Windows update

Como corrigir erros do Windows Update

Avatar of victor pacheco
Chega de ficar tentando tutoriais que não dão certo. Conheça soluções do próprio sistema operacional para corrigir os erros do Windows Update

Manter o sistema operacional atualizado é importante para a performance e segurança do PC, entretanto podem ocorrer erros do Windows Update que vão travar a atualização. Apesar dos erros, há uma série de abordagens para solucionar estes problemas. Seja no Windows 10 ou 11, não deixe de atualizar o Windows por causa de erros. Confira nossas dicas e mantenha o Windows atualizado!

Execute o Windows Update novamente

Pode parecer simples, mas a primeira ação para acabar com erros do Windows Update é simplesmente: dar um simples reboot no programa. Muitas vezes, devido a erros de inicialização, nem tudo será baixado de forma correta, o mesmo valendo para a instalação no Windows 11.

Para isso, primeiramente aperte o botão Iniciar em seu teclado e procure pelas Configurações na barra de pesquisa.

Tela inicial de um computador com erros do windows update
Acesse o Menu Iniciar para começar a corrigir os problemas (Captura de tela/Showmetech)

Agora, clique no botão do Windows Update e uma nova tela será exibida.

Tela inicial do windows update
Quando estiver na tela de atualizações, basta executar o programa novamente (Captura de tela/Showmetech)

Selecione o botão Verificar se há Atualizações e em seguida é só esperar que todas as novidades sejam baixadas e a instalação começará logo em seguida.

As fotos acima são relacionadas ao Windows 11, mas você se usa o Windows 10, o passo a passo não é muito diferente. No mesmo menu de Configurações, basta procurar pela seção Atualização e segurança e depois clicar em Atualização do Windows. O botão Verificar se há Atualizações será exibido para que você faça toda a consulta e possa instalar as novidades disponibilizadas em seguida.

Reinicie o PC para aplicar as atualizações

Uma boa forma de conseguir ter acesso às novidades é simplesmente permitir que a reinicialização seja feita assim que a atualização for baixada. Para isso, basta clicar no botão Iniciar e no ícone de energia, escolher entre as opções Atualizar e reiniciar ou Atualizar e desligar.

Tela para que computador seja reiniciado e atualizações do windows sejam instaladas
Ao reiniciar seu computador, o problema com atualizações do Windows podem ser resolvidos (Foto: Reprodução/Internet)

Muitas vezes, um simples reboot já é mais do que suficiente para que você consiga resolver erros do Windows Update. Muitas pessoas possuem o hábito de apenas suspender o funcionamento do computador quando não precisam mais do aparelho. Mas como você imagina, o computador ainda fica ligado, utilizando uma pequena quantidade de energia.

Inclusive, quando termina de trabalhar, estudar ou fazer qualquer outra atividade no computador ou notebook, há uma mudança nas mensagens. Você passa a ver Atualizar e Reiniciar ou Atualizar e Desligar assim que aperta a tecla Iniciar.

Desconecte pen-drives e outros hardwares externos

Pessoa tirando pen-drive de notebook
Remova todos os dispositivos na hora de atualizar o sistema operacional de seu computador (Foto: Reprodução/Internet)

Para que as atualizações possam ser instaladas sem problemas, vale a pena remover qualquer aparelho externo. Isso para HDs que você trabalha, mouses e pen-drives. Quando tudo estiver desconectado, tente forçar a atualização por meio do Windows Update ou ao reiniciar seu computador. Ainda não conseguiu instalar todas as novidades? Há outra forma de conseguir resolver os erros.

Verifique se há erros no Windows Update

Apesar de alguns problemas serem resolvidos em poucos minutos, outros podem indicar uma situação que pode requerer um especialista. Logo quando a mensagem de erro na atualização é exibida para você, um código que ajuda profissionais também é exibido. Veja cada um deles:

  • 0x80243001;
  • 0x80243002;
  • 0x80243003;
  • 0x80243004;
  • 0x80243FFD;
  • 0x80243FFE;
  • 0x80243FFF;
  • 0x8024043D.

Para conseguir identificar a causa e principalmente a solução para este problema, você pode consultar a página especial da Microsoft. Além de listar todos os códigos de erro que o sistema operacional pode apresentar, uma descrição detalhada também é exibida. Caso não tenha tanto conhecimento, não hesite em procurar um técnico.

Configure as atualizações corretamente

Muitos erros no momento de atualização acontecem por conta dos usuários interromperem o processo de instalação. Dessa forma, sempre que você perceber que há uma nova atualização para ser instalada, separe um tempo de seu dia (ou noite) para que tudo seja atualizado da forma correta.

Parece simples, mas quando atualizações levam mais tempo do que o normal (mais do que 30 minutos), muitas pessoas acabam desligando o computador, causando os temidos erros na atualização do Windows.

Mulher programando atualização do windows
Organize-se para que as atualizações sejam instaladas corretamente (Foto: Reprodução/Internet)

Uma forma interessante de sempre fugir dos erros do Windows Update é informar o horário que trabalha, estuda ou faz qualquer outra atividade na frente do computador para o próprio sistema operacional. Dessa forma, o dispositivo não será reiniciado e você não perderá nada. O processo é simples.

Primeiramente, aperte o botão Iniciar em seu teclado e depois procure pelas Configurações do sistema. Agora é hora de acessar o Windows Update e depois clicar em Opções avançadas.

Processo de programação de horário ativo no windows
Você pode informar o horário em que as instalações não devem ser instaladas (Captura de tela/Showmetech)

Em uma nova tela, agora clique em Horário ativo. Há duas opções que podem ser marcadas: a automática, que avalia seu uso e faz uma determinação sem necessidade programação, ou a manual, que você informa o horário que usa o computador.

Processo de programação de horário ativo no windows
Clique em Horário Ativo para programar o tempo correto (Captura de tela/Showmetech)

Utilize a Solução de Problemas do Windows

Não conhecida por tantas pessoas, uma forma de conseguir resolver erros do Windows Update é por meio do próprio sistema operacional. O primeiro passo é apertar o botão iniciar e depois acessar as Configurações. Agora clique no primeiro item Sistema e depois em Recuperação.

Tela de solução de problemas de erros no windows update
Windows conta com solução para corrigir erros em atualização (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Em seguida clique Corrigir problemas sem redefinir o computador para que você possa dar início na solução de problemas. Aqui:

Tela de solução de problemas de erros no windows update
Você pode acessar a seção de Soluções de Problemas ao clicar na primeira opção exibida na tela (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Para conseguir resolver os erros de atualização de uma forma mais rápida, clique em Outros solucionadores de problemas e depois selecione o botão Executar em Windows Update. Basta esperar que o diagnóstico seja feito em sua máquina. Será necessário que a conta do administrador da máquina esteja conectada.

Solução de problemas do windows update
Processo será feito de forma autônoma pelo sistema operacional (Captura de tela/Showmetech)

Quando a revisão estiver concluída, basta seguir o que o próprio sistema operacional indicou para resolver os erros do Windows Update.

Libere espaço em disco

Independentemente de utilizar o Windows 11, Windows 10 ou até mesmo Windows 7, você precisa necessariamente ter espaço em seu HD ou SSD para conseguir instalar todas as atualizações. Imagine que não há porque estar forçando que o sistema se você não conta nem mesmo com espaço livre.

Pessoa liberando espaço em um notebook
Seu computador pode estar apresentando problemas para atualizar porque tem muitos arquivos (Foto: Reprodução/Internet)

Dessa forma, faça uma boa revisão em seus arquivos para conferir o que pode ser apagado ou enviado para algum serviço de nuvem pelo menos de forma temporária. O Google Drive oferece 15 GB gratuitos para todas as contas e o upload pode ser simplificado por meio do download do programa próprio do serviço de nuvem, então não há motivos para ter tantos arquivos em seu disco rígido ou SSD.

Atualize drivers do PC

Problemas de softwares de terceiros podem impedir que seu computador receba as devidas novidades do Windows e uma forma resolver é optar pela atualização destes drivers. Você pode fazer isso por meio do software da fabricante de seu PC ou até mesmo por opções que estão disponíveis na internet e fazem esta mesma conferência.

O Gerenciador de dispositivos do Windows também consegue atualizar drives de um PC sem a necessidade de você procurar por ajuda na internet. Para acessá-lo, basta apertar a tecla Iniciar + X em seu teclado e depois selecionar o Gerenciador de dispositivos.

Tela inicial do windows
Você pode acessar o Gerenciador de Dispositivos na tela inicial (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O próximo passo é de conferência de cada um dos itens para perceber se há algum deles que precisa ser atualizado. Mas o processo de atualização é o mesmo. Ao selecionar uma opção, basta a seção Driver e depois clicar e em Atualizar Driver.

Erro de drivers
Uma simples atualização dos drivers será necessário para resolver o problema (Foto: Reprodução/Internet)

Uma nova janela será exibida para que você opte ou por realizar a instalação por algum dispositivo externo ou por que uma pesquisa seja realizada na internet para que a melhor versão daquele driver seja feita. Quando os devidos drivers estiverem atualizados, tente realizar a atualização do Windows mais uma vez.

Verifique erros no Gerenciador de dispositivos

Além de ser uma ferramenta para atualizar os drivers, o Gerenciador de dispositivos também pode ser utilizado como uma forma de saber se há erros que estão impedindo a instalação de novas atualizações. Para chegar até esta tela, basta apertar a tecla Iniciar + X e logo em seguida clicar na opção Gerenciador de Dispositivos.

Tela para acessar gerenciador de dispositivos
Hora de voltar ao Gerenciador de Dispositivos (Captura de tela/Showmetech)

Já em um novo menu, você precisa apenas localizar algum ícone com um uma exclamação amarela. Como este:

Erro de drivers
Possível problema em drivers será indicado por meio de exclamação amarela (Foto: Reprodução/Internet)

Seu próximo passo é deixar o trabalho com o próximo Windows. Ao clicar no driver que está com problemas, basta apertar o botão direito do mouse sobre o ícone e depois Atualizar ou até mesmo Desinstalar o software que está causando problemas.

Erro de drivers
Uma simples atualização dos drivers será necessário para resolver o problema (Foto: Reprodução/Internet)

Mas tenha em mente que uma simples atualização pode resolver os erros. Quando este ponto estiver resolvido, tente reinstalar a atualização do Windows novamente para saber se tudo deu certo.

Verifique o guia passo-a-passo para Windows 7 e 8.1

No caso ainda utilizar uma versão mais antiga do Windows como Windows 7 e 8.1, os passos são mais simples. Primeiramente será necessário o Prompt de Comando: para conseguir fazer isso, basta apertar o botão Iniciar e depois pesquisar por cmd. Em seguida execute este programa como Administrador.

Prompt de comando do windows 7
Prompt de comando do Windows 7 pode ser utilizado para correção de problemas (Foto: Reprodução/Internet)

Agora, muita atenção. Você terá que digitar os seguintes comandos da lista abaixo (um por vez) e dar Enter em cada um deles no Prompt de Comando. Estes comandos farão com que o sistema pare de fazer com que os programas de atualização deixem de funcionar por um tempo, são eles:

  • net stop cryptsvc
  • net stop bits
  • net stop wuauserv
  • ren %systemroot%\softwaredistribution softwaredistribution.bak
  • ren %systemroot%\system32\catroot2 catroot2.bak
  • net start cryptsvc
  • net start bits
  • net start wuauserv

Com isso feito, é hora de dar outros comandos para o computador. Será necessário seguir o mesmo procedimento anterior: digite os códigos no prompt de comando e depois de Enter em cada um deles.

  • Ren %systemroot%\SoftwareDistribution SoftwareDistribution.old
  • Ren %systemroot%\system32\catroot2 catroot2.old

Agora que a configuração foi feita, é hora de fazer com que os aplicativos de atualização do Windows voltem a funcionar. Digite cada um dos comandos (um por vez) e dê Enter para finalizar o processo:

  • net start bits
  • net start wuauserv
  • net start appidsvc
  • net start cryptsvc

Quando estiver finalizado todo o processo, reinicie seu computador e tente instalar as atualizações em sua máquina com Windows 7. O mesmo vale para quem tem um modelo com Windows 8, 8.1, 10 e 11, apesar das funcionalidades de restauração serem mais fáceis nos sistemas mais recentes.

Utilize o verificador de arquivos do sistema 

Também conhecido como System File Checker, esta é a funcionalidade que permite que o sistema faça uma leitura completa no armazenamento interno, focado em procurar por arquivos corrompidos e corrigi-los no mesmo momento.

Passo 1: logo depois de apertar o botão Iniciar, basta procurar por Prompt de comando e em seguida, executar o programa como administrador.

Prompt de comando sendo aberto no windows
Prompt de comando será responsável por ativar comandos (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 2: será necessário dar o comando para que o verificador de sistemas comece a ser executado em seu computador. Basta digitar “sfc /scannow” (sem as aspas) e depois apertar Enter. É importante lembrar que como todo o seu armazenamento será revisado e possíveis erros serão corrigidos ao mesmo tempo, será necessário esperar alguns minutos.

Como corrigir erros do windows update. Chega de ficar tentando tutoriais que não dão certo. Conheça soluções do próprio sistema operacional para corrigir os erros do windows update
Escaneamento de sistema será feito de forma automática (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Quando todo o processo for finalizado, basta reiniciar seu computador e conferir se a atualização pode ser instalada sem problemas.

Utilize o comando DISM

Disponível desde o Windows 8, o comando DISM (sigla para Deployment Image Servicing and Management, que pode ser traduzido para Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação) é outra forma de fazer uma grande revisão em seu armazenamento interno e corrigir possíveis arquivos corrompidos que podem estar impedindo a atualização do Windows. Saiba como ativá-lo agora mesmo.

Passo 1: como é ativado por meio do Prompt de comando, você precisará abrir este aplicativo para conseguir usar o DISM. Basta apertar o botão Iniciar, digitar o nome e depois executá-lo como Administrador.

Como corrigir erros do windows update. Chega de ficar tentando tutoriais que não dão certo. Conheça soluções do próprio sistema operacional para corrigir os erros do windows update
Como corrigir erros do Windows Update

É importante que você esteja logado com a conta de administrador, pois apenas desta forma conseguirá usar o comando.

Passo 2: já com o aplicativo aberto, digite cada um dos comandos abaixo por vez e dê Enter antes de digitar o segundo.

  • DISM.exe /Online /Cleanup-image /Scanhealth
  • DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth
Como corrigir erros do windows update. Chega de ficar tentando tutoriais que não dão certo. Conheça soluções do próprio sistema operacional para corrigir os erros do windows update
Códigos fazem limpeza completa no sistema (Foto: Reprodução/Internet)

Quando todo o trabalho estiver finalizado pelo sistema, reinicie seu computador e confira se as devidas atualizações que estão pendentes agora podem ser instaladas.

Reinicie o aplicativo de atualizações do Windows

Outra opção para quem precisa resolver problemas com o Windows Update é optar por reiniciar o aplicativo responsável que faz todo o trabalho de baixar e instalar as novidades. Veja como fazer isso agora mesmo.

Passo 1: para fazer isso, pressione as teclas Iniciar + R ao mesmo tempo e depois digite services.msc, seguido do Enter.

Como corrigir erros do windows update. Chega de ficar tentando tutoriais que não dão certo. Conheça soluções do próprio sistema operacional para corrigir os erros do windows update

Passo 2: será necessário interromper os seguintes programas: Windows UpdateServiço de Transferência Inteligente em Segundo Plano e Criptografia Avançada.

Como corrigir erros do windows update. Chega de ficar tentando tutoriais que não dão certo. Conheça soluções do próprio sistema operacional para corrigir os erros do windows update
Como corrigir erros do Windows Update

Passo 3: então, acesse os Explorador de Arquivos e siga o seguinte caminho: C:\Windows\System32\Catroot2. Renomeie a pasta Catroot2 para Catroot2.old.

Como corrigir erros do windows update. Chega de ficar tentando tutoriais que não dão certo. Conheça soluções do próprio sistema operacional para corrigir os erros do windows update
Como corrigir erros do Windows Update

Passo 4: Agora, digite este caminho no Explorador de Arquivos e dê Enter logo em seguida: C:\Windows\SoftwareDistribution. Apague todos os arquivos que estão dentro da pasta Software Distribuition e ative os aplicativos desativados no passo 1.

Como corrigir erros do windows update. Chega de ficar tentando tutoriais que não dão certo. Conheça soluções do próprio sistema operacional para corrigir os erros do windows update
Como corrigir erros do Windows Update

Então, reinicie seu computador e confira se todas as atualizações podem ser instaladas após este procedimento.

Reverta a última atualização

Uma atualização pode estar sendo o motivo de todos os erros do Windows Update. E você pode facilmente desinstalar a última atualização por meio do próprio sistema operacional criado pela Microsoft. Primeiramente, aperte a tecla Iniciar e depois acesse as Configurações.

Tela para reverter atualizações no windows
Você pode reverter a atualização que está causando problemas

Quando estiver na nova tela, basta selecionar a seção do Windows Update. Agora é hora de acessar o Histórico de atualização e clicar na opção com ícone da lixeira, escrito: Desinstalar atualizações.

Tela para reverter atualizações no windows
Windows permite que usuários desinstalem últimas atualizações (Captura de tela/Showmetech)

Uma outra janela passará a ser exibida para você, com a lista das últimas atualizações instaladas pelo sistema. Ao selecionar uma delas, basta clicar com o botão direito e depois apertar Desinstalar.

Tela para reverter atualizações no windows
Basta selecionar o que você deseja desinstalar (Captura de tela/Showmetech)

Assim que o processo estiver realizado, reinicie seu computador para saber se é possível instalar a atualização do Windows que ainda está pendente. Se nenhum dos passos acima der certo, há uma última alternativa.

Entre em contato com o suporte da Microsoft

A Microsoft conta com um time próprio que pode lhe ajudar a resolver diversos problemas. Neste momento, é possível baixar o aplicativo especial ou falar com alguém pelo navegador logo depois de acessar a página de Suporte.

Página de suporte da microsoft
Microsoft possui página para atender clientes (Captura de tela/Showmetech)

Para começar uma conversa com um atendente pelo chat, você precisa apenas acessar a página de suporte e em seguida informar pelo problema pelo qual está passando. Uma lista com possíveis rápidas soluções será exibida. Mas como você já tentou todas elas, basta clicar em Entre em contato com o suporte.

Página de suporte da microsoft
Basta clicar no destaque em azul para falar com a Microsoft (Captura de tela/Showmetech)

Quando selecionar o tipo de produto que precisa de suporte, você precisará selecionar a forma de contato com o agente. Basta clicar em Converse com um agente de suporte em seu navegador da web. Logo depois de confirmar seu e-mail, o chat será aberto e você já pode conversar com uma pessoa que trabalha diretamente com a Microsoft.

Página de suporte da microsoft
Você receberá ajuda da Microsoft sem precisar pagar nada por isso (Captura de tela/Showmetech)

É importante lembrar que o suporte só poderá ser acessado por pessoas que possuem uma versão licenciada do Windows, assim como as mensagens enviadas pelos funcionários da Microsoft são em inglês. Mas você pode usar o Google Tradutor para conseguir conversar sem problemas.

O que achou de nossas dicas? Conseguiu resolver os erros do Windows Update em seu computador? Diga pra gente nos comentários!

Veja também:

Instalou o Windows 11 no SSD e está com problemas de lentidão? Confira nosso tutorial para acabar com este problema.

Fonte: Microsoft l Help Desgeek

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
22
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados