Fake news no twitter

Como denunciar desinformação e fake news no Twitter

Avatar of victor pacheco
Nova ferramenta permite denúncia de informação falsa em alguns cliques, saiba como usar agora mesmo

Você vê muita fake news no Twitter? Durante a primeira semana de 2022, o topo dos assuntos comentados da rede social foi invadido pelo movimento #TwitterApoiaFakeNews, com seus usuários alegando que a ferramenta que estava disponível para denunciar desinformação não era tão assertiva. Mas isso está mudando.

Depois de muitas críticas, será possível fazer uma denúncia focada apenas em informar que uma publicação conta com dados que não são verdade. O Twitter também aproveitou para compartilhar dados sobre seus trabalhos em relação às denúncias. Entenda como usar a nova ferramenta para ajudar a acabar com fake news no Twitter agora mesmo.

Os dados sobre denúncias no Twitter

Desde agosto de 2021, o Twitter esteve testando uma ferramenta focada apenas para acabar com a disseminação de desinformação, com 3,73 milhões de denúncias recebidas de habitantes dos Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul. De todas estas, 1,95 milhão de diferentes tweets foram publicados por 64 mil contas distintas. 

Pesquisa sobre fake news no twitter
Ferramenta para ajudar a acabar fake news no Twitter foi implementada em agosto do ano passado (Foto: Reprodução/Internet)

Mesmo com todos os dados comprovando que vacinas são eficazes e o tratamento precoce pode ser extremamente prejudicial, muitas pessoas ainda acreditam em fake news no Twitter. A rede social compartilhou que 50% das postagens identificadas como inadequadas (podendo gerar até mesmo mortes) são decorrentes do trabalho dos sistemas automatizados.

Logo do twitter
Twitter é um dos espaços que mais contam com fake news (Foto: Reprodução/Internet)

Também foi possível saber que de todos os alertas sobre possíveis tweets com com fake news, apenas 10% das denúncias eram realmente passíveis de perda de conta ou suspensão temporária. Isso está abaixo da média de 20% a 30% sobre denúncias sobre segurança, por exemplo.

De acordo com um novo comunicado postado no blog oficial do Twitter Brasil, todas estas informações comprovam que mesmo com as novas implementações, a rede social ainda precisa aprimorar sua ferramenta de denúncias. A partir de hoje (17), pessoas que moram no Brasil, Filipinas e Espanha também podem usar a funcionalidade para denunciar desinformação.

 Temos sido bem sucedidos em melhorar a taxa de tomada de medidas em relação ao volume de denúncias referentes a outras políticas, como de segurança por exemplo, a partir do desenvolvimento de um modelo de aprendizado de máquina capaz de estimar a probabilidade de haver violações às nossas regras. Esses modelos requerem pesquisa e treinamento de dados (especialmente em idiomas além do inglês). A continuidade do experimento vai nos ajudar a chegar lá.

Twitter Brasil sobre uso de ferramenta de denúncia de desinformação

#TwiiterApoiaFakeNews foi gatilho de implementação

Muito se fala sobre como as redes sociais podem ser utilizadas tanto para o bem, quanto para o mal. Mas quando começamos a fazer uma revisão não apenas no Twitter, mas em outros sites como Facebook e Instagram, não é necessário ir muito longe para encontrar uma pessoa que acabou acreditando em desinformação.

Pessoa utilizando twitter em um smartphone
Movimento de usuários pediu que rede social tomasse providências em meio à grande compartilhamento de Fake News (Foto: Reprodução/Internet)

Mas os usuários da rede social do passarinho azul não estavam mais aceitando tantas pessoas que estavam postando notícias falsas, incluindo donas de contas verificadas. Por este motivo, durante o dia 05 de janeiro de 2022, a hashtag #TwitterApoiaFakeNews foi parar no topo dos assuntos mais comentados.

Logo do twitter em tom de vermelho para denunciar desinformação
Rede social esteve distrubiindo selo de conta verificada para contas que postavam desinformação (Foto: Reprodução/Internet)

Um dos casos que estavam sendo mais citados pelos usuários é o de Bárbara Destefani, que recebeu o selo de conta verificada (que supostamente deveria ser utilizado como uma forma de garantir a segurança dos usuários). Bárbara não apenas foi responsável por postar conteúdo que não era de acordo com o que os especialistas dizem, mas seu canal no YouTube também teve os pagamentos suspensos justamente pela disseminação de informação falsa.

Passarinho do twitter segurando selo de conta verificada
Selo de conta verificada voltou a ser entregue para diversos usuários, sem análise mais profunda sendo realizada (Foto: Reprodução/Internet)

Ou seja, por mais que estivesse postando conteúdo inadequado, o selo de conta verificada ainda constava na conta oficial de Bárbara, que possui mais de 747 mil seguidores. Após este caso, Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que o Twitter fizesse algo a respeito sobre a postagem de notícias falsas.

Como denunciar tweets com desinformação?

Disponível para todas as pessoas que virem uma fake news no Twitter, é muito simples denunciar desinformação. Seja no navegador ou no smartphone, tudo o que você precisa fazer é clicar nos três pontos do tweet e depois em “Denunciar Tweet”. Veja abaixo:

Passo 1 de como denunciar fake news no twitter
Primeiramente, você precisará selecionar o tweet que será denunciado (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Agora, uma nova aba com os possíveis motivos de denúncia será aberta para que você possa denunciar a desinformação. Como estamos falando de fake news no Twitter, lembre-se de selecionar a opção “As informações enganosas”.

Passo 2 de como denunciar fake news no twitter
Agora, aponte o motivo da denúncia (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Também será necessário apontar o tema do tweet, que pode ser sobre saúde, política ou outros assuntos. Basta selecionar a opção que mais se encaixa com a publicação que você está denunciando.

Passo 3 de como denunciar desinformação no twitter
Twitter agora possui seção própria para denúncia de desinformação (Foto: Captura de tela/Showmetech)

E pronto! Você já fez a denúncia de desinformação no Twitter. É importante lembrar que nem sempre um tweet que foi denunciado vai ser delatado pela plataforma, mas você fez o seu papel de alertar o sistema da rede social.

Passo 4 de como denunciar desinformação no twitter
Com sua denúncia feita, agora basta esperar por atualizações no caso

Depois de um tempo, uma atualização em sua denúncia será enviada pelas notificações de sua conta, citando se a conta foi suspensa ou a publicação foi deletada.

Fake news podem crescer em ano de eleição

Se houve uma grande disseminação de notícias sobre vacinas, tratamento com Ivermectina e demais problemas que podem ter custado várias vidas, as fake news no Twitter estarão voltando juntamente com o momento de comparecer às urnas. Dessa forma, a rede social que conta com milhões de usuários brasileiros espera que a nova ferramenta para denunciar desinformação seja utilizada para acabar com este problema.

o fato de 2022 ser ano de eleições no Brasil e nas Filipinas, assim como de meio de mandato nos Estados Unidos, contribuirá para a avaliação de como esta ferramenta de denúncias seria usada em períodos de grandes eventos cívicos

Twitter Brasil sobre uso de ferramenta de denúncia de desinformação

Desta forma, nos resta esperar que todo o aprimoramento do Twitter sirva para acabar com a disseminação de informações falsas. Aplicativos como o Telegram e WhatsApp também já estão se preparando para o momento de escolha do novo presidente e governadores de Estados brasileiros.

Lupa encontrando fake news
Redes sociais estão agindo desde já para acabar com fake news (Foto: Reprodução/Internet)

O YouTube deve ser um dos grandes destaques deste movimento, já que mesmo durante a pandemia de COVID-19, esteve removendo diversos vídeos que compartilhavam falsas informações sobre tratamento do Coronavírus e vacinação. Uma das pessoas que tiveram seu canal afetado foi o Presidente Jair Bolsonaro, depois de compartilhar falsas informações sobre vacinas.

O que você achou da nova ferramenta para acabar com fake news no Twitter? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

De olhos nas eleições deste ano, o Google fez uma exibição de soluções e parceria com STJ para que os jornalistas e público tenham acesso às informações verídicas.

Fontes: O Globo l G1 l Twitter Blog

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados