Como criar mods para seus jogos favoritos

Como criar MODs para seus jogos favoritos

Avatar of fernando gomes
Apesar de não serem novidades, muitos gamers ainda desconhecem essa prática de MODs. Entenda o que é, como funciona e como criar seu próprio MOD

Muito provavelmente você, gamer, já deve ter se perguntado alguma vez: como criar MODs? Em algum outro momento ainda, você pode já ter tido contato ou visto pela internet alguma modificação engraçada em algum jogo famoso, o que fez com que esse desejo só crescesse. Goku no GTA, Teletubbies zumbis no Left 4 Dead 2 e por aí vai.

Tudo isso é possível graças ao famoso MOD, uma prática realizada por fãs que complementa o título original. E pensando nesse tema, o Showmetech produziu um vídeo contando mais sobre como eles funcionam nos seus games preferidos. Existe uma grande comunidade de modders pela internet que ainda está ativa e produz diversas variações para centenas de jogos. E o seu impacto, tanto na indústria quanto na experiência do jogador, tem sido mais positivo do que se imagina.

O que é MOD?

Como criar mods para seus jogos favoritos
Bomba Patch é um dos MODs mais famosos no Brasil. (Imagem Bomba Patch/Reprodução)

MOD é o nome do resultado praticado pelo modding, que se trata de modificações na parte técnica de um jogo para explorar novas possibilidades. Isso vai desde melhorias gráficas até mesmo criar situações ridículas e extremas — como melhorar os gráficos de Skyrim e inserir teletubbies zumbis em Left 4 Dead 2.

Todo o processo é feito por gamers, geralmente fãs do título em que estão trabalhando, que investem bastante esforço e tempo para transformar a experiência de diversas pessoas com os jogos. Com a popularização do MOD em vários nichos da indústrias — de Minecraft a God of War — muitos entusiastas gostariam de buscar mais informações sobre essa prática, mas não sabem por onde procurar. Felizmente, nós te trazemos respostas.

Como criar MODs em jogos

Como criar mods para seus jogos favoritos
CJ como Kratos: algo que apenas os MODs poderiam proporcionar. (Imagem: God of War MOD/Reprodução)

O MOD é algo que se desenvolveu principalmente entre os jogadores de PC. Afinal, mexer com códigos e a parte técnica se torna mais viável em um belo computador que em consoles. Acontece que, como você deve imaginar, isso não algo inédito na indústria. Bomba Patch, por exemplo, um famoso democratizador do futebol, está no ar há mais de 10 anos. Inclusive, pudemos conversar com Allan Jefferson, o responsável por esse fenômeno, que fala mais sobre seu processo criativo.

Geralmente, a procura aumenta justamente pelo fator nostálgico em jogos antigos ou a viralização de alguns MODs lendários, como CJ no lugar de Kratos em God of War ou o My Little Pony cavaleiro de Skyrim. Existe uma lista bem grande de MODs de jogos pequenos e grandes, de diversas empresas famosas na indústria, que pode ser acessada legalmente.

Ou seja, é possível, sim, criar o seu próprio MOD, bem como aproveitar algumas outras configurações já existentes de modders por aí na internet. Quer saber o impacto disso na indústria dos games? Como é possível acessar um MOD e gerar um seu? Então, não deixe de conferir nosso vídeo.

Assista ao vídeo no nosso canal no YouTube:

Veja também

Confira também outros conteúdos relacionados no Showmetech. Descubra 8 jogos do metaverso e os seus diferenciais.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados