesquisando.

OLX

Filtros na olx ajudam na hora da pesquisa
Usar filtros de local e produto facilitam a pesquisa
Imagem: OLX/Letícia Leite

Uma plataforma global de comércio eletrônico que funciona como uma espécie de anúncios classificados na internet é um ótimo lugar para começar sua pesquisa. A OLX é conhecida como um lugar de desapego, então vale dar uma boa garimpada para achar notebooks e PCs usados mais em conta.

Amazon

Marketplace da amazon
Amazon classifica seus vendedores para ajudar na tomada de decisão dos compradores
Imagem: Amazon/Letícia Leite

Considerada uma das cinco grandes empresas de tecnologia do mundo, a Amazon também oferece uma ótima plataforma para comprar e vender itens usados. O bom é que os vendedores, sejam indivíduos ou lojas que anunciam na Amazon, têm classificações, assim dá pra medir se está comprando de uma fonte confiável.

Mercado Livre

Mercado livre é referência em comércio eletrônico
Mercado Livre é referência em comércio eletrônico
Imagem: Mercado Livre/Letícia Leite

Referência quando o assunto é compra e venda de usados, o Mercado Livre opera mercados online dedicados ao comércio eletrônico, sendo perfeito para adquirir um ótimo produto com preços acessíveis. O sistema de avaliação dos vendedores deixa tudo mais seguro, já que é possível verificar a reputação e comentários de quem já comprou. Ao avaliar o produto, você também ajuda outros consumidores na tomada de decisão.

Submarino

Submarino atrai vendedores confiáveis com sistema antifraude
Submarino atrai vendedores confiáveis com sistema Antifraude
Imagem: Submarino/Letícia Leite

Uma das pioneiras no comércio eletrônico do Brasil, a Submarino é um dos marketplaces com altas probabilidades de ter o aparelho seminovo que você procura. Por ter uma solução de entrega dos produtos e conta com sistema Antifraude, a empresa atrai lojas e vendedores que querem oferecer seus produtos para um grande público. Logo, maior quantidade de itens à venda!

Por fim, é recomendado evitar produtos montados ou combos, pelo menos não sem antes conferir cada componente, pois é possível encontrar PCs Gamers que na verdade não são adequados para a experiência. PC usado vale a pena, mas envolve muita pesquisa!

Veja mais

Se você tem um desktop em casa ou deseja adquirir um em breve, aproveite para saber se deixar o PC ligado direto na tomada estraga o aparelho.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados