Como criar uma máquina do tempo? Astrofísico tem a resposta

1 O2A0PMdMKTkjP dAcID0EA
Será que é possível viajar no tempo? Um astrofísico de Connecticut afirma que é possível construir uma máquina do tempo, e nós explicamos essa teoria para você
Anúncio
Como criar uma máquina do tempo? Astrofísico tem a resposta

Recentemente, um professor titular de física da Universidade de Connecticut, chamado Ron Mallett, disse à CNN que escreveu uma equação científica que poderia servir de base para a construção de uma máquina do tempo real. Ele até construiu um protótipo de dispositivo para ilustrar um componente-chave de sua teoria – embora os colegas astrofísicos de Mallett continuem não convencidos de que sua máquina do tempo venha a ser concretizada.

Para entender a máquina de Mallett, você precisa conhecer o básico da teoria da relatividade especial de Albert Einstein , que afirma que o tempo acelera ou desacelera dependendo da velocidade com que um objeto está se movendo.

Com base nessa teoria, se uma pessoa estivesse em uma nave espacial viajando perto da velocidade da luz, o tempo passaria mais lentamente para eles do que para alguém que permanecesse na Terra. Essencialmente, o astronauta poderia percorrer o espaço por menos de uma semana e, quando retornassem à Terra, dez anos se passariam para as pessoas que haviam deixado para trás, fazendo parecer ao astronauta como se tivesse viajado para o futuro.

Alber Einstein, a base para toda a astrofísica que conhecemos hoje.
Alber Einstein, a base para toda a astrofísica que conhecemos hoje.

Entretanto, embora muitos físicos aceitem que é possível saltar para a frente no tempo dessa maneira, viajar no tempo para o passado é outra questão, e Mallett acha que poderia resolver usando lasers.

Como o astrofísico explicou à CNN, sua ideia para uma máquina do tempo depende de outra teoria de Einstein, a teoria geral da relatividade. Segundo essa teoria, objetos massivos dobram o espaço-tempo – um efeito que percebemos como gravidade – e quanto maior a gravidade, menor o tempo.

“Se você pode dobrar o espaço, existe a possibilidade de você torcer o espaço… Na teoria de Einstein, o que chamamos de espaço também envolve tempo – é por isso que é chamado de espaço-tempo, o que você faz com o espaço também acontece com o tempo.”

Ron Mallet – Professor titular de física da Universidade de Connecticut e Astrofísico.

Ele acredita que é teoricamente possível transformar o tempo em um loop que permitiria viajar no tempo para o passado. Ele até construiu um protótipo mostrando como os lasers podem ajudar a alcançar esse objetivo.

A teoria da máquina do tempo

Ron Mallet e seu protótipo de máquina do tempo.
Ron Mallet e seu protótipo de máquina do tempo.

Mallet disse à CNN que ao estudar o tipo de campo gravitacional produzido por um laser em anel, pode-se levar a uma nova maneira de olhar para a possibilidade de uma máquina do tempo baseada em um feixe de luz circulante.

Por mais otimista que Mallet possa estar sobre seu trabalho, seus colegas estão céticos quanto ao fato de ele estar no caminho de uma máquina do tempo que realmente funcione.

“Eu não acho que seja necessariamente frutífero, porque eu acho que existem falhas profundas em sua matemática e em sua teoria, e por isso um dispositivo funcional parece inatingível”. disse o astrofísico Paul Sutter à CNN.

Até Mallet admite que sua ideia é totalmente teórica neste momento. E mesmo que sua máquina do tempo funcione, ele admite, teria uma limitação severa que impediria alguém de, digamos, viajar de volta no passado literalmente falando.

“Você pode enviar informações de volta, mas você só pode enviá-las de volta ao ponto em que liga a máquina.”

Ron Mallett – Professor titular de física da Universidade de Connecticut e Astrofísico.

Quem é Ron Mallet?

Ron Mallett tinha 10 anos quando seu pai morreu repentinamente de um ataque cardíaco, um evento que, segundo o cientista, mudou o rumo de sua vida para sempre. O pai de Mallett, um reparador de TV, incutiu no filho um amor pela leitura e incentivou sua paixão pela ciência.

Cerca de um ano após a morte de seu pai, Mallett, de luto, encontrou uma versão ilustrada do clássico romance de ficção científica A Máquina do Tempo. O livro é um romance dos anos 60, do brilhante H.G Wells. Graças à imaginação do autor H. G. Wells, de repente Mallett sentiu que a tragédia de sua família não apresentava um fim – mas um começo.

O pai de Mallet foi uma peça chave na jornada pela máquina do tempo
O pai de Mallet foi uma peça chave na jornada pela máquina do tempo

Crescendo no bairro de Bronx, em Nova York, e mais tarde na Pensilvânia, a família de Mallett lutava por dinheiro. Viciado em livros, como Mallet se auto-descreve, ele ainda encontrou maneiras de se apossar do material de leitura, encontrando conforto, após a morte de seu pai, entre as prateleiras da livraria local do Exército de Salvação.

Foi aqui que Mallett encontrou os escritos de Einstein, sua próxima inspiração-chave.

Eventualmente, Mallett chegou à academia. Ele ganhou um diploma de bacharel em física, seguido de um mestrado e um doutorado, especializado na teoria de Einstein. Sessenta anos depois, Mallett, 74 anos, é professor de física na Universidade de Connecticut. Ele passou sua carreira investigando buracos negros e a relatividade geral – as teorias de espaço, tempo e gravidade exploradas por Albert Einstein.

Mallett também tem teorizado sobre viagens no tempo, no decurso do qual embarcou em sua própria jornada pessoal: uma busca complexa e muitas vezes controversa para construir uma máquina capaz de visitar o passado.

E você? Acredita em máquina do tempo? Deixe sua opinião nos comentários.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • A diversidade de produtos que podem ser criados com impressão 3D ou corte a laser é enorme e surge como oportunidade desde pequenos comerciantes até empresas para produção em grande escala. A aceitação e exigência do mercado é cada vez maior e a qualidade dos equipamentos deve ser compatível.

Assine nossa Newsletter